ODB279 Quinta-feira

ODB279 Quinta-feira: 
Complem: Salmo 116:1-9; Josué 2:1-14; Hebreus 11:17-22 
Semicont: Salmo 19; Provérbios 15:1-17; Hebreus 11:17-22 

Complem: Salmo 116:1-9; Josué 2:1-14; Hebreus 11:17-22

Salmos Litúrgicos  Livro V        Vigésimo Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 116:1-9 
 Dilexi, quoniam
AMO ao SENHOR, * porque ouviu a minha voz e a minha súplica.
2 A mim inclina o seu ouvido; * eu o invocarei enquanto viver
3 Cercaram-me os laços da morte e as angústias da sepultura me alcançaram; * caí em tribulação e tristeza.
4 Invoquei então o Nome do SENHOR, dizendo: * ó SENHOR, rogo-te, livra minha alma.
5 Piedoso e justo é o SENHOR; * nosso Deus é todo misericórdia.
6 O SENHOR guarda as pessoas humildes; * sofri o abatimento, mas ele me salvou.
7 Volta, minha alma, ao repouso, * porque o SENHOR te cumulou de bens.
8 Tu, meu Deus, livraste a minha alma da morte, * os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.
9 Andarei na presença do SENHOR, * na terra dos seres vivos.

Josué 2:1-14
1 De Setim, Josué, filho de Nun, mandou secretamente dois espiões para examinar a terra, especialmente Jericó. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raab, e aí se hospedaram. 
2 Então informaram ao rei de Jericó: «Cuidado! Esta noite chegaram aqui uns israelitas para espionar a terra». 
3 Então o rei de Jericó mandou dizer a Raab: «Mande sair os homens que entraram em sua casa, porque eles vieram para espionar toda a terra». 
4 A mulher, porém, escondeu logo os dois homens, e respondeu: «De fato, esses homens vieram aqui, mas eu não sabia de onde eram. 
5 Quando iam fechar a porta da cidade, à noite, eles foram embora, não sei para onde. Se vocês os seguirem logo, certamente os alcançarão».
6 Ela, porém, tinha feito os dois espiões subirem ao terraço e os escondera entre feixes de linho que estavam aí empilhados. 
7 Os guardas saíram em busca deles pelo caminho que leva aos vaus do Jordão. E a porta da cidade foi fechada depois que eles saíram.
8 Antes que os espiões se deitassem, Raab subiu ao terraço, 
9 e lhes disse: «Eu sei que Javé entregou a vocês esta terra. Estamos apavorados, e todos os habitantes da terra tremem diante de vocês. 
10 Porque soubemos como Javé secou a água do mar Vermelho diante de vocês, quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram aos dois reis amorreus da Transjordânia, Seon e Og, que vocês exterminaram. 
11 Ao ouvirmos isso, ficamos desencorajados, e ninguém mais consegue respirar diante de vocês, porque Javé seu Deus é Deus tanto lá em cima no céu, como cá embaixo na terra. 
12 Agora, jurem-me por Javé que, assim como eu os tratei com misericórdia, vocês também tratarão com misericórdia a minha família. Dêem-me um sinal seguro 
13 de que vocês deixarão com vida meu pai, minha mãe, meus irmãos e irmãs e todos os meus familiares, e de que vocês nos livrarão da matança».
14 Os homens juraram: «Nossa vida em troca da vida de vocês, com a condição de que você não nos denuncie. Quando Javé nos entregar esta terra, nós a trataremos com lealdade e fidelidade». 


Hebreus 11:17-22 
17 Pela fé, Abraão, submetido à prova, ofereceu Isaac; e justamente ele, que havia recebido as promessas, ofereceu seu único filho, 
18 do qual fora dito: «Em Isaac você terá uma descendência que levará o nome de você mesmo.» 
19 De fato, Abraão pensava que Deus é capaz de ressuscitar os mortos. Por isso, Abraão recuperou o seu filho. E isso se tornou um símbolo.
20 Pela fé, Isaac abençoou Jacó e Esaú, também a respeito de coisas futuras. 
21 Pela fé, Jacó, agonizante, abençoou cada um dos filhos de José, e se prostrou, apoiando-se na extremidade do bastão. 
22 Pela fé, José mencionou, já no fim da vida, o êxodo dos filhos de Israel, e deu ordens sobre o que deveria ser feito com o seu cadáver.


Semicont: Salmo 19; Provérbios 15:1-17; Hebreus 11:17-22 

Salmos Litúrgicos  Livro 1  Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 19
Coeli enarrant
1-2 OS CÉUS proclamam a glória de Deus; * e o firmamento manifesta as obras de suas mãos.
3 Um dia a outro dia canta uma canção; * e uma noite aviva conhecimento a outra noite.
4 Sem fala, e sem palavras, * sem ouvir a sua voz.
5 Contudo, suas palavras vão até as extremidades do mundo; * aí pôs uma tenda para o sol;
6 É ele, qual noivo, que sai de seus aposentos * e se alegra, como herói, a percorrer o seu caminho.
7 Parte dum extremo dos céus e faz seu curso até o outro extremo; * e nada há que se furte a seu calor.
8 A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; * o testemunho do SENHOR é verdadeiro e dá sabedoria às pessoas  símplices.
9 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração;* o mandamento do SENHOR é puro e esclarece os olhos.
10 O temor do SENHOR é puro e permanece eternamente; *justos e verdadeiros são os seus preceitos.
11 São mais apreciáveis do que o ouro, sim, do que muito ouro apurado; *e mais doces do que o mel e o que os favos destiIam.
12 Por eles é teu povo advertido; * e em os guardar há grande recompensa.
13 Quem pode discernir seus próprios erros? * Purifica-me dos que me são ocultos.
14 Guarda, esta pessoa que te serve, também da arrogância; * então ficarei livre de grande pecado.
15 Sejam bem aceitas as palavras de minha boca, e o meditar de meu coração, perante a tua face, *ó SENHOR, rocha minha e redentor meu!

Provérbios 15:1-17
1 Resposta calma aplaca a ira; palavra mordaz atiça a cólera.
2 A língua dos sábios faz saborear o conhecimento, mas a boca dos insensatos vomita ignorância.
3 Em todo lugar os olhos de Javé estão vigiando os maus e os bons.
4 Palavra reconfortante é árvore de vida; língua perversa fere o coração.
5 O tolo despreza a correção paterna, mas quem observa a repreensão é esperto.
6 Na casa do justo existe abundância, mas o lucro do injusto só traz inquietação.
7 A boca do sábio espalha conhecimento, mas a mente do insensato é insensata.
8 Javé detesta o sacrifício dos injustos, mas aprecia a súplica dos homens retos.
9 Javé detesta o comportamento dos injustos, mas ama quem busca a justiça.
10 Quem se desvia do caminho será duramente punido, e quem não gosta da repreensão morrerá.
11 Morte e abismo são transparentes para Javé; quanto mais o coração humano!
12 O insolente não gosta que o repreendam, e não anda com os sábios.
13 Coração contente alegra o rosto, mas coração aflito deprime o espírito.
14 Mente reta procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se alimenta de ignorância.
15 Para o pobre, todos os dias são maus, mas o coração alegre está sempre em festa.
16 Mais vale o pouco no temor de Javé, do que grandes tesouros com inquietação.
17 Mais vale um prato de verdura com amor do que um boi cevado, com rancor.

Hebreus 11:17-22 
17 Pela fé, Abraão, submetido à prova, ofereceu Isaac; e justamente ele, que havia recebido as promessas, ofereceu seu único filho, 
18 do qual fora dito: «Em Isaac você terá uma descendência que levará o nome de você mesmo.» 
19 De fato, Abraão pensava que Deus é capaz de ressuscitar os mortos. Por isso, Abraão recuperou o seu filho. E isso se tornou um símbolo.
20 Pela fé, Isaac abençoou Jacó e Esaú, também a respeito de coisas futuras. 
21 Pela fé, Jacó, agonizante, abençoou cada um dos filhos de José, e se prostrou, apoiando-se na extremidade do bastão. 
22 Pela fé, José mencionou, já no fim da vida, o êxodo dos filhos de Israel, e deu ordens sobre o que deveria ser feito com o seu cadáver.




-----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal