ODB303 Quinta-feira

 ODB303 Quinta-feira: 
Complem: Salmo 90:12-17; Deuteronômio 5:1-21; Hebreus 3:7-19 
Semicont: Salmo 22:1-15; Jó 17:1-16; Hebreus 3:7-19 

Complem: Salmo 90:12-17; Deuteronômio 5:1-21; Hebreus 3:7-19

Livro IV  Décimo Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 90:12-17
Domine, refugium
12 Ensina-nos a levar de tal modo nossos dias, * que alcancemos um coração sábio.
13 Volta, SENHOR, * e tem compaixão das pessoas que te servem.
14 Sacia-nos de manhã com tua bondade, * para que cantemos e nos alegremos em toda a nossa vida.
15 Alegra-nos na proporção dos dias em que nos tens afligido, * e dos anos em que temos sofrido adversidade.
16 Resplandeçam tuas obras diante de quem te serve, * e a tua glória sobre seus filhos e filhas.
17 Esteja diante de nós o resplendor do Senhor nosso DEUS. * Prospere a obra de nossas mãos. 

Deuteronômio 5:1-21

1 Moisés convocou todo o Israel e disse: «Ouça, Israel, os estatutos e normas que hoje eu proclamo aos seus ouvidos, para que os aprendam e cuidem de praticar:
2 Javé nosso Deus fez uma aliança conosco no Horeb. 
3 Javé não fez essa aliança com nossos antepassados, mas conosco, que hoje aqui estamos, todos vivos. 
4 Javé falou com vocês, face a face, sobre a montanha, do meio do fogo. 
5 Eu estava entre Javé e vocês, para lhes anunciar a palavra de Javé, pois vocês ficaram com medo do fogo e não subiram à montanha. Javé então me falou:
6 ‘Eu sou Javé seu Deus, que o tirou da terra do Egito, da casa da escravidão.
7 Não tenha outros deuses diante de mim. 
8 Não faça ídolos para você, nenhuma representação do que existe no céu, na terra ou nas águas que estão debaixo da terra. 
9 Não se prostre diante desses deuses, nem os sirva, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, eu castigo a culpa dos pais em seus filhos, netos e bisnetos; 
10 e trato com amor, por mil gerações, quando me amam e guardam os meus mandamentos.
11 Não pronuncie em vão o nome de Javé seu Deus, porque Javé não deixará sem punição aquele que pronunciar o seu nome em vão.
12 Observe o dia de sábado, para santificá-lo, como ordenou Javé seu Deus. 
13 Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. 
14 O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé seu Deus. Não faça trabalho nenhum, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem qualquer um de seus animais, nem o imigrante que vive em suas cidades. Desse modo, seu escravo e sua escrava poderão repousar como você. 
15 Lembre-se: você foi escravo na terra do Egito, e Javé seu Deus o tirou de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que Javé seu Deus ordenou que você guardasse o dia de sábado.
16 Honre seu pai e sua mãe, como Javé seu Deus lhe ordenou, para que sua vida se prolongue e tudo corra bem para você na terra que Javé seu Deus agora lhe dá.
17 Não mate.
18 Não cometa adultério.
19 Não roube.
20 Não dê falso testemunho contra seu próximo.
21 Não cobice a mulher do seu próximo, nem deseje para você a casa do seu próximo, nem o campo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo’.

Hebreus 3:7-19 
7 Por isso, escutemos o que diz o Espírito Santo: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, 
8 não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta, no dia da tentação no deserto. 9 Ali os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, 
10 embora já tivessem visto as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, aquela geração me desgostou, e eu disse: ‘Eles têm sempre o coração transviado, não conheceram os meus caminhos. 
11 Por isso, eu jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso.’ «
12 Portanto, irmãos, tenham cuidado para que não haja entre vocês nenhum homem de coração perverso e sem fé, que se afaste do Deus vivo. 
13 Animem-se uns aos outros a cada dia, enquanto dura a proclamação desse hoje, a fim de que ninguém de vocês se endureça, enganado pelo pecado. 
14 De fato, nós nos tornamos participantes de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a confiança que tivemos desde o início. 
15 Quando se diz: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta», 
16 quais foram aqueles que se revoltaram depois de ter ouvido a sua voz? Não foram todos aqueles que tinham saído do Egito graças a Moisés? 
17 E quais foram aqueles de quem Deus se desgostou por quarenta anos? Não foram aqueles que tinham pecado, e cujos cadáveres caíram no deserto? 
18 E para quem foi que Deus jurou que não entrariam no seu descanso? Para aqueles que não tinham acreditado. 
19 Vemos assim que eles não puderam entrar aí, por causa da sua falta de fé.


Semicont: Salmo 22:1-15; Jó 17:1-16; Hebreus 3:7-19 

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 22:1-15
Deus, Deus meus
DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? * Por que estás afastado de me auxiliar e de meu sentido clamor?
2 Ó Deus meu, por ti clamo de dia e não me respondes; * também durante a noite e não encontro sossego.
3 E, contudo, tu és santo, * habitando entre os louvores de teu povo.
4 Em ti confiaram nossos pais; * confiaram, e tu os libertaste,
5 A ti clamaram e foram salvos; * em ti confiaram e não foram humilhados.
6 Eu, porém, sou um verme e não um ser humano; * vergonha entre as pessoas  e desprezado do povo.
7 Quem me vê zomba de mim; * estende os beiços e balança a cabeça, dizendo:
8 Confiou no SENHOR, pois que o livre; * que o salve, visto que nele se compraz.
9 E, contudo, me fizeste nascer; * e me preservaste no seio de minha mãe.
10 A ti fui confiado desde meu nascimento; * desde o seio de minha mãe, tu és meu Deus poderoso.
11 Não te afastes de mim, que está próxima a adversidade; * e não há quem me preste socorro.
12 Muitos touros me cercaram; * fortes touros de Bazan me rodearam. 
13 Abriram contra mim as suas bocas, * qual leão que despedaça e ruge.
14 Como água me derramei e todos os meus ossos se desconjuntaram; *
o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
15 A minha força está seca qual um caco, e a língua se me apega ao paladar; * e me puseste no pó da morte.

Jó 17:1-16
1 A minha respiração se perturba, os meus dias se apagam, e o sepulcro me espera. 
2 Estou cercado de zombarias e farto de provocações. 
3 Sejas tu o meu fiador diante de ti mesmo, pois nenhum outro se empenharia em ser meu fiador. 
4 Tu fechaste a mente deles para o raciocínio e por isso não poderão triunfar. 
5 São como alguém que convida os amigos para um banquete, enquanto seus próprios filhos morrem de fome.
6 Eu me tornei motivo de piada no meio do povo, alguém que recebe cuspidas no rosto. 
7 Meus olhos se consomem irritados, e meus membros definham como sombra. 
8 Ao ver isso, os justos se espantam, e o inocente fica indignado contra o injusto. 
9 Mas o justo persiste no seu caminho, e quem tem mãos puras redobra a coragem. 
10 Voltem-se todos, e venham, e entre vocês eu não vou encontrar nenhum sábio. 
11 Os meus dias passam, e fracassam os meus projetos e os desejos do meu coração. 
12 Transformam a noite em dia, e dizem que a luz está perto, quando já estão chegando as trevas. 
13 Não espero mais nada. O túmulo é a minha casa, e nas trevas farei a minha cama. 
14 Eu digo ao túmulo: ‘Você é o meu pai’. E digo aos vermes: ‘Vocês são minha mãe e minha irmã’. 
15 Onde está a minha esperança? Alguém viu a minha esperança por aí? 
16 Ela descerá comigo ao túmulo, quando juntos nos afundarmos no pó».

Hebreus 3:7-19 
7 Por isso, escutemos o que diz o Espírito Santo: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, 
8 não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta, no dia da tentação no deserto. 9 Ali os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, 
10 embora já tivessem visto as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, aquela geração me desgostou, e eu disse: ‘Eles têm sempre o coração transviado, não conheceram os meus caminhos. 
11 Por isso, eu jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso.’ «
12 Portanto, irmãos, tenham cuidado para que não haja entre vocês nenhum homem de coração perverso e sem fé, que se afaste do Deus vivo. 
13 Animem-se uns aos outros a cada dia, enquanto dura a proclamação desse hoje, a fim de que ninguém de vocês se endureça, enganado pelo pecado. 
14 De fato, nós nos tornamos participantes de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a confiança que tivemos desde o início. 
15 Quando se diz: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta», 
16 quais foram aqueles que se revoltaram depois de ter ouvido a sua voz? Não foram todos aqueles que tinham saído do Egito graças a Moisés? 
17 E quais foram aqueles de quem Deus se desgostou por quarenta anos? Não foram aqueles que tinham pecado, e cujos cadáveres caíram no deserto? 
18 E para quem foi que Deus jurou que não entrariam no seu descanso? Para aqueles que não tinham acreditado. 
19 Vemos assim que eles não puderam entrar aí, por causa da sua falta de fé.




----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal