ODB283 Terça-feira

ODB283 Terça-feira: 
Complem: Salmo 119:169-176; 1Reis 13:11-25; Colossenses 3:1-11 
Semicont: Salmo 73:21-28; Provérbios 25:1-28; Colossenses 3:1-11 

Complem: Salmo 119:169-176; 1Reis 13:11-25; Colossenses 3:1-11

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 119:169-176   XXII
. Appropinquet deprecatio
169 A TI, ó SENHOR, chegue o meu clamor; * dá-me entendimento, segundo a tua palavra.
170 Eleve-se a minha súplica à tua presença; * livra-me, conforme a tua palavra.
171 Brote de meus lábios o louvor, * quando me ensinares os teus estatutos.
172 A minha língua só falará da tua palavra, * pois todos os teus mandamentos são justiça.
173 Seja a tua mão o meu socorro, * porquanto preferi os teus preceitos.
174 Desejo ardentemente a tua salvação; * a tua lei é todo o meu prazer.
175 Que minha alma viva para louvar-te, * e que me ajudem os teus preceitos!
176 Desgarrei-me, qual ovelha perdida; * busca o teu servo porque não me esqueço dos teus mandamentos.

1Reis 13:11-25
11 Um velho profeta morava em Betel. Seus filhos foram e lhe contaram tudo o que o homem de Deus havia feito nesse dia em Betel; contaram também ao pai as palavras que o homem havia dito ao rei. 
12 O pai disse para eles: «Qual é o caminho que ele tomou?» Os filhos mostraram ao pai o caminho que o homem de Deus, vindo de Judá, tinha seguido. 
13 O profeta ordenou aos filhos: «Selem o jumento para mim». Selaram então o jumento. Ele montou, 
14 foi à procura do homem de Deus e o encontrou sentado debaixo de uma árvore. E lhe perguntou: «Você é o homem de Deus que veio de Judá?» O homem respondeu: «Sim». 
15 Então ele disse ao homem: «Vamos comigo para a minha casa, e aí você se alimentará». 16 Ele respondeu: «Eu não posso voltar com você nem ir à sua casa. Eu não posso comer nem beber nada neste lugar, 
17 porque a palavra de Javé me ordenou que eu não coma nem beba nada aqui, e que eu não retorne pelo mesmo caminho pelo qual vim». 
18 O profeta disse ao homem de Deus: «Eu também sou profeta como você, e um anjo me trouxe uma palavra de Javé, dizendo: ‘Faça com que ele vá até a sua casa para comer e beber’ «. No entanto, ele estava mentindo. 
19 O homem de Deus voltou, comeu e bebeu na casa dele.
20 Quando eles estavam fazendo a refeição, a palavra de Javé foi dirigida ao profeta que tinha feito o homem voltar. 
21 Ele gritou ao homem de Deus que tinha vindo de Judá: «Assim diz Javé: Porque você transgrediu a ordem de Javé e não obedeceu ao mandamento que Javé seu Deus lhe ordenou, 22 voltando para comer e beber neste lugar que ele havia proibido a você de comer e beber, o seu cadáver não entrará no túmulo de seus pais». 
23 Depois de ter comido e bebido, o velho profeta selou o jumento do profeta que ele tinha feito voltar, e este foi embora. 
24 No caminho, encontrou um leão que o matou. O cadáver dele ficou aí jogado no caminho, enquanto o jumento permaneceu parado de um lado do cadáver e o leão do outro lado. 
25 Alguns homens, que passaram por aí, viram o cadáver jogado no caminho e o leão ao lado do cadáver. Eles foram e contaram, na cidade onde morava o velho profeta, tudo o que tinham visto. 

Colossenses 3:1-11

1 Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 
2 Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. 
3 Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. 
4 Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória.
5 Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. 
6 Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. 
7 Outrora, também vocês eram assim, quando viviam entre eles. 
8 Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês. 
9 Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, 
10 e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. 
11 E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos.

Semicont: Salmo 73:21-28; Provérbios 25:1-28; Colossenses 3:1-11

Salmos Litúrgicos   Livro III  Décimo Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 73:21-28 
Quam bonus Israel!
21 Porque meu coração se amargurava, * no íntimo se afligia.
22 Eu era uma pessoa irracional e ignorante; * como embrutecida diante de ti.
23 Ainda assim estou sempre contigo; * tu me tomaste pela mão.
24 Me guiarás com teu conselho, * e depois me receberás na glória.
25 Quem, senão a ti, tenho eu nos céus? * Contigo, nada mais desejo na terra.
26 Minha carne e meu coração desfalecem; * mas Deus é a fortaleza de meu coração e minha herança para sempre.
27 Pois eis que perecerá toda pessoa que se desvie de ti, será exterminado quem de ti se aparte.
28 Quanto a mim, bom é aproximar-me de Deus; * ponho a minha confiança em ti, SENHOR, meu Senhor, refúgio meu, para anunciar todas as tuas obras. 

Provérbios 25:1-28
1* Também estes são provérbios de Salomão, recolhidos e copiados pelos funcionários de Ezequias, rei de Judá.
2* A glória de Deus é ocultar as coisas, e a glória dos reis é pesquisá-las.
3 A altura do céu, a profundidade da terra e a mente dos reis são coisas insondáveis.
4 Tire a escória da prata, e esta ficará completamente pura; 5 tire o injusto da presença do rei, e o trono deste se firmará na justiça.
6 Não se vanglorie na frente do rei, nem ocupe o lugar dos grandes. 7 É melhor que digam a você: «Suba até aqui», do que ser humilhado na presença de uma autoridade.
8 Não se apresse a usar no tribunal aquilo que você acabou de ver, pois, o que fará você no fim, se o seu próximo o puser em apuros?
9 Discuta a causa diretamente com o seu próximo, mas não revele o segredo de uma outra pessoa, 
10 para que os ouvintes não difamem você e seu descrédito se torne irreparável.
11 Maçã de ouro em bandeja de prata é palavra dita na hora oportuna. 
12 Anel de ouro e colar de ouro puro é a correção do sábio para ouvido atento.
13 Neve fresca em tempo de colheita é o mensageiro fiel para quem o envia: ele reanima a vida do seu senhor.
14 Nuvens e ventos e nada de chuva é aquele que promete, mas não cumpre.
15 Com paciência dobra-se um magistrado, e a língua macia pode quebrar ossos.
16 Se você encontra mel, coma apenas o suficiente, para não ficar enjoado e vomitar.
17 Não freqüente demais a casa do seu próximo, para que ele não se canse e fique farto de você.
18 Maça, espada e flecha aguda é aquele que depõe falsamente contra o próximo.
19 Dente solto e pé sem firmeza é confiar no traidor quando chega o perigo.
20 Vinagre na ferida e nudez no frio é entoar canções para um coração aflito.
21 Se o seu inimigo tem fome, dê a ele de comer; se tem sede, dê a ele de beber. 
22 Desse modo, você o deixará corado de vergonha e Javé recompensará você.
23 O vento norte traz chuva e os mexericos trazem ódio.
24 É melhor morar no fundo do quintal, do que dentro de casa com mulher briguenta.
25 Água fresca em garganta sedenta é a boa notícia de uma terra distante.
26 Fonte turvada e nascente poluída é o justo que fraqueja diante do injusto.
27 Comer muito mel não é bom, e procurar a própria honra não é honra.
28 Cidade aberta e sem muralhas é o homem que não sabe se controlar.

Colossenses 3:1-11
1 Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 
2 Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. 
3 Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. 
4 Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória.
5 Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. 
6 Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. 
7 Outrora, também vocês eram assim, quando viviam entre eles. 
8 Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês. 
9 Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, 
10 e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. 
11 E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos.




-----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal