ODB302 Quarta

ODB302 Quarta-feira:
Complementares: Salmo 112; Jeremias 3:6-14; Mateus 5:27-36
Semicontínuas: Salmo 55:1-15; Jó 15:1-35; Mateus 5:27-36 

Complementares: Salmo 112; Jeremias 3:6-14; Mateus 5:27-36

Salmos Litúrgicos - Livro V – 23º Dia: Oração Matutina
Salmo 112
Beatus vir
ALELUIA! Ditoso é quem teme ao SENHOR, *e que em seus mandamentos se alegra.
2 Sua descendência será poderosa sobre a terra; *abençoada será a geração das pessoas justas.
3 Fartura e riquezas haverá em sua casa, *e a retidão permanecerá para sempre.
4 Para quem vive justiça raia a luz nas trevas; *ele é benigno, misericordioso e justo.
5 Feliz é quem que se compadece e empresta; *ele manterá a palavra empenhada.
6 Em verdade, jamais sofrerá abalos; *perpétua será a memória da pessoa justa.
7 Não se atemoriza de maus rumores; *seu coração está firme, confiante no SENHOR.
8 Seu coração está bem firmado, nada tem que temer; *até que veja vingada a sua causa sobre quem lhe oprime.
9 Deu liberalmente para as pessoas necessitadas; *sua retidão permanece para sempre; com glória será exaltado seu poder.
10 A pessoa injusta verá e se consumirá de tristeza; * a avidez das pessoas malvadas perecerá.

Jeremias 3:6-14
6 No tempo do rei Josias, Javé me disse: «Você viu o que fez Israel, essa rebelde? Ela andou por todos os altos montes e se prostituiu à sombra de toda árvore frondosa. 
7 Eu pensava que ela, depois de ter feito tudo isso, voltaria para mim. Mas não voltou. Então sua irmã Judá, a infiel, viu tudo; 
8 viu que eu rejeitei a rebelde Israel exatamente por causa de todos os seus adultérios, entregando-lhe o documento de divórcio. Mas a infiel Judá, sua irmã, não teve medo: também ela caiu na prostituição. 
9 Com sua prostituição fácil desonrou o país, cometendo adultério com os ídolos de pedra e de madeira. 
10 Apesar de tudo isso, a rebelde Judá, irmã de Israel, não voltou para mim de todo o coração, mas apenas de mentira» - oráculo de Javé.
11 Então Javé me disse: «A rebelde Israel é mais correta que a infiel Judá. 
12 Vá, pois, e grite lá do Norte esta mensagem: Volte, Israel rebelde - oráculo de Javé. Eu não mostrarei a você uma face indignada, porque sou amoroso - oráculo de Javé - e não guardo rancor eterno. 
13 Vamos, reconheça a sua culpa, porque você foi infiel a Javé seu Deus: você se prostituiu com estrangeiros à sombra de toda árvore frondosa, e me desobedeceu - oráculo de Javé.
14 Voltem, filhos rebeldes - oráculo de Javé - pois eu sou o Senhor de vocês e posso pegar um de cada cidade e dois de cada clã para levar a Sião. 

Mateus 5:27-36
27 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. 
28 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração.
29 Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. 
30 Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno.
31 Também foi dito: ‘Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio’. 
32 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério.»
33 «Vocês ouviram também o que foi dito aos antigos: ‘Não jure falso’, mas ‘cumpra os seus juramentos para com o Senhor’. 
34 Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus; 
35 nem pela terra, porque é o suporte onde ele apóia os pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 
36 Não jure nem mesmo pela sua própria cabeça, porque você não pode fazer um só fio de cabelo ficar branco ou preto.

Semicontínuas: Salmo 55:1-15; Jó 15:1-35; Mateus 5:27-36 

Salmos Litúrgicos  Livro II Décimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 55:1-15 
  Exaudi, Deus
INCLINA, ó Deus, teus ouvidos à minha oração, * e não rejeites a minha súplica.
2 Atende e responde-me; * estou perturbado e aflito em minha meditação.
3 Por causa do clamor gente inimiga e a opressão de gente  má, * e pela ira com que me perseguem.
4 Meu coração está abatido, * e mortal tristeza me oprime.
5 Temor e tremor vieram sobre mim; * e trevas me cercaram.
6 E eu disse: Quem me dera asas! * Então voaria e estaria em descanso.
7 Eis que partiria para longe, * e me refugiaria no deserto.
8 Apressar-me-ia a escapar * da fúria do vento e da tempestade.
9 Destrói, SENHOR, a maldade, * pois tenho na cidade visto violência e contenda.
10 De dia e de noite andam e rondam suas muralhas; * maldade e malícia estão no meio dela.
11 Há maldade no seu interior; * opressão e engano nas suas ruas.
12 Não era gente inimiga quem me afrontava; * pois isso eu não suportaria;
13 Mas eras tu, que és igual a mim, * com quem partilho a intimidade e a confidência.
14 Mutuamente nos aconselhávamos, * e juntos, entre a multidão, íamos à casa de Deus.
15 Que a morte lhes surpreenda,  e desçam vivos até o mundo da morte, * porque há maldade nas suas habitações e no seu íntimo.

Jó 15:1-35
1 Elifaz de Temã tomou a palavra e disse: 
2 «Por acaso um sábio responde com doutrinas falsas, ou se incha com o vento leste, 
3 argumentando com razões inconsistentes ou palavras sem sentido? 
4 Você está destruindo a religião e eliminando a oração! 
5 Suas culpas inspiram suas palavras, e você usa a linguagem dos astutos. 
6 Quem condena você é sua própria boca, e não eu; são suas palavras que testemunham contra você.
7 Por acaso foi você o primeiro homem a nascer? Será que você veio ao mundo antes das colinas? 
8 Por acaso você foi admitido no conselho secreto de Deus e se apropriou da sabedoria? 
9 O que sabe você que nós não sabemos? O que entende você que nós não entendemos? 
10 Entre nós há anciãos de cabelos brancos, e alguns de nós são mais velhos que o seu pai. 
11 Não está você fazendo pouco caso das nossas consolações divinas e das palavras equilibradas que dizemos a você? 
12 Como a paixão arrebata você e como seus olhos saltam para fora, 
13 quando você joga o seu rancor contra Deus, soltando protestos com a boca! 
14 Como pode o homem ser puro, como pode ser inocente quem nasceu de mulher? 
15 Deus não confia nem mesmo em seus anjos, nem o céu é puro aos olhos dele. 
16 Quanto menos o homem detestável e corrompido, que bebe injustiça como água!
17 Escute-me, que eu vou instruir você. Vou contar-lhe aquilo que vi, 
18 aquilo que os sábios transmitiram, sem nada ocultar, conforme receberam de seus antepassados, 
19 a quem foi dado o país, sem que nenhum estrangeiro se instalasse no meio deles.
20 O injusto vive em contínuo tormento, e poucos são os anos reservados ao tirano. 
21 Gritos de terror ressoam nos ouvidos dele e, quando está em paz, é assaltado pelo bandido. 
22 Não tem esperança de voltar das trevas, porque está destinado ao fio da espada; 
23 é jogado como pasto dos urubus, e sabe que sua ruína é iminente. O dia tenebroso 
24 o apavora, a angústia e a inquietação o assaltam, como rei pronto para o ataque. 
25 Porque ele estendeu a mão contra Deus e desafiou o Todo-poderoso. 
26 Investiu contra ele de cabeça abaixada, protegido por escudo blindado, 
27 com o rosto massageado de gordura e os músculos dos rins bem ungidos. 
28 Ele habitará cidades abandonadas, casas desabitadas que ameaçam ruir. 
29 Não poderá se enriquecer, e sua fortuna não vai durar, nem poderá levar seus bens para o túmulo, 
30 nem escapará das sombras. A chama queimará seus brotos, e o vento arrancará suas flores.
31 Que ele não confie na ilusão que engana, porque a ilusão será a sua recompensa. 
32 Antes do tempo, suas folhas murcharão, e seus ramos nunca mais ficarão verdes. 
33 Será como videira que deixa cair suas uvas verdes, como oliveira que perde sua florada. 
34 A descendência dos injustos é estéril, e o fogo devorará a tenda do homem enganador. 
35 Quem concebe a maldade, dá à luz a desgraça, e gera no ventre a desilusão».

Mateus 5:27-36
27 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. 
28 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração.
29 Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. 
30 Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno.
31 Também foi dito: ‘Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio’. 
32 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério.»
33 «Vocês ouviram também o que foi dito aos antigos: ‘Não jure falso’, mas ‘cumpra os seus juramentos para com o Senhor’. 
34 Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus; 
35 nem pela terra, porque é o suporte onde ele apóia os pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 
36 Não jure nem mesmo pela sua própria cabeça, porque você não pode fazer um só fio de cabelo ficar branco ou preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal