ODB284 Quarta-feira

ODB284 Quarta-feira: 
Complem: Salmo 119:169-176; Isaías 10:12-20; João 7:25-36 
Semicont: Salmo 73:21-28; Provérbios 29:1-27; João 7:25-36 

Complem: Salmo 119:169-176; Isaías 10:12-20; João 7:25-36

Salmo 119:169-176
Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 119:169-176
   XXII. Appropinquet deprecatio
169 A TI, ó SENHOR, chegue o meu clamor; * dá-me entendimento, segundo a tua palavra.
170 Eleve-se a minha súplica à tua presença; * livra-me, conforme a tua palavra.
171 Brote de meus lábios o louvor, * quando me ensinares os teus estatutos.
172 A minha língua só falará da tua palavra, * pois todos os teus mandamentos são justiça.
173 Seja a tua mão o meu socorro, * porquanto preferi os teus preceitos.
174 Desejo ardentemente a tua salvação; * a tua lei é todo o meu prazer.
175 Que minha alma viva para louvar-te, * e que me ajudem os teus preceitos!
176 Desgarrei-me, qual ovelha perdida; * busca o teu servo porque não me esqueço dos teus mandamentos.

Isaías 10:12-20
12 Pois bem! Quando o Senhor terminar tudo o que está fazendo no monte Sião e em Jerusalém, ele vai dar o castigo ao rei da Assíria, conforme a soberba dos seus pensamentos e a arrogância do seu olhar. 
13 Pois ele disse: «Foi com a força da minha mão que eu fiz o que fiz; agi com sabedoria porque sou inteligente. Mudei as fronteiras das nações e saqueei seus tesouros; como herói dominei seus habitantes. 
14 Como em um ninho, minha mão apanhou as riquezas dos povos: como se recolhem ovos abandonados, recolhi a terra inteira, e não houve quem batesse asas, ninguém que desse um pio».
15 Acaso o machado se gloria contra aquele que o segura? Ou a serra se engrandece contra aquele que a maneja? Como se o bastão pudesse balançar quem o ergueu, ou a vara levantar aquele que não é madeira! 
16 Por isso, o Senhor Javé dos exércitos vai mandar magreza à gordura dele; em lugar de sua glória, haverá um incêndio, como incêndio provocado por fogo.
17 A luz de Israel se tornará um fogo, e seu Santo uma labareda, que há de devorar e consumir num só dia seus espinheiros e matagal. 
18 Como se fosse um doente que definha, vai se extinguir toda a beleza de suas matas e de seus bosques. 
19 Sobrarão tão poucas árvores na floresta, que até uma criança poderá contá-las.
20 Nesse dia, o resto de Israel, os da casa de Jacó que escaparem, não vão mais procurar apoio naquele que os fere; vão se apoiar, com toda fidelidade, em Javé, o Santo de Israel.

João 7:25-36
25 Algumas pessoas de Jerusalém comentavam: «Não é este que estão procurando para matar? 26 Ele está aí falando em público, e ninguém diz nada! Será que até as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 
27 Entretanto, nós sabemos de onde vem esse Jesus, mas, quando chegar o Messias, ninguém saberá de onde ele vem.» 
28 Jesus estava ensinando no Templo. Então ele gritou: «Será que de fato vocês me conhecem e sabem de onde eu sou? Eu não vim por mim mesmo. Quem me enviou é verdadeiro, e vocês não o conhecem. 
29 Mas eu o conheço, porque venho de junto dele, e foi ele quem me enviou.»
30 Então tentaram prender Jesus. Mas ninguém pôs a mão em cima dele, porque a hora dele ainda não tinha chegado. 
31 Muitas pessoas do povo acreditaram nele e diziam: «Quando o Messias vier, será que vai fazer mais sinais do que este fez?» 
32 Os fariseus escutaram o que a multidão estava cochichando sobre Jesus. Então, os chefes dos sacerdotes e fariseus mandaram guardas para prenderem Jesus. 
33 E Jesus disse: «Ainda vou ficar mais um pouco de tempo com vocês. 
34 Vocês vão me procurar, mas não me encontrarão, porque vocês não podem ir para onde eu vou.»
35 Os judeus comentavam: «Para onde ele está querendo ir, de modo que não possamos encontrá-lo? Será que ele vai encontrar aqueles que estão espalhados entre os gregos? Será que ele vai ensinar aos gregos? 
36 Que quer dizer isso que ele falou: ‘Vocês vão me procurar, mas não me encontrarão’; e também: ‘vocês não podem ir para onde eu vou’?»

Semicont: Salmo 73:21-28; Provérbios 29:1-27; João 7:25-36 

Salmos Litúrgicos   Livro III  Décimo Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 73:21-28 
Quam bonus Israel!
21 Porque meu coração se amargurava, * no íntimo se afligia.
22 Eu era uma pessoa irracional e ignorante; * como embrutecida diante de ti.
23 Ainda assim estou sempre contigo; * tu me tomaste pela mão.
24 Me guiarás com teu conselho, * e depois me receberás na glória.
25 Quem, senão a ti, tenho eu nos céus? * Contigo, nada mais desejo na terra.
26 Minha carne e meu coração desfalecem; * mas Deus é a fortaleza de meu coração e minha herança para sempre.
27 Pois eis que perecerá toda pessoa que se desvie de ti, será exterminado quem de ti se aparte.
28 Quanto a mim, bom é aproximar-me de Deus; * ponho a minha confiança em ti, SENHOR, meu Senhor, refúgio meu, para anunciar todas as tuas obras. 

Provérbios 29:1-27
1 O homem que não aceita repreensões fracassará de repente e sem remédio.
2 Quando os justos governam, o povo se alegra; quando o injusto governa, o povo reclama.
3 Quem ama a sabedoria alegra o seu pai, mas quem freqüenta prostitutas desperdiça seus bens.
4 O rei que governa conforme o direito mantém estável o país, mas o ávido de impostos o transtorna.
5 O homem que adula o próximo estende para ele uma rede debaixo dos pés.
6 O crime do perverso é uma cilada, mas o justo canta de alegria.
7 O justo atende à causa dos fracos, mas o injusto não se importa com ela.
8 Os provocadores agitam a cidade, mas os sábios contêm a ira.
9 Quando o sábio discute com o tolo, pode ficar zangado ou rir, mas nunca terá descanso.
10 Os assassinos detestam o homem íntegro, mas os homens retos o procuram.
11 O insensato desafoga todas as suas paixões, mas o sábio as contém e acalma.
12 Se um chefe dá atenção a palavras mentirosas, seus ministros se tornarão perversos.
13 O pobre e o opressor se encontram, mas é Javé quem dá os olhos para os dois.
14 Quando o rei faz justiça aos fracos, seu trono se firmará para sempre.
15 Vara e repreensão produzem sabedoria, mas o jovem abandonado a si mesmo envergonha a sua mãe.
16 Quando os injustos governam, os crimes se multiplicam; mas os justos verão a ruína daqueles.
17 Corrija seu filho, que ele o deixará tranqüilo e lhe trará alegrias.
18 Quando não há profeta, o povo se desagrega; mas quem observa a Lei é feliz.
19 Escravo não se corrige com palavras, porque ele ouve, mas não obedece.
20 Você já viu alguém falar sem pensar? Pode esperar mais de um insensato do que dele.
21 Quem mima o escravo desde criança, acabará criando um preguiçoso.
22 O homem irado provoca briga, e o homem enfurecido multiplica os crimes.
23 O orgulho de um homem o rebaixará, mas o humilde conserva a própria honra.
24 O cúmplice do ladrão odeia a si mesmo: ele ouve a maldição, mas não o denuncia.
25 Quem teme os homens cairá na armadilha, mas quem confia em Javé está em segurança.
26 Muitos procuram o favor do chefe, mas a sentença vem de Javé.
27 O injusto é desprezado pelos justos; o homem reto é desprezado pelos injustos.

João 7:25-36
25 Algumas pessoas de Jerusalém comentavam: «Não é este que estão procurando para matar? 
26 Ele está aí falando em público, e ninguém diz nada! Será que até as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 
27 Entretanto, nós sabemos de onde vem esse Jesus, mas, quando chegar o Messias, ninguém saberá de onde ele vem.» 
28 Jesus estava ensinando no Templo. Então ele gritou: «Será que de fato vocês me conhecem e sabem de onde eu sou? Eu não vim por mim mesmo. Quem me enviou é verdadeiro, e vocês não o conhecem. 
29 Mas eu o conheço, porque venho de junto dele, e foi ele quem me enviou.»
30 Então tentaram prender Jesus. Mas ninguém pôs a mão em cima dele, porque a hora dele ainda não tinha chegado. 
31 Muitas pessoas do povo acreditaram nele e diziam: «Quando o Messias vier, será que vai fazer mais sinais do que este fez?» 
32 Os fariseus escutaram o que a multidão estava cochichando sobre Jesus. Então, os chefes dos sacerdotes e fariseus mandaram guardas para prenderem Jesus. 
33 E Jesus disse: «Ainda vou ficar mais um pouco de tempo com vocês. 
34 Vocês vão me procurar, mas não me encontrarão, porque vocês não podem ir para onde eu vou.»
35 Os judeus comentavam: «Para onde ele está querendo ir, de modo que não possamos encontrá-lo? Será que ele vai encontrar aqueles que estão espalhados entre os gregos? Será que ele vai ensinar aos gregos? 
36 Que quer dizer isso que ele falou: ‘Vocês vão me procurar, mas não me encontrarão’; e também: ‘vocês não podem ir para onde eu vou’?»


----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal