ODB288 Segunda-feira

ODB288 Segunda-feira:
Complem: Salmo 139:1-18; 2Reis 5:1-14; Tiago 4:8-17 
Semicont: Salmo 128; Provérbios 27:1-27; Tiago 4:8-17 

Complem: Salmo 139:1-18; 2Reis 5:1-14; Tiago 4:8-17

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Nono Dia: Oração Matutina
Salmo 139:1-18
Domine, probasti
SENHOR, * tu me sondaste e me conheces.
2  Tu sabes o meu sentar e o meu levantar; * conheces, de longe, o meu pensamento.
3  Observas o meu caminhar e o meu repouso, * estás a par de todos os meus caminhos.
4   Não havendo ainda palavra na minha língua, * já tu, SENHOR, a conheces toda.
5  Por todos os lados tu me cercas, * e pões sobre mim a tua mão.
6  Tal conhecimento é para mim maravilhoso demais, * elevado é, não posso atingir.
7  Para onde me ausentarei de teu Espírito? * Ou para onde me afastarei da tua presença?
8  Se subir aos céus, lá tu estás; * se fizer nas profundezas da sepultura o meu leito, eis que lá estás também.
9  Se tomar as asas do amanhecer, * se for habitar nas extremidades do mar,
10 Ainda lá me guiará a tua mão, * e tua direita me susterá.
11 Mesmo que eu dissesse: Cubram-me só trevas, * e a luz se torne noite ao meu redor,
12 As trevas não seriam demasiado escuras para ti; * antes, a noite resplandece como o dia e as trevas como a luz.
13 Fizeste os meus rins; * em minha mãe, tu formaste minhas entranhas.
14 Eu te louvarei porque singularmente me distingo entre tuas obras maravilhosas, * e minha alma o reconhece muito bem.
15 O conjunto de meus ossos não te foi oculto, embora constituído em secredo, * e formado nas profundezas da terra.
16 Teus olhos me viram em embrião, e no teu livro registraram-se os dias que se escoavam, * sem faltar nenhum deles.
17 Eis porque, ó Deus, são preciosos para mim os teus pensamentos! * E quão grande é a soma deles!
18 Tentasse eu decifrá-los e se multiplicariam mais que a areia! * Estremeço, desperto, e ainda estou contigo.

2Reis 5:1-14
1 Naamã, chefe do exército do rei de Aram, era homem estimado e favorecido pelo seu senhor. Foi por meio dele que Javé concedeu a vitória aos arameus. No entanto, esse homem valente ficou leproso.
2 Numa incursão, os arameus tinham levado do território de Israel uma jovem, que ficou a serviço da mulher de Naamã. 
3 Ela disse à patroa: «Meu senhor poderia apresentar-se ao profeta de Samaria. Ele certamente o livraria da lepra». 
4 Naamã foi informar seu senhor: «A moça israelita disse isso». 
5 O rei de Aram lhe disse: «Vá até lá. Vou mandar uma carta para o rei de Israel». Naamã partiu levando trezentos e cinqüenta quilos de prata, sessenta e oito quilos de ouro e dez roupas de festa. 
6 Naamã entregou ao rei de Israel a carta que dizia: «Quando você receber esta carta, verá que estou lhe mandando meu servo Naamã para que o cure da lepra». 
7 O rei de Israel leu a carta e rasgou as próprias roupas, exclamando: «Por acaso eu sou um deus, capaz de dar a morte ou a vida, para que esse fulano me mande um homem para eu curá-lo de lepra? Vejam bem: ele anda buscando algum pretexto contra mim!»
8 Eliseu, homem de Deus, soube que o rei de Israel tinha rasgado as próprias roupas, e mandou dizer a ele: «Por que você rasgou as roupas? Deixe que ele venha ao meu encontro, e ficará sabendo que há um profeta em Israel».
9 Naamã chegou com seus cavalos e seu carro, e parou na frente da casa de Eliseu. 
10 Então Eliseu mandou um mensageiro até ele com esta ordem: «Vá e se lave sete vezes no rio Jordão. Seu corpo ficará limpo, e você ficará curado». 
11 Naamã se irritou e foi embora, dizendo: «Eu pensava que ele saísse e invocasse de pé o nome de Javé, o Deus dele. Depois passasse a mão no lugar da doença e, assim, me livrasse da lepra. 
12 Por acaso o Abana e o Farfar, rios de Damasco, não são melhores que todas as águas de Israel? Eu não poderia lavar-me neles e ficar curado?» Virou-se e foi embora indignado. 13 Seus servos se aproximaram e disseram: «Se o profeta lhe tivesse mandado fazer alguma coisa difícil, o senhor não faria? No entanto, ele só mandou isto: ‘Lave-se, e você ficará curado’ «. 
14 Então Naamã desceu e mergulhou sete vezes no rio Jordão, como o homem de Deus havia dito. Sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ele ficou curado. 

Tiago 4:8-17 
8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. Pecadores, purifiquem as mãos! Indecisos, purifiquem o coração! 
9 Reconheçam a própria miséria, cubram-se de luto e chorem! Que o riso de vocês se transforme em luto, e a alegria em tristeza! 
10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os elevará.
11 Irmãos, não fiquem criticando uns aos outros! Quem critica o irmão ou julga seu irmão, está criticando uma lei e julgando uma lei. E se você julga uma lei, você não é alguém que obedece a uma lei, mas alguém que a julga. 
12 Ora, só um é o legislador e juiz: aquele que pode salvar e destruir. Quem é você para julgar o próximo?
13 Agora vamos aos que dizem: «Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos aí um ano negociando e ganhando dinheiro.» 
14 E, no entanto, nem sabem o que vai acontecer amanhã! O que é a vida de vocês? Uma neblina que aparece um pouco e logo desaparece! 
15 Vocês deveriam dizer: «Se o Senhor quiser, nós viveremos e faremos isto ou aquilo.» 
16 Em vez disso, vocês se gabam da própria arrogância. Todo orgulho desse tipo é mau. 
17 Portanto, quem sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Semicont: Salmo 128; Provérbios 27:1-27; Tiago 4:8-17

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 128
Beati omnes
FELIZ quem teme ao SENHOR, * e anda nos seus caminhos.
2 Pois comerás do trabalho de tuas mãos, * serás feliz e tudo te correrá bem.
3 Tua mulher será como videira frutífera, no interior de tua casa; * teus filhos, quais rebentos de oliveira, ao redor de tua mesa.
4 Assim será abençoado o homem * que teme ao SENHOR.
5 De Sião o SENHOR te abençoará, * e verás a prosperidade de Jerusalém, todos os dias de tua vida.
6 Verás também os filhos de teus filhos. * Que a paz seja sobre Israel!

Provérbios 27:1-27
1 Não se glorie do amanhã, porque você não sabe o que o dia de hoje vai gerar.
2 Que um estranho elogie você, e não sua própria boca; que seja um desconhecido, e não seus próprios lábios.
3 A pedra é pesada e a areia é uma carga, mas a cólera do estúpido pesa mais do que as duas.
4 O furor é cruel e a ira é impetuosa, mas quem pode resistir diante do ciúme?
5 É melhor uma repreensão aberta do que um amor encoberto.
6 O tapa do amigo é leal, mas o beijo do inimigo é mentiroso.
7 Estômago cheio despreza o favo de mel; estômago faminto acha doce o fel.
8 Como ave a vagar longe do ninho, assim é o homem longe do lar.
9 Óleo e perfume alegram o coração, e conselho de amigo acalma o ânimo.
10 Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai; e no dia difícil, não vá à casa do seu irmão: vale mais o vizinho perto do que o irmão longe.
11 Meu filho, tenha juízo e alegre o meu coração, e eu poderei responder a quem me ultraja.
12 O esperto vê o perigo e se esconde; o ingênuo avança e se sai mal.
13 Tome a roupa de quem se tornou fiador de um desconhecido e ficou empenhado com um estrangeiro.
14 Acordar o vizinho para lhe dizer «bom dia», é o mesmo que amaldiçoá-lo.
15 Goteira pingando em dia de chuva e mulher briguenta são coisas iguais. 
16 Querer segurá-la é como segurar o vento ou pegar óleo com a mão.
17 O ferro se afia com o ferro, e a pessoa se afia com a presença do seu próximo.
18 Quem cuida de sua figueira, comerá de seus figos; e quem respeita o patrão, será honrado.
19 O rosto se reflete na água, e o homem se reflete em sua consciência.
20 Morte e abismo são insaciáveis, da mesma forma que a ambição humana.
21 A prata é provada na fornalha, o ouro no forno, e o homem na boca de quem o elogia.
22 Mesmo que você soque o imbecil no pilão, a estupidez não se separa dele.
23 Observe bem o aspecto de suas ovelhas, e preste atenção em seus rebanhos, 
24 porque a riqueza não dura para sempre, nem fortuna passa de geração em geração. 
25 Corte o capim, e quando ele brotar, ajunte o feno dos montes. 
26 Dessa forma, as ovelhas lhe darão roupa, e os cabritos darão para você comprar um campo; 
27 as cabras darão leite para alimentar você, sua família e suas empregadas.

 
Tiago 4:8-17 
8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. Pecadores, purifiquem as mãos! Indecisos, purifiquem o coração! 
9 Reconheçam a própria miséria, cubram-se de luto e chorem! Que o riso de vocês se transforme em luto, e a alegria em tristeza! 
10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os elevará.
11 Irmãos, não fiquem criticando uns aos outros! Quem critica o irmão ou julga seu irmão, está criticando uma lei e julgando uma lei. E se você julga uma lei, você não é alguém que obedece a uma lei, mas alguém que a julga. 
12 Ora, só um é o legislador e juiz: aquele que pode salvar e destruir. Quem é você para julgar o próximo?
13 Agora vamos aos que dizem: «Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos aí um ano negociando e ganhando dinheiro.» 
14 E, no entanto, nem sabem o que vai acontecer amanhã! O que é a vida de vocês? Uma neblina que aparece um pouco e logo desaparece! 
15 Vocês deveriam dizer: «Se o Senhor quiser, nós viveremos e faremos isto ou aquilo.» 
16 Em vez disso, vocês se gabam da própria arrogância. Todo orgulho desse tipo é mau. 
17 Portanto, quem sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.


----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal