ODB282 Segunda-feira: 
Complem: Salmo 119:169-176; 1Reis 13:1-10; Romanos 3:9-20 
Semicont: Salmo 73:21-28; Provérbios 22:1-21; Romanos 3:9-20 

Complem: Salmo 119:169-176; 1Reis 13:1-10; Romanos 3:9-20 

Salmo 119:169-176
Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 119:169-176 
 XXII. Appropinquet deprecatio
169 A TI, ó SENHOR, chegue o meu clamor; * dá-me entendimento, segundo a tua palavra.
170 Eleve-se a minha súplica à tua presença; * livra-me, conforme a tua palavra.
171 Brote de meus lábios o louvor, * quando me ensinares os teus estatutos.
172 A minha língua só falará da tua palavra, * pois todos os teus mandamentos são justiça.
173 Seja a tua mão o meu socorro, * porquanto preferi os teus preceitos.
174 Desejo ardentemente a tua salvação; * a tua lei é todo o meu prazer.
175 Que minha alma viva para louvar-te, * e que me ajudem os teus preceitos!
176 Desgarrei-me, qual ovelha perdida; * busca o teu servo porque não me esqueço dos teus mandamentos.

1Reis 13:1-10
1 Quando Jeroboão estava junto ao altar queimando incenso, chegou de Judá a Betel um homem de Deus, mandado por Javé. 
2 Ele gritou contra o altar esta ordem de Javé: «Altar, altar! Assim diz Javé: Um filho vai nascer na casa de Davi, e se chamará Josias. Ele vai oferecer em sacrifício, sobre você, os sacerdotes dos lugares altos que queimam incenso sobre você. Ossos humanos serão queimados sobre você!» 
3 Nesse dia, o homem deu um sinal, dizendo: «Este é o sinal que Javé apresenta: o altar vai rachar, e a cinza que está sobre ele se esparramará».
4 Ao ouvir as palavras que o homem de Deus gritava contra o altar de Betel, o rei Jeroboão estendeu o braço, que tinha posto sobre o altar, e disse: «Prendam esse homem!» Mas o braço estendido ficou paralisado, e ele não conseguia abaixá-lo. 
5 O altar rachou e a cinza do altar se espalhou, conforme o sinal que o homem de Deus tinha dado por ordem de Javé. 
6 Então o rei suplicou ao homem de Deus: «Por favor, acalme Javé, o seu Deus. Peça por mim, para que eu recupere o movimento do braço!» Então o homem de Deus acalmou Javé, e o rei recuperou o movimento do braço, que ficou como antes. 
7 O rei disse então ao homem de Deus: «Venha comigo até o meu palácio e se alimente. Eu lhe darei um presente». 
8 O homem de Deus respondeu ao rei: «Mesmo que você me desse a metade do seu palácio, eu não iria com você. Não comerei nem beberei nada neste lugar, 
9 pois a palavra de Javé me ordenou que eu não coma nem beba nada, e que eu não retorne pelo mesmo caminho pelo qual vim». 
10 E o homem de Deus foi embora por outro caminho, e não pegou o mesmo caminho que tinha usado para chegar a Betel.

Romanos 3:9-20 
9 E então? Nós, judeus, somos por acaso superiores? De forma nenhuma! Pois acabamos de provar: todos estão debaixo do império do pecado, tanto os judeus como os gregos, 
10 como diz a Escritura: 
11 Não há homem justo, não há um sequer. Não há homem sensato, não há quem busque a Deus.
12 Todos se desviaram, e juntos se corromperam; não há quem faça o bem, não há um sequer.
13 A garganta deles é um túmulo aberto, com a língua planejam trapaças; em seus lábios há veneno de cobra.
14 Sua boca está cheia de maldições e de amargor.
15 Seus pés são velozes para derramar sangue; 
16 ruína e desgraça enchem seus caminhos.
17 Não conhecem o caminho da paz,
18 e não aprenderam a temer a Deus.
19 Sabemos que tudo o que a Lei diz aplica-se aos que vivem debaixo da Lei. Isso para que todos calem a boca, e o mundo inteiro se reconheça culpado diante de Deus. 
20 Porque ninguém se tornará justo diante de Deus através da observância da Lei, pois a função da Lei é dar consciência do pecado.

Semicont: Salmo 73:21-28; Provérbios 22:1-21; Romanos 3:9-20 

Salmos Litúrgicos   Livro III  Décimo Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 73:21-28 
Quam bonus Israel!
21 Porque meu coração se amargurava, * no íntimo se afligia.
22 Eu era uma pessoa irracional e ignorante; * como embrutecida diante de ti.
23 Ainda assim estou sempre contigo; * tu me tomaste pela mão.
24 Me guiarás com teu conselho, * e depois me receberás na glória.
25 Quem, senão a ti, tenho eu nos céus? * Contigo, nada mais desejo na terra.
26 Minha carne e meu coração desfalecem; * mas Deus é a fortaleza de meu coração e minha herança para sempre.
27 Pois eis que perecerá toda pessoa que se desvie de ti, será exterminado quem de ti se aparte.
28 Quanto a mim, bom é aproximar-me de Deus; * ponho a minha confiança em ti, SENHOR, meu Senhor, refúgio meu, para anunciar todas as tuas obras. 

Provérbios 22:1-21
1 Boa fama é melhor do que riqueza, e simpatia vale mais que ouro e prata.
2 Rico e pobre se encontram: foi Javé quem fez os dois.
3 O esperto vê o perigo e se esconde; o ingênuo avança e se sai mal.
4 Os frutos da humildade são o temor de Javé, a riqueza, a honra e a vida.
5 No caminho do perverso há espinhos e armadilha; quem se cuida fica longe dele.
6 Eduque o jovem no caminho a seguir, e até à velhice ele não se desviará.
7 O rico domina os pobres, e o devedor é escravo do credor.
8 Quem semeia a injustiça colhe desgraça; a vara do castigo acabará com ele.
9 O generoso será abençoado, porque reparte seu pão com o pobre.
10 Expulse o insolente, que o desentendimento vai desaparecer e as brigas e insultos vão se acabar.
11 Quem é limpo de coração e educado no falar acabará sendo ministro do rei.
12 Os olhos de Javé protegem o saber e fazem fracassar as palavras do traidor.
13 O preguiçoso diz: «Lá fora tem um leão, e vai me matar no meio da rua».
14 A boca das estrangeiras é cova profunda, e os inimigos de Javé nela cairão.
15 A tolice é natural na mente da criança, mas dela se afastará pela vara da disciplina.
16 Quem oprime o fraco para se enriquecer, acaba entregando tudo ao rico e empobrecendo.
17* Preste atenção, ouça as Palavras dos Sábios, e aplique sua mente à minha instrução. 
18 Você vai gostar de guardá-las na memória e tê-las de cor na ponta da língua. 
19 Vou instruir você hoje, para que em Javé esteja a sua confiança. 
20 Escrevi para você trinta máximas sobre conselhos e conhecimento, 
21 para que aprenda a observar e falar corretamente, e poder informar fielmente a quem enviar você.


Romanos 3:9-20 
9 E então? Nós, judeus, somos por acaso superiores? De forma nenhuma! Pois acabamos de provar: todos estão debaixo do império do pecado, tanto os judeus como os gregos, 
10 como diz a Escritura: 
11 Não há homem justo, não há um sequer. Não há homem sensato, não há quem busque a Deus.
12 Todos se desviaram, e juntos se corromperam; não há quem faça o bem, não há um sequer.
13 A garganta deles é um túmulo aberto, com a língua planejam trapaças; em seus lábios há veneno de cobra.
14 Sua boca está cheia de maldições e de amargor.
15 Seus pés são velozes para derramar sangue; 
16 ruína e desgraça enchem seus caminhos.
17 Não conhecem o caminho da paz,
18 e não aprenderam a temer a Deus.
19 Sabemos que tudo o que a Lei diz aplica-se aos que vivem debaixo da Lei. Isso para que todos calem a boca, e o mundo inteiro se reconheça culpado diante de Deus. 
20 Porque ninguém se tornará justo diante de Deus através da observância da Lei, pois a função da Lei é dar consciência do pecado.




-----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal