ODB311 Sábado

ODB311 Sábado: 
Complem: Salmo 91:9-16; Isaías 47:10-15; Lucas 22:24-30 
Semicont: Salmo 104:1-9,24,35b; Jó 39:1-30; Lucas 22:24-30


Complem: Salmo 91:9-16; Isaías 47:10-15; Lucas 22:24-30
Salmos Litúrgicos  Livro IV  Décimo Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 91:9-16
Qui habitat
9 Porque tu, SENHOR, és o meu refúgio, * fizeste no Altíssimo a tua habitação.
10 Nenhum mal  te sucederá, * nem praga alguma se acercará da tua tenda.
11 Porque de ti encarregará ele seus anjos, * para te guardarem em todos os teus caminhos. 
12 Eles te sustentarão em suas mãos, * para que não tropeces em alguma pedra. 
13 Pisarás o leão e a cobra, * calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 
14 Pois a quem me consagrou seu amor, eu o libertarei; * vou lhe dar a salvação, porque conheceu o meu Nome. 
15 Clamará por mim e eu lhe responderei; * junto estarei na sua angústia; encontrará libertação e lhe glorificarei.
16 Eu lhe darei a satisfação de uma longa vida, * e lhe mostrarei minha salvação.

Isaías 47:10-15

10 Você estava confiante na sua maldade, e dizia: «Ninguém me vê». A sua sabedoria e ciência desviaram você. Apesar disso, você pensava: «Só eu, e ninguém mais além de mim». 11 Porém, chegará uma desgraça que você não saberá conjurar; chegará uma calamidade que você não poderá evitar; aparecerá de repente uma catástrofe que você não previa. 
12 Fique, pois, com os seus encantamentos, com a multidão de seus feitiços, pelos quais você se fatigou desde a juventude. Quem sabe você vai tirar algum proveito! Quem sabe você poderá amedrontar! 
13 Você se cansou de seus numerosos conselheiros: que se apresentem, então, e a salvem os astrólogos que observam as estrelas e a cada mês fazem prognósticos do que vai acontecer a você. 
14 Veja! Eles são como palha: o fogo os consome, e nenhum deles consegue livrar-se das chamas, pois não são brasas para aquecer, nem fogo para a gente sentar-se junto dele. 
15 É isso o que acontece aos seus adivinhos, com os quais você se fatigou desde a juventude: cada um vai para um lado e ninguém vem ajudar você.

Lucas 22:24-30
24 Entre eles houve também uma discussão sobre qual deles deveria ser considerado o maior. 
25 Jesus, porém, disse: «Os reis das nações têm poder sobre elas, e os que sobre elas exercem autoridade, são chamados benfeitores. 
26 Mas entre vocês não deverá ser assim. Pelo contrário, o maior entre vocês seja como o mais novo; e quem governa, seja como aquele que serve. 
27 Afinal, quem é o maior: aquele que está sentado à mesa, ou aquele que está servindo? Não é aquele que está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vocês como quem está servindo. 
28 Vocês ficaram comigo em minhas provações. 
29 Por isso, assim como o meu Pai confiou o Reino a mim, eu também confio o Reino a vocês. 
30 E vocês hão de comer e beber à minha mesa no meu Reino, e sentar-se em tronos para julgar as doze tribos de Israel.»

Semicont: Salmo 104:1-9,24,35b; Jó 39:1-30; Lucas 22:24-30 

Salmos Litúrgicos  Livro IV   Vigésimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 104:1-9,24,35b
Benedic, anima mea
BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR; * tu és sumamente grande, SENHOR Deus meu; estás revestido de esplendor e majestade.
2 Tu te cobres de luz, como dum manto; * estendes os céus qual uma cortina.
3 Pões fundamentos nas águas; * tu fazes das nuvens teu carro e andas sobre as asas do vento.
4 Tu és quem faz dos ventos teus mensageiros; * e do fogo flamejante, teus ministros.
5 Estabeleceste a terra em seus fundamentos, * para que não fosse jamais abalada.
6 Cobriste-a com os mares e oceanos como duma vestidura; * as águas ficaram acima das montanhas.
7 À tua repreensão, fugiram; * à voz do teu trovão puseram-se em retirada.
8 Sobem aos montes e descem aos vales, * até o lugar para eles preparado.
9 Firmaste-lhes barreiras, para que não ultrapassem, * e não tornassem a cobrir a terra.
24 Ó SENHOR, quão numerosas são as tuas obras! * Todas elas fizeste com sabedoria; cheia está a terra de tuas riquezas.
35b Bendiga ó minha alma, ao SENHOR. Louvem ao SENHOR.

Jó 39:1-30
1 Você sabe quando é que as camurças dão cria? Já assistiu o parto das corças? 
2 Você conta os meses de gravidez delas ou conhece o momento do parto? 
3 Elas se agacham, dão cria e se livram das dores. 
4 Os filhotes crescem e ficam fortes, saem para o campo aberto e não voltam mais.
5 Quem dá liberdade ao asno selvagem e solta as rédeas do burro xucro, 
6 ao qual dei o deserto como habitação e a planície salgada como moradia? 
7 Ele se ri do barulho da cidade e não dá atenção aos xingos de quem o arreia. 
8 Ele explora as montanhas em busca de pasto, à procura de lugares verdes.
9 Será que o búfalo aceita servir a você e passar a noite em seu estábulo? 
10 Você pode colocar nele uma canga, para que ele are a terra atrás de você? 
11 Ele é forte. Mas será que você pode confiar nele para fazer o seu trabalho? 
12 Você pode contar com ele, para que volte e venha moer o grão no terreiro?
13 O avestruz bate asas alegremente, como se tivesse penas e plumas de cegonha. 
14 Ele deixa seus ovos no chão, para chocá-los na areia, 
15 sem pensar que algum pé poderá quebrá-los ou serem pisados por alguma fera. 
16 Ele é cruel com os filhotes, como se não fossem seus, e não se importa com a inútil fadiga deles, 
17 porque Deus o privou de sabedoria e não lhe concedeu inteligência. 
18 Contudo, quando se levanta batendo os flancos, ele se ri de cavalos e cavaleiros.
19 Você pode dar força ao cavalo e vestir de crina o pescoço dele? 
20 Você o ensina a saltar como um gafanhoto, relinchando com majestade e terror? 
21 Cheio de força, ele pateia o chão e se lança ao encontro das armas. 
22 Ele ri do medo, não se assusta e diante da espada não volta para trás. 
23 Sobre ele ressoam o barulho do escudo, a lança faiscante e o dardo. 
24 Com ímpeto e estrondo, ele devora a distância e não pára, mesmo que soe o clarim. 
25 Ao toque da trombeta, ele relincha; fareja de longe a batalha, as ordens de comando e os gritos de guerra.
26 Será pela sabedoria que você tem, que o falcão levanta vôo, estendendo as asas para o sul? 
27 Por acaso é com sua ordem que a águia levanta vôo e constrói seu ninho nas alturas? 
28 Ela mora nos rochedos, e aí pernoita numa fortaleza de rocha inatingível. 
29 Do alto ela espia a sua presa; seus olhos a enxergam de longe. 
30 Seus filhotes bebem o sangue, e onde há cadáveres ela aí está».

Lucas 22:24-30
24 Entre eles houve também uma discussão sobre qual deles deveria ser considerado o maior. 
25 Jesus, porém, disse: «Os reis das nações têm poder sobre elas, e os que sobre elas exercem autoridade, são chamados benfeitores. 
26 Mas entre vocês não deverá ser assim. Pelo contrário, o maior entre vocês seja como o mais novo; e quem governa, seja como aquele que serve. 
27 Afinal, quem é o maior: aquele que está sentado à mesa, ou aquele que está servindo? Não é aquele que está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vocês como quem está servindo. 
28 Vocês ficaram comigo em minhas provações. 
29 Por isso, assim como o meu Pai confiou o Reino a mim, eu também confio o Reino a vocês. 
30 E vocês hão de comer e beber à minha mesa no meu Reino, e sentar-se em tronos para julgar as doze tribos de Israel.»




----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal