ODB285 Quinta-feira

ODB285 Quinta-feira:
Complem: Salmo 54; Juízes 6:1-10; 1Coríntios 2:1-5 
Semicont: Salmo 1; Provérbios 30:1-10; 1Coríntios 2:1-5

Complem: Salmo 54; Juízes 6:1-10; 1Coríntios 2:1-5

Salmos Litúrgicos  Livro II  Décimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 54
    Deus, in Nomine
Ó DEUS, pelo teu nome, salva-me; * e pelo teu poder, defende-me.
2 Ó Deus, ouve a minha oração; * atende às palavras de minha boca.
3 Pois gente estranha se levanta contra mim e pessoas violentas procuram tirar-me a vida; * não têm posto Deus perante os seus olhos.
4 Eis que Deus é quem me ajuda; * o SENHOR é quem me sustenta a vida.
5 Ele retribuirá sim, dará o mal para quem me quer mal; * Por tua verdade sofrerão a aniquilação!
6 Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; * louvarei o teu Nome, SENHOR, porque é bom.
7 Pois me tem livrado de todo sofrimento; * e meu olhar desafia aquelas pessoas que são minhas inimigas.


Juízes 6:1-10
1 Jericó estava fechada e bem trancada por causa dos israelitas. Ninguém saía e ninguém entrava. 
2 Javé disse a Josué: «Veja! Eu estou entregando em sua mão a cidade de Jericó, junto com o rei e os soldados. 
3 Vocês, todos os guerreiros, rodeiem a cidade, dando uma volta ao redor. Façam isso durante seis dias. 
4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas diante da arca; no sétimo dia dêem sete voltas em torno da cidade, e os sacerdotes tocarão as trombetas. 
5 Quando for dado um toque longo e vocês ouvirem o toque da trombeta, todo o povo lançará o grito de guerra: as muralhas da cidade virão abaixo, e o povo a assaltará, cada um do seu lugar».
6 Josué, filho de Nun, convocou os sacerdotes e lhes deu esta ordem: «Levem a arca da aliança; sete sacerdotes levem também sete trombetas na frente da arca de Javé». 
7 E em seguida disse ao povo: «Vão e rodeiem a cidade. Os guerreiros passem na frente da arca de Javé».
8 E foi feito como Josué havia ordenado ao povo. Sete sacerdotes com sete trombetas passaram à frente de Javé e começaram a tocar as trombetas. A arca da aliança de Javé ia atrás deles.
9 Os guerreiros iam na frente dos sacerdotes que tocavam as trombetas. O restante ia atrás da arca; todos marchavam ao som das trombetas. 
10 Josué tinha ordenado ao povo: «Não lancem o grito de guerra. Fiquem em silêncio. Não digam uma só palavra até que eu mande vocês gritarem. Só então, vocês vão gritar».

1Coríntios 2:1-5 
1 Irmãos, eu mesmo, quando fui ao encontro de vocês, não me apresentei com o prestígio da oratória ou da sabedoria, para anunciar-lhes o mistério de Deus. 
2 Entre vocês, eu não quis saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado. 3 Estive no meio de vocês cheio de fraqueza, receio e tremor; 
4 minha palavra e minha pregação não tinham brilho nem artifícios para seduzir os ouvintes, mas a demonstração residia no poder do Espírito,
5 para que vocês acreditassem, não por causa da sabedoria dos homens, mas por causa do poder de Deus.

Semicont: Salmo 1; Provérbios 30:1-10; 1Coríntios 2:1-5

Salmos Litúrgicos - Livro 1 - Primeiro Dia: Oração Matutina
Salmo 1
Beatus vir qui non abiit 
FELIZ é quem não segue o conselho dos maus,*que não se detém no caminho das pessoas pecadoras e não se assenta na roda de quem zomba de Deu. 
2 Mas na lei do SENHOR se alegra, * e nela medita dia e noite
3 É qual árvore à margem de riachos, que a tempo dá frutos e cuja folhagem não murcha; * faz prosperar tudo quanto empreende.
4 Não é assim quem pratica a maldade, * pois é como a palha que o vento dispersa.
5 Por isso não subsiste no juízo; *  nem quem peca na congregação das pessoas justas. 
6 Porque o SENHOR conhece o caminho das pessoas justas; * mas o caminho das más perecerá.


Provérbios 30:1-10
1* Palavras de Agur, filho de Jaces, de Massa.
Ó Deus, estou cansado. Estou cansado, ó Deus, e desfaleço, 
2 porque sou o mais ignorante dos homens, e não tenho inteligência humana. 
3 Não aprendi a sabedoria e não cheguei a compreender o Santo. 
4 Quem subiu até o céu, e daí desceu? Quem recolheu o vento na mão? Quem recolheu o mar na túnica? Quem fixou os confins do mundo? Qual é o seu nome e sobrenome? Você sabe? 
5 Cada palavra de Deus é comprovada, e ele é um escudo para quem nele se abriga. 
6 Não acrescente nada às palavras dele, porque ele o questionaria, e a sua fraude seria descoberta.
7 Eu te peço duas coisas, ó Deus. Não me negues isto antes de eu morrer: 
8 Afasta de mim a falsidade e a mentira. Não me dês riqueza, nem pobreza. Concede-me apenas o meu pedaço de pão, 
9 para que, saciado, eu não te renegue, dizendo: «Quem é Javé?» Ou então, reduzido à miséria, chegue a roubar e profanar o nome do meu Deus.
10 Não calunie o escravo diante do seu patrão, pois o escravo amaldiçoaria você, e você é que seria castigado.

1Coríntios 2:1-5 
1 Irmãos, eu mesmo, quando fui ao encontro de vocês, não me apresentei com o prestígio da oratória ou da sabedoria, para anunciar-lhes o mistério de Deus. 
2 Entre vocês, eu não quis saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado. 3 Estive no meio de vocês cheio de fraqueza, receio e tremor; 
4 minha palavra e minha pregação não tinham brilho nem artifícios para seduzir os ouvintes, mas a demonstração residia no poder do Espírito,
5 para que vocês acreditassem, não por causa da sabedoria dos homens, mas por causa do poder de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal