ODB286 Sexta-feira: 
Complem: Salmo 54; 1Reis 22:24-40; Romanos 11:25-32 
Semicont: Salmo 1; Provérbios 30:18-33; Romanos 11:25-32 

Complem: Salmo 54; 1Reis 22:24-40; Romanos 11:25-32 

Salmos Litúrgicos  Livro II  Décimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 54 
  Deus, in Nomine
Ó DEUS, pelo teu nome, salva-me; * e pelo teu poder, defende-me.
2 Ó Deus, ouve a minha oração; * atende às palavras de minha boca.
3 Pois gente estranha se levanta contra mim e pessoas violentas procuram tirar-me a vida; * não têm posto Deus perante os seus olhos.
4 Eis que Deus é quem me ajuda; * o SENHOR é quem me sustenta a vida.
5 Ele retribuirá sim, dará o mal para quem me quer mal; * Por tua verdade sofrerão a aniquilação!
6 Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; * louvarei o teu Nome, SENHOR, porque é bom.
7 Pois me tem livrado de todo sofrimento; * e meu olhar desafia aquelas pessoas que são minhas inimigas.


1Reis 22:24-40
24 Então Sedecias, filho de Canaana, aproximou-se de Miquéias, deu-lhe um tapa e disse: «Qual é o caminho por onde o espírito de Javé saiu de mim para falar a você?» 
25 Miquéias respondeu: «Você o verá no dia em que tiver de andar de casa em casa para se esconder». 
26 Então o rei de Israel ordenou: «Prenda Miquéias e o leve ao governador Amon e ao príncipe Joás. 
27 Você dirá a eles: ‘Por ordem do rei, ponham esse homem na prisão e o tratem a pão e água, até que o rei volte vitorioso’ «. 
28 Miquéias disse: «Se você voltar vitorioso, Javé não falou por minha boca».
29 O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, marcharam contra Ramot de Galaad. 
30 O rei de Israel disse a Josafá: «Vou me disfarçar antes de entrar em combate. Você, porém, vá com sua roupa». E o rei de Israel se disfarçou e foi para o combate. 
31 O rei de Aram tinha ordenado aos comandantes dos carros que não atacassem a ninguém nem pequeno nem grande, mas somente o rei de Israel. 
32 Quando os comandantes dos carros viram Josafá, comentaram: «Esse é o rei de Israel». E se lançaram contra ele. Mas Josafá deu o grito de guerra 
33 e os comandantes dos carros viram que ele não era o rei de Israel, e pararam de persegui-lo. 
34 Um soldado atirou com o arco, ao acaso, e atingiu o rei de Israel numa brecha da couraça. O rei disse ao condutor de seu carro: «Dê a volta e tire-me do campo de batalha, porque estou ferido». 
35 Mas, nesse dia, o combate se tornou mais violento, de modo que seguraram o rei de pé sobre seu carro, diante dos arameus. E ele morreu ao entardecer. O sangue de sua ferida escorria no fundo do carro. 
36 Ao pôr-do-sol, um grito correu pelo acampamento: «Cada um volte para sua cidade e para sua terra! 
37 O rei está morto!» E o levaram para Samaria, e aí o enterraram. 
38 Lavaram o carro na piscina de Samaria, os cães lamberam o sangue dele e as prostitutas aí se lavaram, como Javé havia anunciado.
39 O resto da história de Acab e do que ele fez, o palácio de marfim e as cidades que construiu, tudo está escrito nos Anais dos Reis de Israel. 
40 Acab morreu, e seu filho Ocozias lhe sucedeu no trono.

Romanos 11:25-32
25 Irmãos, não quero que vocês ignorem este mistério, para que vocês não se tornem convencidos: o endurecimento de uma parte de Israel vai durar até que chegue a plenitude das nações. 
26 Então, todo o Israel será salvo, como diz a Escritura: «De Sião sairá o libertador, ele vai tirar as impiedades de Jacó; 
27 essa será a minha aliança com eles, quando eu perdoar os seus pecados».
28 Quanto ao Evangelho, eles são inimigos, para vantagem de vocês; mas, quanto à eleição, eles são amados, por causa dos patriarcas, 
29 porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. 
30 Vocês foram desobedientes a Deus, e agora, pela desobediência deles, vocês conseguiram misericórdia. 
31 Do mesmo modo, também eles agora desobedeceram, a fim de que, pela misericórdia feita a vocês, eles consigam então a misericórdia para eles. 
32 Deus encerrou todos na desobediência, para ser misericordioso com todos.

Semicont: Salmo 1; Provérbios 30:18-33; Romanos 11:25-32 

Salmos Litúrgicos - Livro 1 - Primeiro Dia: Oração Matutina
Salmo 1
Beatus vir qui non abiit 
FELIZ é quem não segue o conselho dos maus,*que não se detém no caminho das pessoas pecadoras e não se assenta na roda de quem zomba de Deu. 
2 Mas na lei do SENHOR se alegra, * e nela medita dia e noite
3 É qual árvore à margem de riachos, que a tempo dá frutos e cuja folhagem não murcha; * faz prosperar tudo quanto empreende.
4 Não é assim quem pratica a maldade, * pois é como a palha que o vento dispersa.
5 Por isso não subsiste no juízo; *  nem quem peca na congregação das pessoas justas. 
6 Porque o SENHOR conhece o caminho das pessoas justas; * mas o caminho das más perecerá.

Provérbios 30:18-33
18 Existem três coisas difíceis para mim, e uma quarta que não compreendo: 
19 o caminho da águia no céu, o caminho da serpente nas pedras, o caminho do navio em alto mar e o caminho do homem com uma jovem.
20 A adúltera se comporta assim: come, limpa a boca e depois diz: «Não fiz nada de mal».
21 Existem três coisas que fazem a terra tremer, e uma quarta que ela não pode suportar: 22 um escravo que se torna rei, um idiota farto de pão, 
23 a mulher desprezada que encontra marido e a escrava que ocupa o lugar da patroa.
24 No mundo existem quatro seres pequeninos que são mais sábios do que os sábios: 
25 as formigas, povo fraco, mas que recolhe comida no verão; 
26 as ratazanas, povo sem força, mas que mora nas rochas; 
27 os gafanhotos, que não têm rei, mas avançam todos em ordem; 
28 as lagartixas, que se podem pegar com a mão, mas penetram até em palácios de reis.
29 Existem três seres com belo porte, e um quarto de andar imponente: 
30 o leão, o mais valente dos animais, que não recua diante de ninguém; 
31 o galo empinado diante das galinhas; o carneiro que vai à frente do rebanho; e o rei que chefia seu exército.
32 Se você se exaltou estupidamente e depois se arrependeu, coloque a mão na boca, 
33 porque, batendo o leite sai manteiga, apertando o nariz sai sangue, e apertando a ira sai briga.


Romanos 11:25-32
25 Irmãos, não quero que vocês ignorem este mistério, para que vocês não se tornem convencidos: o endurecimento de uma parte de Israel vai durar até que chegue a plenitude das nações. 
26 Então, todo o Israel será salvo, como diz a Escritura: «De Sião sairá o libertador, ele vai tirar as impiedades de Jacó; 
27 essa será a minha aliança com eles, quando eu perdoar os seus pecados».
28 Quanto ao Evangelho, eles são inimigos, para vantagem de vocês; mas, quanto à eleição, eles são amados, por causa dos patriarcas, 
29 porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. 
30 Vocês foram desobedientes a Deus, e agora, pela desobediência deles, vocês conseguiram misericórdia. 
31 Do mesmo modo, também eles agora desobedeceram, a fim de que, pela misericórdia feita a vocês, eles consigam então a misericórdia para eles. 
32 Deus encerrou todos na desobediência, para ser misericordioso com todos.
----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal