ODB309 Quinta-feira

ODB309 Quinta-feira:
Complem: Salmo 91:9-16; Gênesis 14:17-24; Romanos 15:7-13 
Semicont: Salmo 104:1-9,24,35b; Jó 36:1-16; Romanos 15:7-13 

Complem: Salmo 91:9-16; Gênesis 14:17-24; Romanos 15:7-13 

Salmos Litúrgicos  Livro IV  Décimo Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 91:9-16
Qui habitat
9 Porque tu, SENHOR, és o meu refúgio, * fizeste no Altíssimo a tua habitação.
10 Nenhum mal  te sucederá, * nem praga alguma se acercará da tua tenda.
11 Porque de ti encarregará ele seus anjos, * para te guardarem em todos os teus caminhos. 
12 Eles te sustentarão em suas mãos, * para que não tropeces em alguma pedra. 
13 Pisarás o leão e a cobra, * calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 
14 Pois a quem me consagrou seu amor, eu o libertarei; * vou lhe dar a salvação, porque conheceu o meu Nome. 
15 Clamará por mim e eu lhe responderei; * junto estarei na sua angústia; encontrará libertação e lhe glorificarei.
16 Eu lhe darei a satisfação de uma longa vida, * e lhe mostrarei minha salvação.

Gênesis 14:17-24
17 Quando Abrão voltou, depois de ter derrotado Codorlaomor e os reis aliados, o rei de Sodoma foi ao seu encontro no vale de Save, que é o vale do rei.
18 Melquisedec, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, levou pão e vinho, 
19 e abençoou Abrão, dizendo: «Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra; 
20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos a você». E Abrão lhe deu a décima parte de tudo.
21 O rei de Sodoma disse a Abrão: «Dê-me as pessoas e fique com os bens». 
22 Mas Abrão respondeu ao rei de Sodoma: «Juro por Javé, o Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra: 
23 não aceitarei nem mesmo um fio, ou correia de sandália, daquilo que pertence a você, para que depois você não diga que enriqueceu Abrão. 
24 Não quero nada para mim. Aceito apenas o que meus servos comeram e a parte de Aner, Escol e Mambré, que me acompanharam; que eles peguem a parte deles».

Romanos 15:7-13 
7 Acolham-se uns aos outros, como Cristo acolheu vocês, para a glória de Deus. 
8 Digo a vocês que Cristo se tornou servidor dos judeus em vista da fidelidade de Deus, a fim de cumprir as promessas feitas aos patriarcas. 
9 As nações pagãs, porém, dão glória a Deus por causa da misericórdia dele, conforme diz a Escritura: «Por isso eu te celebrarei entre as nações pagãs e cantarei hinos ao teu nome.» 
10 A Escritura também diz: «Nações pagãs, alegrem-se com o povo de Deus.» 
11 E diz ainda: «Nações pagãs todas, louvem ao Senhor, e todos os povos o celebrem.» 
12 E Isaías também diz: «Aparecerá o broto de Jessé, aquele que se levanta para governar as nações pagãs. Nele as nações pagãs colocarão a sua esperança.» 
13 Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que vocês transbordem de esperança, pela força do Espírito Santo.

Semicont: Salmo 104:1-9,24,35b; Jó 36:1-16; Romanos 15:7-13 
Salmos Litúrgicos  Livro IV   Vigésimo Dia: Oração Vespertina

Salmo 104:1-9,24,35b Benedic, anima mea
BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR; * tu és sumamente grande, SENHOR Deus meu; estás revestido de esplendor e majestade.
2 Tu te cobres de luz, como dum manto; * estendes os céus qual uma cortina.
3 Pões fundamentos nas águas; * tu fazes das nuvens teu carro e andas sobre as asas do vento.
4 Tu és quem faz dos ventos teus mensageiros; * e do fogo flamejante, teus ministros.
5 Estabeleceste a terra em seus fundamentos, * para que não fosse jamais abalada.
6 Cobriste-a com os mares e oceanos como duma vestidura; * as águas ficaram acima das montanhas.
7 À tua repreensão, fugiram; * à voz do teu trovão puseram-se em retirada.
8 Sobem aos montes e descem aos vales, * até o lugar para eles preparado.
9 Firmaste-lhes barreiras, para que não ultrapassem, * e não tornassem a cobrir a terra.
24 Ó SENHOR, quão numerosas são as tuas obras! * Todas elas fizeste com sabedoria; cheia está a terra de tuas riquezas.
35b Bendiga ó minha alma, ao SENHOR. Louvem ao SENHOR.

Jó 36:1-16
1 Eliú continuou dizendo: 
2 «Tenha um pouco de paciência, e eu ensinarei a você, porque ainda existem outros argumentos para a defesa de Deus. 
3 Irei longe para buscar a minha ciência, a fim de dar razão ao meu Criador. 
4 Meus argumentos não são falsos; você tem diante de si um sábio consumado.
5 Veja! Deus é poderoso e não despreza o coração sincero. 
6 Ele não deixa o ímpio viver; e faz justiça aos pobres. 
7 Não afasta seus olhos dos justos. Ao contrário, ele os faz sentar em tronos reais e os exalta para sempre. 
8 Quando os prende em correntes e amarra com os laços da aflição, 
9 é porque ele só quer denunciar suas ações e seus pecados causados pelo orgulho. 
10 E assim, Deus abre os ouvidos deles para a correção e os aconselha a se converterem da injustiça. 
11 Se eles derem atenção e se submeterem, terminarão seus dias na prosperidade e seus anos no bem-estar. 
12 Se não obedecerem, atravessarão a fronteira da morte e morrerão sem perceber. 
13 Os injustos, quando Deus os aflige, acumulam rancor em lugar de pedir auxílio. 
14 Eles perdem a vida em plena juventude e morrem com a idade das prostitutas.
15 Deus, porém, salva o pobre através da aflição e lhe abre o ouvido por meio do sofrimento.
16 Ele quer arrancar também você da angústia e levá-lo a um lugar espaçoso e aberto, para servir a você com mesa farta. 

Romanos 15:7-13 
7 Acolham-se uns aos outros, como Cristo acolheu vocês, para a glória de Deus. 
8 Digo a vocês que Cristo se tornou servidor dos judeus em vista da fidelidade de Deus, a fim de cumprir as promessas feitas aos patriarcas. 
9 As nações pagãs, porém, dão glória a Deus por causa da misericórdia dele, conforme diz a Escritura: «Por isso eu te celebrarei entre as nações pagãs e cantarei hinos ao teu nome.» 
10 A Escritura também diz: «Nações pagãs, alegrem-se com o povo de Deus.» 
11 E diz ainda: «Nações pagãs todas, louvem ao Senhor, e todos os povos o celebrem.» 
12 E Isaías também diz: «Aparecerá o broto de Jessé, aquele que se levanta para governar as nações pagãs. Nele as nações pagãs colocarão a sua esperança.» 
13 Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que vocês transbordem de esperança, pela força do Espírito Santo.



----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal