ODB305 Sábado

ODB305 Sábado
Complem:Salmo 90:12-17; Amós 3:13-4:5; Mateus 15:1-9 
Semicont: Salmo 22:1-15; Jó 20:1-29; Mateus 15:1-9 

Complem:Salmo 90:12-17; Amós 3:13-4:5; Mateus 15:1-9

Livro IV  Décimo Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 90:12-17
Domine, refugium
12 Ensina-nos a levar de tal modo nossos dias, * que alcancemos um coração sábio.
13 Volta, SENHOR, * e tem compaixão das pessoas que te servem.
14 Sacia-nos de manhã com tua bondade, * para que cantemos e nos alegremos em toda a nossa vida.
15 Alegra-nos na proporção dos dias em que nos tens afligido, * e dos anos em que temos sofrido adversidade.
16 Resplandeçam tuas obras diante de quem te serve, * e a tua glória sobre seus filhos e filhas.
17 Esteja diante de nós o resplendor do Senhor nosso DEUS. * Prospere a obra de nossas mãos. 

Amós 3:13-4:5
13 Escutem e testemunhem contra a casa de Jacó - oráculo do Senhor Javé, Deus dos exércitos. 
14 No dia em que eu pedir contas a Israel de seus crimes, pedirei contas pelo altar de Betel; as pontas do altar serão quebradas e cairão por terra. 
15 Vou derrubar a casa de inverno, junto com a casa de verão. Serão destruídas as casas de marfim, desaparecerão os palácios de luxo - oráculo de Javé.
Amós 4:1-5
1 Escutem esta palavra, vacas de Basã, que moram no monte de Samaria: vocês que oprimem os fracos, maltratam os necessitados, e dizem a seus maridos: «Tragam algo para beber». 
2 O Senhor Javé jura por sua santidade que para vocês há de chegar o dia em que serão carregadas com ganchos e seus filhos em arpões. 
3 Terão que passar, uma atrás da outra, pela brecha da muralha, e para o Hermon serão levadas - oráculo de Javé.
4 Dirijam-se a Betel, e pequem; vão a Guilgal, e pequem ainda mais! Ofereçam de manhã seus sacrifícios e ao terceiro dia levem seus dízimos! 
5 Ofereçam pão fermentado como sacrifício de louvor e proclamem em alta voz as ofertas espontâneas! Pois é disso que vocês gostam, filhos de Israel! - Oráculo do Senhor Javé.

Mateus 15:1-9
1 Alguns fariseus e diversos doutores da Lei, de Jerusalém, se aproximaram de Jesus, e perguntaram: 
2 «Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? De fato, comem pão sem lavar as mãos!» 
3 Jesus respondeu: «Por que é que vocês também desobedecem ao mandamento de Deus em nome da tradição de vocês? 
4 Pois Deus disse: ‘Honre seu pai e sua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. 
5 E no entanto vocês ensinam que alguém pode dizer ao seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vocês poderiam receber de mim é consagrado a Deus’. 
6 E essa pessoa fica dispensada de honrar seu pai ou sua mãe. Assim vocês esvaziaram a palavra de Deus com a tradição de vocês. 
7 Hipócritas! Isaías profetizou muito bem sobre vocês, quando disse: 
8 ‘Esse povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim. 
9 Não adianta nada eles me prestarem culto, porque ensinam preceitos humanos.’ «

Semicont: Salmo 22:1-15; Jó 20:1-29; Mateus 15:1-9

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 22:1-15
Deus, Deus meus
DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? * Por que estás afastado de me auxiliar e de meu sentido clamor?
2 Ó Deus meu, por ti clamo de dia e não me respondes; * também durante a noite e não encontro sossego.
3 E, contudo, tu és santo, * habitando entre os louvores de teu povo.
4 Em ti confiaram nossos pais; * confiaram, e tu os libertaste,
5 A ti clamaram e foram salvos; * em ti confiaram e não foram humilhados.
6 Eu, porém, sou um verme e não um ser humano; * vergonha entre as pessoas  e desprezado do povo.
7 Quem me vê zomba de mim; * estende os beiços e balança a cabeça, dizendo:
8 Confiou no SENHOR, pois que o livre; * que o salve, visto que nele se compraz.
9 E, contudo, me fizeste nascer; * e me preservaste no seio de minha mãe.
10 A ti fui confiado desde meu nascimento; * desde o seio de minha mãe, tu és meu Deus poderoso.
11 Não te afastes de mim, que está próxima a adversidade; * e não há quem me preste socorro.
12 Muitos touros me cercaram; * fortes touros de Bazan me rodearam. 
13 Abriram contra mim as suas bocas, * qual leão que despedaça e ruge.
14 Como água me derramei e todos os meus ossos se desconjuntaram; *
o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
15 A minha força está seca qual um caco, e a língua se me apega ao paladar; * e me puseste no pó da morte.

Jó 20:1-29
1 Sofar de Naamat tomou a palavra e disse: 
2 «Meus pensamentos me obrigam a responder, pois eu me sinto inquieto. 
3 Acabo de ouvir uma lição insolente, e por isso minha razão me leva a replicar. 
4 Você não sabe que desde sempre, desde quando o homem foi colocado sobre a terra, 
5 o triunfo dos injustos é passageiro e a alegria do perverso dura apenas um instante? 
6 Embora sua ambição se eleve até o céu e toque com sua cabeça as nuvens, 
7 ele perecerá para sempre como esterco e os que o viam, agora perguntam: ‘Onde está ele?’ 
8 Ele se desfaz como um sonho, e não o encontram; ele desaparece como visão noturna. 
9 Os olhos que o viam, não o verão mais, e a sua morada não mais o reconhecerá. 
10 Seus filhos terão que indenizar os pobres; suas próprias mãos devolverão suas riquezas. 
11 Seus membros ainda cheios de juventude se deitarão com ele no pó. 
12 O mal era doce na sua boca, e ele o escondia debaixo da língua; 
13 ele o saboreava sem o engolir, segurando-o no céu da boca. 
14 Pois bem! Esse alimento apodrecerá no seu ventre e se transformará em veneno de cobra. 15 Vomitará as riquezas que engoliu, porque Deus as arranca do ventre dele. 
16 Sugará veneno de serpente, e as presas da víbora o matarão. 
17 Nunca mais verá as fontes de óleo, nem os rios de leite e mel. 
18 Terá que devolver, sem usar, os frutos do seu trabalho, e não desfrutará do que ganhou no comércio. 
19 Porque explorou e desamparou os pobres, e roubou casas que não tinha construído. 
20 Porque não soube acalmar sua cobiça, não salvará nenhum de seus tesouros. 
21 Nada escapava de sua voracidade e, por isso, sua prosperidade não durará. 
22 Da abundância cairá na miséria, e os golpes da desgraça cairão sobre ele. 
23 Para lhe encher o ventre, Deus lhe enviará o incêndio de sua ira, e sobre ele fará chover suas flechas. 
24 Caso escape das armas de ferro, uma flecha de bronze o atravessará; 
25 a ponta da flecha sai brilhando de suas costas, depois de ter atravessado o fígado, enchendo-o de pavor. 
26 Todas as trevas serão reservadas para ele, e um fogo não aceso por homens o devorará, consumindo tudo o que resta de sua tenda. 
27 O céu revelará a injustiça dele e contra ele a terra se erguerá. 
28 Um dilúvio arrastará sua casa, como as cataratas no dia da ira de Deus. 
29 Essa é a parte que Deus reserva para o injusto, essa é a herança que Deus lhe prepara».

Mateus 15:1-9
1 Alguns fariseus e diversos doutores da Lei, de Jerusalém, se aproximaram de Jesus, e perguntaram: 
2 «Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? De fato, comem pão sem lavar as mãos!» 
3 Jesus respondeu: «Por que é que vocês também desobedecem ao mandamento de Deus em nome da tradição de vocês? 
4 Pois Deus disse: ‘Honre seu pai e sua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. 
5 E no entanto vocês ensinam que alguém pode dizer ao seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vocês poderiam receber de mim é consagrado a Deus’. 
6 E essa pessoa fica dispensada de honrar seu pai ou sua mãe. Assim vocês esvaziaram a palavra de Deus com a tradição de vocês. 
7 Hipócritas! Isaías profetizou muito bem sobre vocês, quando disse: 
8 ‘Esse povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim. 
9 Não adianta nada eles me prestarem culto, porque ensinam preceitos humanos.’ «



----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal