ODB307 Terça-feira

ODB307 Terça-feira: 
Complem: Salmo 26; Obadias 1:10-16; Apocalipse 8:1-5 
Semicont: Salmo 39; Jó 28:12-29:10; Apocalipse 8:1-5 

Complem: Salmo 26; Obadias 1:10-16; Apocalipse 8:1-5

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quinto Dia: Oração Matutina
Salmo 26
Judica me, Domine
JULGA-ME, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; * sem hesitação no SENHOR confio.
2 Examina-me, SENHOR, e experimenta-me; * prova meu íntimo e meu coração.
3 Porque tua misericórdia está ante meus olhos; * e tenho andado na tua fidelidade.
4 Não me assentarei com pessoas falsas; * nem andarei com os hipócritas.
5 Aborreço o ajuntamento de gente má, * e jamais com gente perversa permanecerei.
6 Lavo minhas mãos na inocência, * e então, ó SENHOR, me acercarei do teu altar.
7 Para entoar ação de graças, * e proclamar tuas maravilhas.
8 Eu amo, SENHOR, a habitação da tua casa * e o lugar onde assiste a tua glória.
9 Não ajuntes minha alma com a daquelas pessoas que  pecam, * nem com gente sanguinária confundas minha vida.
10 Nas suas mãos está o crime; * sua mão está cheia de subornos.
11 Quanto a mim, tenho andado em minha integridade; * livra-me e tem compaixão de mim.
12 Meu pé está firme em terreno plano; * nas congregações bendigo ao SENHOR.

Obadias 1:10-16
10 e da violência praticada contra seu irmão Jacó, a vergonha cobrirá você, e você será eliminado para sempre.
11 Nesse dia, você estava presente: quando os estrangeiros derrotaram o exército de Judá, quando os inimigos foram entrando pelas portas e repartiram Jerusalém no sorteio. Você estava presente, como um deles.
12 «Não olhe com alegria para o dia do seu irmão, o dia da desgraça dele. Não se alegre às custas dos filhos de Judá, no dia da ruína deles. Não fale com insolência, no dia da humilhação deles. 
13 Não entre pela porta do meu povo, no dia da sua infelicidade. Não desfrute você também da desgraça dele, no dia da sua ruína. Não ponha a mão nas riquezas dele, no dia da sua derrota. 
14 Não se esconda nas esquinas, para matar os fugitivos. Não aprisione seus fugitivos, no dia do desespero».
15 Pois o Dia de Javé está chegando para todas as nações. Como você fez aos outros, assim será feito a você. Os atos que você praticou cairão sobre a sua cabeça.
16 Como vocês de Judá beberam na minha montanha santa, assim também, por sua vez, beberão todas as nações. Vão beber e sorver até o último gole, e vão desaparecer como se nunca tivessem existido.

Apocalipse 8:1-5

1 Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve no céu um silêncio de meia hora...
2 Vi então os sete Anjos que estão diante de Deus. Eles receberam sete trombetas. 
3 E outro Anjo se colocou perto do altar: tinha nas mãos um turíbulo de ouro. Ele recebeu uma grande quantidade de incenso para ser oferecido, juntamente com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro, que está diante do trono. 
4 Da mão do Anjo subia até Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. 
5 Depois, o Anjo pegou o turíbulo e o encheu com o fogo do altar; e atirou o turíbulo sobre a terra. Houve então trovões, clamores, relâmpagos e grande terremoto. 

Semicont: Salmo 39; Jó 28:12-29:10; Apocalipse 8:1-5 

Salmos Litúrgicos  Livro 1  Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 39
Dixi, Custodiam
DISSE eu: Terei cuidado com meus caminhos, para não pecar com a minha língua; * guardarei minha boca enquanto estiver na presença de quem pratica a maldade.
2 Fiquei calado; guardei silêncio, mesmo acerca do bem; * minha mágoa, contudo, se agravou.
3 Dentro de mim se abrasou meu coração; em meu fervor ateou-se a chama; * então disse eu com a minha língua:
4 Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim, e qual seja a extensão de meus dias; * para que eu sinta quanto sou frágil.
5 Eis que fizeste meus dias como um palmo e minha existência é nada diante de ti; * na verdade, toda pessoa, por mais firme que esteja, é apenas um sopro.
6 Certamente que a pessoa anda como uma aparência; * por certo que em vão se inquieta, acumula haveres, mas não sabe quem os desfrutará.
7 Agora, pois, SENHOR, que espero eu? * A minha esperança está em ti.
8 Livra-me de todas as minhas transgressões; * não me faças zombaria do insensato.
9 Emudeci; não proferi palavra alguma; * porquanto tu o fizeste.
10 Afasta de sobre mim teu castigo; * estou desfalecido pelo açoite de tua mão.
11 Ao repreenderes e punires alguém por sua maldade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; * assim toda pessoa é um sopro.
12 Ouve, SENHOR, a minha súplica, e escuta meu clamor; não fiques insensível ao meu pranto; * porque sou como  pessoa peregrina e forasteira como as gerações que me antecederam.
13 Poupa-me, até que eu tome alento, * antes que eu passe além e não me vejam mais.

Jó 28:12-29:10

12 A sabedoria, porém, de onde é tirada? Onde está a jazida da inteligência? 
13 O homem não conhece o caminho para ela, pois ela não se encontra na terra dos vivos.
14 O abismo diz: «Ela não está em mim». E o mar responde: «Ela não está comigo». 
15 Ela não pode ser comprada com o ouro mais fino, nem adquirida a peso de prata; 
16 não pode ser paga com ouro de Ofir, nem com ônix precioso ou safira. 
17 O ouro e o cristal não se igualam a ela, que não pode ser paga com vasos de ouro fino. 18 Os corais e as pérolas, então, nem se fala; é melhor pescar a sabedoria do que as pérolas. 
19 O topázio de Cuch não se iguala a ela, nem pode ser comprada com o ouro mais puro.
20 De onde vem a sabedoria? Onde está a jazida da inteligência? 
21 Ela está oculta aos olhos dos seres vivos, e escondida para as aves do céu. 
22 O abismo e a morte confessam: «Sua fama chegou aos nossos ouvidos».
23 Só Deus conhece o caminho para a sabedoria, somente ele sabe onde ela se encontra, 
24 pois ele contempla os confins do universo e vê tudo o que existe debaixo do céu. 
25 Quando fixou um peso para o vento e definiu a medida das águas, 
26 quando deu uma lei para a chuva e uma rota para o relâmpago e o trovão, 
27 então ele a observou e avaliou, e sondou e estabeleceu. 
28 E disse ao homem: «A sabedoria consiste em temer ao Senhor, e a inteligência está em afastar-se do mal».
Jó 29:1-10
1 Jó continuou a dizer: 
2 «Quem me dera voltar aos tempos de outrora, aos dias em que Deus me protegia, 
3 quando a sua lâmpada brilhava sobre a minha cabeça, e com a sua luz eu caminhava no meio das trevas! 
4 Pudesse eu reviver os dias do meu outono, quando Deus era íntimo na minha tenda, 
5 quando o Todo-poderoso estava comigo, e os meus filhos me rodeavam!
6 Nesse tempo, eu banhava os pés no leite, e a rocha me dava rios de azeite. 
7 Quando eu me dirigia à porta da cidade, e me sentava na praça, 
8 ao ver-me, os jovens se escondiam, os anciãos se levantavam e ficavam de pé, 
9 os chefes paravam de falar e tapavam a boca com a mão, 
10 os políticos emudeciam, e a língua deles ficava colada ao céu da boca.

Apocalipse 8:1-5
1 Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve no céu um silêncio de meia hora...
2 Vi então os sete Anjos que estão diante de Deus. Eles receberam sete trombetas. 
3 E outro Anjo se colocou perto do altar: tinha nas mãos um turíbulo de ouro. Ele recebeu uma grande quantidade de incenso para ser oferecido, juntamente com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro, que está diante do trono. 
4 Da mão do Anjo subia até Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. 
5 Depois, o Anjo pegou o turíbulo e o encheu com o fogo do altar; e atirou o turíbulo sobre a terra. Houve então trovões, clamores, relâmpagos e grande terremoto. 
----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal