ODB306 Segunda-feira

ODB306 Segunda-feira: 
Complement: Salmo 26; Obadias 1:1-9; Apocalipse 7:9-17 
Semicont: Salmo 39; Jó 26:1-14; Apocalipse 7:9-17 

Complement: Salmo 26; Obadias 1:1-9; Apocalipse 7:9-17

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quinto Dia: Oração Matutina
Salmo 26
Judica me, Domine
JULGA-ME, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; * sem hesitação no SENHOR confio.
2 Examina-me, SENHOR, e experimenta-me; * prova meu íntimo e meu coração.
3 Porque tua misericórdia está ante meus olhos; * e tenho andado na tua fidelidade.
4 Não me assentarei com pessoas falsas; * nem andarei com os hipócritas.
5 Aborreço o ajuntamento de gente má, * e jamais com gente perversa permanecerei.
6 Lavo minhas mãos na inocência, * e então, ó SENHOR, me acercarei do teu altar.
7 Para entoar ação de graças, * e proclamar tuas maravilhas.
8 Eu amo, SENHOR, a habitação da tua casa * e o lugar onde assiste a tua glória.
9 Não ajuntes minha alma com a daquelas pessoas que  pecam, * nem com gente sanguinária confundas minha vida.
10 Nas suas mãos está o crime; * sua mão está cheia de subornos.
11 Quanto a mim, tenho andado em minha integridade; * livra-me e tem compaixão de mim.
12 Meu pé está firme em terreno plano; * nas congregações bendigo ao SENHOR.

Obadias 1:1-9

1 Visão de Abdias. Assim o Senhor Javé diz a Edom: Ouvimos uma mensagem de Javé; ele mandou um mensageiro dizer às nações: Levantem-se! Vamos combater contra ela.
2 Faço de você a menor das nações, e será entre todas a mais desprezada. 
3 Quem acabou com você foi a soberba do seu próprio coração! Você se esconde nas cavernas dos rochedos e se põe de tocaia nas alturas das montanhas, pensando que ninguém será capaz de fazê-la descer à planície. 
4 Entretanto, mesmo que você voe como águia, ou faça seu ninho entre as estrelas, eu a farei descer de onde você estiver - oráculo de Javé. 
5 Quando os ladrões ou assaltantes da noite vêm até você, eles não roubam apenas o suficiente? E os que colhem, não deixam alguns cachos? 
6 Como Esaú foi devastado! Até seus esconderijos foram revistados! 
7 Os aliados empurraram você até à fronteira, os amigos o enganaram e submeteram; aqueles que comem junto com você lhe armaram ciladas: «Ele perdeu o juízo!»
8 E não é que nesse dia - oráculo de Javé - eu vou acabar com os sábios de Edom, com a inteligência da montanha de Esaú? 
9 Seus heróis, ó Temã, se acovardarão, de tal modo que todo homem será eliminado da montanha de Esaú. Por causa do morticínio

Apocalipse 7:9-17 
9* Depois disso eu vi uma grande multidão, que ninguém podia contar: gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam todos de pé diante do trono e diante do Cordeiro. Vestiam vestes brancas e traziam palmas na mão. 
10 Em alta voz, a multidão proclamava: «A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.» 
11 Nessa hora, todos os Anjos que estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres vivos, ajoelharam-se diante do trono para adorar a Deus. 
12 E diziam: «Amém! O louvor, a glória, a sabedoria,a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus, para sempre. Amém!»
13* Um dos Anciãos tomou a palavra e me perguntou: «Você sabe quem são e de onde vieram esses que estão vestidos com roupas brancas?» 
14 Eu respondi: «Não sei não, Senhor! O Senhor é quem sabe!» Ele então me explicou: «São os que vêm chegando da grande tribulação. Eles lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro. 
15 É por isso que ficam diante do trono de Deus, servindo a ele dia e noite em seu Templo. Aquele que está sentado no trono estenderá sua tenda sobre eles. 
16 Nunca mais terão fome, nem sede; nunca mais serão queimados pelo sol, nem pelo calor ardente. 
17 Pois o Cordeiro que está no meio do trono será o pastor deles; vai conduzi-los até às fontes de água da vida. E Deus lhes enxugará toda lágrima dos olhos.»

Semicont: Salmo 39; Jó 26:1-14; Apocalipse 7:9-17 

Salmos Litúrgicos  Livro 1  Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 39
Dixi, Custodiam
DISSE eu: Terei cuidado com meus caminhos, para não pecar com a minha língua; * guardarei minha boca enquanto estiver na presença de quem pratica a maldade.
2 Fiquei calado; guardei silêncio, mesmo acerca do bem; * minha mágoa, contudo, se agravou.
3 Dentro de mim se abrasou meu coração; em meu fervor ateou-se a chama; * então disse eu com a minha língua:
4 Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim, e qual seja a extensão de meus dias; * para que eu sinta quanto sou frágil.
5 Eis que fizeste meus dias como um palmo e minha existência é nada diante de ti; * na verdade, toda pessoa, por mais firme que esteja, é apenas um sopro.
6 Certamente que a pessoa anda como uma aparência; * por certo que em vão se inquieta, acumula haveres, mas não sabe quem os desfrutará.
7 Agora, pois, SENHOR, que espero eu? * A minha esperança está em ti.
8 Livra-me de todas as minhas transgressões; * não me faças zombaria do insensato.
9 Emudeci; não proferi palavra alguma; * porquanto tu o fizeste.
10 Afasta de sobre mim teu castigo; * estou desfalecido pelo açoite de tua mão.
11 Ao repreenderes e punires alguém por sua maldade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; * assim toda pessoa é um sopro.
12 Ouve, SENHOR, a minha súplica, e escuta meu clamor; não fiques insensível ao meu pranto; * porque sou como  pessoa peregrina e forasteira como as gerações que me antecederam.
13 Poupa-me, até que eu tome alento, * antes que eu passe além e não me vejam mais.

Jó 26:1-14
1 Então Jó respondeu: 
2 «Como você sabe sustentar o fraco e socorrer um braço sem força! 
3 Como você sabe aconselhar o ignorante e dar mostras de profundo conhecimento! 
4 A quem você dirigiu a palavra? De onde vem a inspiração que sai de você?»
5 Os mortos estremecem debaixo do mar e seus habitantes. 
6 A morada dos mortos está nua aos olhos dele, e o reino da morte está sem véu. 
7 Deus estendeu o céu sobre o vazio e suspendeu a terra sobre o nada. 
8 Ele prende as águas nas nuvens, sem que estas se rasguem com o peso. 
9 Ele encobre a face da lua cheia, estendendo sua nuvem sobre ela. 
10 Traçou um círculo sobre a superfície do mar, onde a luz faz fronteira com as trevas. 11 As colunas do céu se abalam, assustadas com a ameaça dele. 
12 Com seu poder, ele acalmou o mar e, com sua destreza, domou Raab. 
13 O seu sopro clareou os céus, e a sua mão transpassou a serpente fugitiva. 
14 Tudo isso não é mais do que a margem de suas obras! Delas, nós só percebemos um eco frágil! Quem poderia compreender o estrondo do seu poder?»

Apocalipse 7:9-17 
9* Depois disso eu vi uma grande multidão, que ninguém podia contar: gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam todos de pé diante do trono e diante do Cordeiro. Vestiam vestes brancas e traziam palmas na mão. 
10 Em alta voz, a multidão proclamava: «A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.» 
11 Nessa hora, todos os Anjos que estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres vivos, ajoelharam-se diante do trono para adorar a Deus. 
12 E diziam: «Amém! O louvor, a glória, a sabedoria,a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus, para sempre. Amém!»
13* Um dos Anciãos tomou a palavra e me perguntou: «Você sabe quem são e de onde vieram esses que estão vestidos com roupas brancas?» 
14 Eu respondi: «Não sei não, Senhor! O Senhor é quem sabe!» Ele então me explicou: «São os que vêm chegando da grande tribulação. Eles lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro. 
15 É por isso que ficam diante do trono de Deus, servindo a ele dia e noite em seu Templo. Aquele que está sentado no trono estenderá sua tenda sobre eles. 
16 Nunca mais terão fome, nem sede; nunca mais serão queimados pelo sol, nem pelo calor ardente. 
17 Pois o Cordeiro que está no meio do trono será o pastor deles; vai conduzi-los até às fontes de água da vida. E Deus lhes enxugará toda lágrima dos olhos.»





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal