ODB304 Sexta

 ODB304 Sexta-feira:
Complem: Salmo 90:12-17; Deuteronômio 5:22-33; Hebreus 4:1-11 
Semicont: Salmo 22:1-15; Jó 18:1-21; Hebreus 4:1-11 

Complem: Salmo 90:12-17; Deuteronômio 5:22-33; Hebreus 4:1-11 

Livro IV  Décimo Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 90:12-17
Domine, refugium
12 Ensina-nos a levar de tal modo nossos dias, * que alcancemos um coração sábio.
13 Volta, SENHOR, * e tem compaixão das pessoas que te servem.
14 Sacia-nos de manhã com tua bondade, * para que cantemos e nos alegremos em toda a nossa vida.
15 Alegra-nos na proporção dos dias em que nos tens afligido, * e dos anos em que temos sofrido adversidade.
16 Resplandeçam tuas obras diante de quem te serve, * e a tua glória sobre seus filhos e filhas.
17 Esteja diante de nós o resplendor do Senhor nosso DEUS. * Prospere a obra de nossas mãos. 

Deuteronômio 5:22-33
22 Foram essas as palavras que Javé dirigiu em alta voz a toda a assembléia de vocês reunida no monte, do meio do fogo, em meio a trevas, nuvens e escuridão. Sem nada acrescentar, Javé as gravou sobre duas tábuas de pedra e as entregou a mim.
23 Quando vocês ouviram a voz que vinha do meio das trevas, enquanto a montanha ardia em fogo, vocês todos, chefes das tribos e anciãos, se aproximaram de mim 
24 e disseram: ‘Javé nosso Deus mostrou-nos a sua glória e grandeza, e nós ouvimos a sua voz do meio do fogo. Hoje vimos que Deus pode falar ao homem, sem que este morra. 
25 E agora, por que iríamos morrer? Esse fogo pode nos devorar! Se continuarmos a ouvir a voz de Javé nosso Deus nós vamos morrer. 
26 De fato, qual é o mortal capaz de ouvir como nós a voz do Deus vivo falando do meio do fogo, e ainda continuar vivo? 
27 Aproxime-se você, e ouça tudo o que Javé nosso Deus vai dizer. Depois você nos comunicará tudo o que Javé nosso Deus falar a você: nós ouviremos e colocaremos em prática’.
28 Javé ouviu o que vocês me falaram e me disse: ‘Escutei o que esse povo falou a você. Ele tem razão. 
29 Tomara que conserve sempre essa atitude, para me temer e observar continuamente todos os meus mandamentos, de modo que tudo corra bem para ele e seus filhos para sempre. 
30 Vá e diga-lhes: Voltem para suas tendas. 
31 Quanto a você, fique aqui comigo, para que eu lhe comunique todos os mandamentos, estatutos e normas que você ensinará a eles a fim de que os pratiquem na terra cuja posse eu lhes darei’.
32 Portanto, procurem agir de acordo com todas as coisas que Javé seu Deus lhes manda. Não se desviem nem para a direita nem para a esquerda. 
33 Sigam o caminho que Javé seu Deus lhes ordenou, para que vivam, sejam felizes e prolonguem a vida na terra que irão ocupar.

Hebreus 4:1-11
1 Por isso, tenhamos cuidado enquanto nos é oferecida a oportunidade para entrar no descanso de Deus. Não aconteça que alguém de vocês fique para trás! 
2 Nós também recebemos como eles uma boa notícia. Mas a mensagem que eles ouviram, de nada lhes adiantou, pois não permaneceram unidos na fé com aqueles que tinham ouvido. 
3 Nós, porque acreditamos, podemos entrar nesse descanso, conforme Deus disse: «Por isso, eu jurei na minha ira: jamais entrarão no meu descanso». Aqui se trata do descanso de Deus, depois que realizou as suas obras no princípio do mundo. 
4 Em algum lugar, a Escritura diz a respeito do sétimo dia: «E no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras». 
5 E, de novo, em nosso texto: «Jamais entrarão no meu descanso».
6 Sabemos, portanto, que alguns entrarão no descanso. E os que receberam em primeiro lugar a boa notícia não entraram por causa da desobediência deles. 
7 Por isso, Deus fixa novamente um dia que ele chama hoje, dizendo por meio de Davi, depois de muito tempo, o que lembramos mais acima: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido.» 
8 Se Josué os tivesse de fato introduzido nesse descanso, Deus não teria falado novamente de outro dia. 
9 Portanto, ainda está reservado um descanso sabático para o povo de Deus. 
10 Quem de fato já entrou no descanso de Deus, descansa de todas as suas obras, assim como Deus descansa das suas. 
11 Apressemo-nos, pois, para entrar nesse descanso, para que ninguém caia no mesmo tipo de desobediência.

Semicont: Salmo 22:1-15; Jó 18:1-21; Hebreus 4:1-11 

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quarto Dia: Oração Vespertina

Salmo 22:1-15 Deus, Deus meus
DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? * Por que estás afastado de me auxiliar e de meu sentido clamor?
2 Ó Deus meu, por ti clamo de dia e não me respondes; * também durante a noite e não encontro sossego.
3 E, contudo, tu és santo, * habitando entre os louvores de teu povo.
4 Em ti confiaram nossos pais; * confiaram, e tu os libertaste,
5 A ti clamaram e foram salvos; * em ti confiaram e não foram humilhados.
6 Eu, porém, sou um verme e não um ser humano; * vergonha entre as pessoas  e desprezado do povo.
7 Quem me vê zomba de mim; * estende os beiços e balança a cabeça, dizendo:
8 Confiou no SENHOR, pois que o livre; * que o salve, visto que nele se compraz.
9 E, contudo, me fizeste nascer; * e me preservaste no seio de minha mãe.
10 A ti fui confiado desde meu nascimento; * desde o seio de minha mãe, tu és meu Deus poderoso.
11 Não te afastes de mim, que está próxima a adversidade; * e não há quem me preste socorro.
12 Muitos touros me cercaram; * fortes touros de Bazan me rodearam. 
13 Abriram contra mim as suas bocas, * qual leão que despedaça e ruge.
14 Como água me derramei e todos os meus ossos se desconjuntaram; *
o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
15 A minha força está seca qual um caco, e a língua se me apega ao paladar; * e me puseste no pó da morte.

Jó 18:1-21
1 Baldad de Suás tomou a palavra e disse: 
2 «Quando é que você vai acabar com esse palavreado? Pense bem, e depois conversaremos. 
3 Por que você nos considera como animais e pensa que somos idiotas? 
4 Você se dilacera com sua própria raiva. Será que a terra vai ficar desabitada por sua causa? Ou será que as rochas vão mudar de lugar?
5 A luz do injusto se apagará, e o fogo do seu lar não brilhará mais. 
6 A luz de sua tenda se escurecerá, e a lâmpada que está sobre ele se apagará. 
7 Os seus passos vigorosos ficarão curtos, e os seus próprios projetos o derrubarão. 
8 Com seus próprios pés ele cai numa rede e caminha sobre uma armadilha. 
9 Um laço o prende pelo calcanhar, e o segura firme. 
10 A corda está escondida no chão, e a armadilha no seu caminho. 
11 Os terrores o rodeiam e amedrontam, perseguindo-o em cada passo. 
12 A sua prosperidade se transformará em carestia, e a desgraça estará de pé a seu lado. 13 A doença devora sua pele, e a peste rói seus membros. 
14 Será arrancado de sua tenda na qual confiava e será arrastado à presença do rei dos terrores. 
15 Já se pode habitar na tenda que não pertence mais a ele, espalhando-se enxofre na sua moradia. 
16 Em baixo, suas raízes secarão e, no alto, seus ramos serão cortados. 
17 Sua lembrança desaparecerá da terra, e seu nome será esquecido na vizinhança. 
18 Será expulso da luz para as trevas, e exilado para fora do mundo. 
19 Não terá família nem filhos entre seu povo, e não deixará sobrevivente em seu território. 
20 O ocidente se espantará com o destino dele, e o oriente ficará horrorizado. 
21 Esse é o destino do injusto, a situação de quem não reconhece a Deus».

Hebreus 4:1-11

1 Por isso, tenhamos cuidado enquanto nos é oferecida a oportunidade para entrar no descanso de Deus. Não aconteça que alguém de vocês fique para trás! 
2 Nós também recebemos como eles uma boa notícia. Mas a mensagem que eles ouviram, de nada lhes adiantou, pois não permaneceram unidos na fé com aqueles que tinham ouvido. 
3 Nós, porque acreditamos, podemos entrar nesse descanso, conforme Deus disse: «Por isso, eu jurei na minha ira: jamais entrarão no meu descanso». Aqui se trata do descanso de Deus, depois que realizou as suas obras no princípio do mundo. 
4 Em algum lugar, a Escritura diz a respeito do sétimo dia: «E no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras». 
5 E, de novo, em nosso texto: «Jamais entrarão no meu descanso».
6 Sabemos, portanto, que alguns entrarão no descanso. E os que receberam em primeiro lugar a boa notícia não entraram por causa da desobediência deles. 
7 Por isso, Deus fixa novamente um dia que ele chama hoje, dizendo por meio de Davi, depois de muito tempo, o que lembramos mais acima: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido.» 
8 Se Josué os tivesse de fato introduzido nesse descanso, Deus não teria falado novamente de outro dia. 
9 Portanto, ainda está reservado um descanso sabático para o povo de Deus. 10 Quem de fato já entrou no descanso de Deus, descansa de todas as suas obras, assim como Deus descansa das suas. 11 Apressemo-nos, pois, para entrar nesse descanso, para que ninguém caia no mesmo tipo de desobediência.



----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal