ODB308 Quarta-feira

ODB308 Quarta-feira: 
Complem: Salmo 26; Obadias 1:17-21; Lucas 16:19-31 
Semicont: Salmo 39; Jó 32:1-22; Lucas 16:19-31 

Complem: Salmo 26; Obadias 1:17-21; Lucas 16:19-31

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quinto Dia: Oração Matutina
Salmo 26
Judica me, Domine
JULGA-ME, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; * sem hesitação no SENHOR confio.
2 Examina-me, SENHOR, e experimenta-me; * prova meu íntimo e meu coração.
3 Porque tua misericórdia está ante meus olhos; * e tenho andado na tua fidelidade.
4 Não me assentarei com pessoas falsas; * nem andarei com os hipócritas.
5 Aborreço o ajuntamento de gente má, * e jamais com gente perversa permanecerei.
6 Lavo minhas mãos na inocência, * e então, ó SENHOR, me acercarei do teu altar.
7 Para entoar ação de graças, * e proclamar tuas maravilhas.
8 Eu amo, SENHOR, a habitação da tua casa * e o lugar onde assiste a tua glória.
9 Não ajuntes minha alma com a daquelas pessoas que  pecam, * nem com gente sanguinária confundas minha vida.
10 Nas suas mãos está o crime; * sua mão está cheia de subornos.
11 Quanto a mim, tenho andado em minha integridade; * livra-me e tem compaixão de mim.
12 Meu pé está firme em terreno plano; * nas congregações bendigo ao SENHOR.

Obadias 1:17-21
17 No monte Sião haverá sobreviventes. Eles serão santificados. E a casa de Jacó se tornará proprietária de seus antigos proprietários. 
18 A casa de Jacó será o fogo, a casa de José será a labareda, e a casa de Esaú será a palha. Vão incendiar e acabar com ela. Não vai sobrar ninguém da casa de Esaú, porque assim diz Javé.
19 Os moradores do Negueb serão donos da montanha de Esaú, e os da Planície serão donos da Filistéia. Ocuparão o território de Efraim e da Samaria; Benjamim ocupará o território de Galaad. 
20 Os exilados da casa de Israel ocuparão o que pertenceu aos cananeus até Sarepta; os exilados de Jerusalém, que estão em Safarad, vão ocupar as cidades do Negueb. 
21 Vitoriosos, eles subirão a montanha de Sião, para daí governar a montanha de Esaú. E o reino pertencerá a Javé.

Lucas 16:19-31
19 «Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino, e dava banquete todos os dias. 
20 E um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, que estava caído à porta do rico. 
21 Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E ainda vinham os cachorros lamber-lhe as feridas. 
22 Aconteceu que o pobre morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico, e foi enterrado. 
23 No inferno, em meio aos tormentos, o rico levantou os olhos, e viu de longe Abraão, com Lázaro a seu lado. 
24 Então o rico gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque este fogo me atormenta’. 
25 Mas Abraão respondeu: ‘Lembre-se, filho: você recebeu seus bens durante a vida, enquanto Lázaro recebeu males. Agora, porém, ele encontra consolo aqui, e você é atormentado. 
26 Além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vocês, nem os daí poderiam atravessar até nós’. 
27 O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 
28 porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não acabem também eles vindo para este lugar de tormento’. 
29 Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas: que os escutem!’ 
30 O rico insistiu: ‘Não, pai Abraão! Se um dos mortos for até eles, eles vão se converter’. 
31 Mas Abraão lhe disse: ‘Se eles não escutam a Moisés e aos profetas, mesmo que um dos mortos ressuscite, eles não ficarão convencidos’.»

Semicont: Salmo 39; Jó 32:1-22; Lucas 16:19-31 

Salmos Litúrgicos  Livro 1  Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 39
Dixi, Custodiam
DISSE eu: Terei cuidado com meus caminhos, para não pecar com a minha língua; * guardarei minha boca enquanto estiver na presença de quem pratica a maldade.
2 Fiquei calado; guardei silêncio, mesmo acerca do bem; * minha mágoa, contudo, se agravou.
3 Dentro de mim se abrasou meu coração; em meu fervor ateou-se a chama; * então disse eu com a minha língua:
4 Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim, e qual seja a extensão de meus dias; * para que eu sinta quanto sou frágil.
5 Eis que fizeste meus dias como um palmo e minha existência é nada diante de ti; * na verdade, toda pessoa, por mais firme que esteja, é apenas um sopro.
6 Certamente que a pessoa anda como uma aparência; * por certo que em vão se inquieta, acumula haveres, mas não sabe quem os desfrutará.
7 Agora, pois, SENHOR, que espero eu? * A minha esperança está em ti.
8 Livra-me de todas as minhas transgressões; * não me faças zombaria do insensato.
9 Emudeci; não proferi palavra alguma; * porquanto tu o fizeste.
10 Afasta de sobre mim teu castigo; * estou desfalecido pelo açoite de tua mão.
11 Ao repreenderes e punires alguém por sua maldade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; * assim toda pessoa é um sopro.
12 Ouve, SENHOR, a minha súplica, e escuta meu clamor; não fiques insensível ao meu pranto; * porque sou como  pessoa peregrina e forasteira como as gerações que me antecederam.
13 Poupa-me, até que eu tome alento, * antes que eu passe além e não me vejam mais.

Jó 32:1-22

1 Os três homens não disseram mais nada a Jó, porque ele se considerava inocente. 
2 Todavia, Eliú, filho de Baraquel, natural de Buz, da família de Ram, ficou indignado contra Jó, porque este pretendia ter razão contra Deus. 
3 Também se indignou contra os três amigos, porque não acharam resposta e deixaram Deus em situação de culpado. 
4 Eliú tinha ficado esperando, enquanto eles falavam com Jó, porque eram mais velhos. 
5 Vendo, porém, que nenhum dos três tinha mais respostas, ficou indignado.
6 Então Eliú, filho de Baraquel, natural de Buz, começou a falar: «Eu sou jovem, e vocês são anciãos. Por isso, eu estava intimidado e não me atrevia a expor a vocês o meu conhecimento. 
7 Eu fiquei pensando: ‘Que falem os anos, e a idade madura ensine a sabedoria’. 
8 Mas quem dá inteligência é um espírito no homem, o sopro do Todo-poderoso. 
9 Não é a idade avançada que dá sabedoria, nem é a velhice que produz o discernimento do que é justo. 
10 Por isso, peço que vocês me escutem, e eu também vou mostrar o que sei. 
11 Enquanto vocês falavam, eu esperei, e enquanto conversavam prestei atenção nos argumentos de vocês. 
12 Contudo, por mais que eu prestasse atenção, percebi que nenhum de vocês conseguiu refutar Jó e responder aos argumentos dele. 
13 Não digam que encontraram uma sabedoria que, além de Deus, ninguém pode refutar. 
14 Jó ainda não discutiu comigo, e eu não vou responder a ele com os argumentos de vocês.
15 Aí estão eles, desconcertados, e nada respondem porque lhes faltam argumentos. 
16 Será que devo ficar esperando, já que eles não falam mais e não sabem o que responder? 17 Pois bem! Quero tomar parte na discussão. Também eu vou mostrar o que sei, 
18 porque tenho muitas coisas a dizer, e elas me pressionam por dentro. 
19 Minhas entranhas estão como barris novos que o vinho arrebenta ao fermentar. 
20 Vou falar e me desafogar, abrindo os lábios para responder. 
21 Não vou tomar partido, nem bajular ninguém, 22 porque não sei bajular e porque o meu Criador me eliminaria.

Lucas 16:19-31
19 «Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino, e dava banquete todos os dias. 
20 E um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, que estava caído à porta do rico. 
21 Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E ainda vinham os cachorros lamber-lhe as feridas. 
22 Aconteceu que o pobre morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico, e foi enterrado. 
23 No inferno, em meio aos tormentos, o rico levantou os olhos, e viu de longe Abraão, com Lázaro a seu lado. 
24 Então o rico gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque este fogo me atormenta’. 
25 Mas Abraão respondeu: ‘Lembre-se, filho: você recebeu seus bens durante a vida, enquanto Lázaro recebeu males. Agora, porém, ele encontra consolo aqui, e você é atormentado. 
26 Além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vocês, nem os daí poderiam atravessar até nós’. 
27 O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 
28 porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não acabem também eles vindo para este lugar de tormento’. 
29 Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas: que os escutem!’ 
30 O rico insistiu: ‘Não, pai Abraão! Se um dos mortos for até eles, eles vão se converter’. 
31 Mas Abraão lhe disse: ‘Se eles não escutam a Moisés e aos profetas, mesmo que um dos mortos ressuscite, eles não ficarão convencidos’.»




----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal