DFP64 Próprio 23 TC28

 DFP64B Domingo: Próprio 23 - TC28

ANO B: Jó 23:1-9, 16-17; Salmo 22:1-15; Hebreus 4:12-16; Marcos 10:17-31 OU Amós 5:6-7, 10-15; Salmo 90:12-17; Hebreus 4:12-16; Marcos 10:17-31

Próprio 23, domingo de 9 a 15 de outubro – Tempo Comum 28:
Rogamos-te, Senhor, que a tua graça sempre nos preceda e acompanhe, inspirando-nos a perseverar na prática de boas obras, desapegando-nos dos bens materiais e sendo fiéis ao teu chamado de simplicidade e amor; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

* PREFÁCIO PARA O DIA DO SENHOR (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.

De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.

De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.

ANO B:
Semicontínuas:Jó 23:1-9, 16-17; Salmo 22:1-15; Hebreus 4:12-16; Marcos 10:17-31 Complementares: Amós 5:6-7, 10-15; Salmo 90:12-17; Hebreus 4:12-16; Marcos 10:17-31

Jó 23:1-9,16-17
1 Então Jó respondeu:
2 «Ainda hoje me queixo e me revolto, porque a mão de Deus agrava os meus gemidos.
3 Oxalá eu soubesse como encontrá-lo, como chegar até o seu tribunal!
4 Diante dele eu apresentaria a minha causa, com a boca cheia de argumentos.
5 Eu saberia finalmente com que palavras ele me replica, e compreenderia o que ele me diz.
6 Será que ele usaria de violência comigo? Não importa. Ele ao menos teria que me escutar.
7 Então eu discutiria lealmente com ele, e definitivamente ganharia a minha causa.
8 Mas, se vou para o oriente, ele aí não está. Se vou para o ocidente, não o distingo.
9 Eu o procuro ao norte, e não o descubro. Eu me volto para o sul, e não o vejo.
16 porque Deus me intimidou, o Todo-poderoso me aterrorizou.
17 Oxalá eu desaparecesse nas trevas, e a escuridão cobrisse o meu rosto.

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 22:1-15
Deus, Deus meus
DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? * Por que estás afastado de me auxiliar e de meu sentido clamor?
2 Ó Deus meu, por ti clamo de dia e não me respondes; * também durante a noite e não encontro sossego.
3 E, contudo, tu és santo, * habitando entre os louvores de teu povo.
4 Em ti confiaram nossos pais; * confiaram, e tu os libertaste,
5 A ti clamaram e foram salvos; * em ti confiaram e não foram humilhados.
6 Eu, porém, sou um verme e não um ser humano; * vergonha entre as pessoas  e desprezado do povo.
7 Quem me vê zomba de mim; * estende os beiços e balança a cabeça, dizendo:
8 Confiou no SENHOR, pois que o livre; * que o salve, visto que nele se compraz.
9 E, contudo, me fizeste nascer; * e me preservaste no seio de minha mãe.
10 A ti fui confiado desde meu nascimento; * desde o seio de minha mãe, tu és meu Deus poderoso.
11 Não te afastes de mim, que está próxima a adversidade; * e não há quem me preste socorro.
12 Muitos touros me cercaram; * fortes touros de Bazan me rodearam. 
13 Abriram contra mim as suas bocas, * qual leão que despedaça e ruge.
14 Como água me derramei e todos os meus ossos se desconjuntaram; *
o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
15 A minha força está seca qual um caco, e a língua se me apega ao paladar; * e me puseste no pó da morte.

Hebreus 4:12-16

12 A palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos. 
13 Não existe criatura que possa esconder-se de Deus; tudo fica nu e descoberto aos olhos dele; e a ele devemos prestar contas.
14 Nós temos um sumo sacerdote eminente, que atravessou os céus: Jesus, o Filho de Deus. Por isso, mantenhamos firme a fé que professamos.
15 De fato, não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado como nós, em todas as coisas, menos no pecado. 
16 Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com plena confiança, a fim de alcançarmos misericórdia, encontrarmos graça e sermos ajudados no momento oportuno.

Marcos 10:17-31
17 Quando Jesus saiu de novo a caminhar, um homem foi correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: «Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?»
18 Jesus respondeu: «Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e ninguém mais.
19 Você conhece os mandamentos: não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; não engane; honre seu pai e sua mãe.»
20 O homem afirmou: «Mestre, desde jovem tenho observado todas essas coisas.»
21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: «Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me.»
22 Quando ouviu isso, o homem ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico.
23 Jesus então olhou em volta e disse aos discípulos: «Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!»
24 Os discípulos se admiraram com o que Jesus disse. Mas ele continuou: «Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
25 É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!»
26 Os discípulos ficaram muito espantados quando ouviram isso, e perguntavam uns aos outros: «Então, quem pode ser salvo?»
27 Jesus olhou para os discípulos e disse: «Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível.»
28 Pedro começou a dizer a Jesus: «Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.»
29 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e da Boa Notícia,
30 vai receber cem vezes mais. Agora, durante esta vida, vai receber casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, junto com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a vida eterna.
31 Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.»

Complementares: Amós 5:6-7, 10-15; Salmo 90:12-17; Hebreus 4:12-16; Marcos 10:17-31
Amós 5:6-7,10-15
6 Procurem a Javé, e vocês viverão. Senão, ele virá como um fogo sobre a casa de José e a queimará, e em Betel não haverá quem o apague. 
7 Ai dos que transformam o direito em veneno e atiram a justiça por terra.
10 Eles odeiam os que defendem o justo no tribunal e têm horror de quem fala a verdade. 11 Porque esmagam o fraco, cobrando dele o imposto do trigo, eles poderão construir casas de pedras lavradas, mas nelas jamais irão morar; poderão plantar vinhas de ótima qualidade, mas do seu vinho não beberão. 12 Pois eu sei como são numerosos os seus crimes e graves os seus pecados: exploram o justo, aceitam subornos e enganam os necessitados no tribunal! 13 É por isso que nesse tempo o prudente se cala, pois o tempo é de desgraça.
14 Procurem o bem e não o mal; então vocês viverão. Quem sabe, assim - como vocês dizem - Javé, Deus dos exércitos, estará com vocês. 15 Odeiem o mal e amem o bem; restabeleçam o direito no tribunal. Quem sabe, assim, Javé, Deus dos exércitos, terá misericórdia do resto de José.

Salmo 90:12-17
Livro IV  Décimo Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 90:12-17
Domine, refugium
12 Ensina-nos a levar de tal modo nossos dias, * que alcancemos um coração sábio.
13 Volta, SENHOR, * e tem compaixão das pessoas que te servem.
14 Sacia-nos de manhã com tua bondade, * para que cantemos e nos alegremos em toda a nossa vida.
15 Alegra-nos na proporção dos dias em que nos tens afligido, * e dos anos em que temos sofrido adversidade.
16 Resplandeçam tuas obras diante de quem te serve, * e a tua glória sobre seus filhos e filhas.
17 Esteja diante de nós o resplendor do Senhor nosso DEUS. * Prospere a obra de nossas mãos. 
Hebreus 4:12-16
12 A palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos. 
13 Não existe criatura que possa esconder-se de Deus; tudo fica nu e descoberto aos olhos dele; e a ele devemos prestar contas.
14 Nós temos um sumo sacerdote eminente, que atravessou os céus: Jesus, o Filho de Deus. Por isso, mantenhamos firme a fé que professamos.
15 De fato, não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado como nós, em todas as coisas, menos no pecado. 
16 Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com plena confiança, a fim de alcançarmos misericórdia, encontrarmos graça e sermos ajudados no momento oportuno.

Marcos 10:17-31 
17 Quando Jesus saiu de novo a caminhar, um homem foi correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: «Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?» 
18 Jesus respondeu: «Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e ninguém mais. 
19 Você conhece os mandamentos: não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; não engane; honre seu pai e sua mãe.» 
20 O homem afirmou: «Mestre, desde jovem tenho observado todas essas coisas.» 
21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: «Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me.» 
22 Quando ouviu isso, o homem ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico.
23 Jesus então olhou em volta e disse aos discípulos: «Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!» 
24 Os discípulos se admiraram com o que Jesus disse. Mas ele continuou: «Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 
25 É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!» 
26 Os discípulos ficaram muito espantados quando ouviram isso, e perguntavam uns aos outros: «Então, quem pode ser salvo?» 
27 Jesus olhou para os discípulos e disse: «Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível.»
28 Pedro começou a dizer a Jesus: «Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.» 
29 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e da Boa Notícia, 
30 vai receber cem vezes mais. Agora, durante esta vida, vai receber casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, junto com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a vida eterna. 
31 Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.»
-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal