ODB280 Sexta-feira

ODB280 Sexta-feira: 
Complem: Salmo 116:1-9; Josué 2:15-24; Tiago 2:17-26 
Semicont: Salmo 19; Provérbios 19:24-29; Tiago 2:17-26 

Complem: Salmo 116:1-9; Josué 2:15-24; Tiago 2:17-26 

Salmos Litúrgicos  Livro V        Vigésimo Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 116:1-9 
 Dilexi, quoniam
AMO ao SENHOR, * porque ouviu a minha voz e a minha súplica.
2 A mim inclina o seu ouvido; * eu o invocarei enquanto viver
3 Cercaram-me os laços da morte e as angústias da sepultura me alcançaram; * caí em tribulação e tristeza.
4 Invoquei então o Nome do SENHOR, dizendo: * ó SENHOR, rogo-te, livra minha alma.
5 Piedoso e justo é o SENHOR; * nosso Deus é todo misericórdia.
6 O SENHOR guarda as pessoas humildes; * sofri o abatimento, mas ele me salvou.
7 Volta, minha alma, ao repouso, * porque o SENHOR te cumulou de bens.
8 Tu, meu Deus, livraste a minha alma da morte, * os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.
9 Andarei na presença do SENHOR, * na terra dos seres vivos.

Josué 2:15-24
15 Então ela os desceu por uma corda pela janela, porque a casa onde vivia era pegada à muralha. 
16 E lhes disse: «Fujam para a montanha, para que os perseguidores não encontrem vocês. Escondam-se durante três dias, até que eles voltem. Depois continuem o seu caminho. 
17 Os homens disseram: «Ficaremos livres do juramento que você nos exigiu 
18 se você, quando chegarmos à terra, não amarrar este cordão vermelho na janela pela qual estamos descendo, e não reunir com você, em sua casa, seu pai, sua mãe, seus irmãos e toda a família de seu pai. 
19 Quem sair para a rua será responsável pela própria morte, e não nós. E nós seremos responsáveis pela morte de quem estiver com você em sua casa, se alguém o tocar. 
20 Contudo, se você nos denunciar, não responderemos pelo juramento que você nos fez prestar». 
21 Ela respondeu: «De acordo». E os despediu. Eles foram embora, e ela amarrou o cordão vermelho na janela.
22 Eles foram para a montanha e aí ficaram três dias, até que os perseguidores voltassem; por mais que estes procurassem, não conseguiram encontrar os espiões. 
23 Então os dois homens desceram da montanha, atravessaram o rio Jordão e foram até Josué, filho de Nun, contando tudo o que havia acontecido com eles. 
24 Disseram a Josué: «Realmente Javé está entregando esta terra em nossas mãos. Os habitantes estão tremendo diante de nós».

Tiago 2:17-26
17 Assim também é a fé: sem as obras, ela está completamente morta.
18 Alguém poderia dizer ainda: «Você tem a fé, e eu tenho as obras. Pois bem! Mostre-me a sua fé sem as obras, e eu, com as minhas obras, lhe mostrarei a minha fé.» 
19 Você acredita que existe um só Deus? Muito bem! Só que os demônios também acreditam, e tremem! 
20 Insensato, quer ver como a fé sem as obras não tem valor? 
21 Quando nosso pai Abraão ofereceu o filho Isaac sobre o altar, não foi pelas obras que ele se tornou justo? 
22 Vocês podem perceber que a fé cooperou com as obras dele, e que pelas obras essa fé se tornou perfeita. 
23 E assim se cumpriu a Escritura que diz: «Abraão acreditou em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.» E Abraão foi chamado amigo de Deus.
24 Como vocês estão vendo, o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. 
25 Do mesmo modo, a prostituta Raab: ao dar hospitalidade aos mensageiros e ao fazê-los voltar por outro caminho, não foi ela justificada pelas suas obras?
26 De fato, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a fé: sem as obras ela é cadáver.

Semicont: Salmo 19; Provérbios 19:24-29; Tiago 2:17-26 

Salmos Litúrgicos  Livro 1  Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 19
Coeli enarrant
1-2 OS CÉUS proclamam a glória de Deus; * e o firmamento manifesta as obras de suas mãos.
3 Um dia a outro dia canta uma canção; * e uma noite aviva conhecimento a outra noite.
4 Sem fala, e sem palavras, * sem ouvir a sua voz.
5 Contudo, suas palavras vão até as extremidades do mundo; * aí pôs uma tenda para o sol;
6 É ele, qual noivo, que sai de seus aposentos * e se alegra, como herói, a percorrer o seu caminho.
7 Parte dum extremo dos céus e faz seu curso até o outro extremo; * e nada há que se furte a seu calor.
8 A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; * o testemunho do SENHOR é verdadeiro e dá sabedoria às pessoas  símplices.
9 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração;* o mandamento do SENHOR é puro e esclarece os olhos.
10 O temor do SENHOR é puro e permanece eternamente; *justos e verdadeiros são os seus preceitos.
11 São mais apreciáveis do que o ouro, sim, do que muito ouro apurado; *e mais doces do que o mel e o que os favos destiIam.
12 Por eles é teu povo advertido; * e em os guardar há grande recompensa.
13 Quem pode discernir seus próprios erros? * Purifica-me dos que me são ocultos.
14 Guarda, esta pessoa que te serve, também da arrogância; * então ficarei livre de grande pecado.
15 Sejam bem aceitas as palavras de minha boca, e o meditar de meu coração, perante a tua face, *ó SENHOR, rocha minha e redentor meu!

Provérbios 19:24-29
24 O preguiçoso põe a mão no prato, e não é capaz de levá-la à boca.
25 Castigue o zombador, e o ingênuo ficará esperto; corrija o inteligente, e ele aumentará o seu saber.
26 Quem maltrata o pai e expulsa a mãe é filho desonrado e infame.
27 Meu filho, se não aceitar a correção, você se perderá por falta de princípios.
28 A testemunha depravada zomba do direito, e a boca do perverso engole a injustiça.
29 Para os zombadores, varas preparadas; para as costas dos insensatos, chicotes.

Tiago 2:17-26
17 Assim também é a fé: sem as obras, ela está completamente morta.
18 Alguém poderia dizer ainda: «Você tem a fé, e eu tenho as obras. Pois bem! Mostre-me a sua fé sem as obras, e eu, com as minhas obras, lhe mostrarei a minha fé.» 
19 Você acredita que existe um só Deus? Muito bem! Só que os demônios também acreditam, e tremem! 
20 Insensato, quer ver como a fé sem as obras não tem valor? 
21 Quando nosso pai Abraão ofereceu o filho Isaac sobre o altar, não foi pelas obras que ele se tornou justo? 
22 Vocês podem perceber que a fé cooperou com as obras dele, e que pelas obras essa fé se tornou perfeita. 
23 E assim se cumpriu a Escritura que diz: «Abraão acreditou em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.» E Abraão foi chamado amigo de Deus.
24 Como vocês estão vendo, o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. 
25 Do mesmo modo, a prostituta Raab: ao dar hospitalidade aos mensageiros e ao fazê-los voltar por outro caminho, não foi ela justificada pelas suas obras?
26 De fato, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a fé: sem as obras ela é cadáver.


-----------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal