ODB252 Segunda-feira

ODB252 Segunda-feira
Complem: Salmo 81; 1Reis 17:1-16; Efésios 5:1-14 
Semicont: Salmo 57; 2Samuel 15:13-31; Efésios 5:1-14  

Complem: Salmo 81; 1Reis 17:1-16; Efésios 5:1-14

Salmos Litúrgicos   Livro III  16º Dia: Oração Matutina
Salmo 81
Exultate Deo
CANTEM de júbilo a Deus, fortaleza nossa; * ergam alegres vozes ao DEUS de Jacó.
2 Toquem a harpa e façam soar o pandeiro; * a harpa melodiosa e o alaúde.
3 Toquem a trombeta pela lua nova; * pela lua cheia, no dia da nossa festa. 
4 Pois isto é um mandamento para Israel, * uma ordenança do DEUS de Jacó.
5 Ele o prescreveu a José por testemunho, na terra do Egito, * onde ouviu uma língua que não entendia. 
6 Livrei o seu ombro da carga; e as suas mãos ficaram livres da servidão. 
7 Na angústia clamaste e te libertei; respondi no lugar secreto dos trovões; * te pus à prova junto às águas de Meribá. 
8 Ouve, povo meu, e eu te exortarei! * O Israel, se me escutasses!
9 Não haja entre ti divindade estranha; * nem adores deuses falsos.
10 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; * abre bem a tua boca e te fartarei.
11 Mas o meu povo não escutou a minha voz; * e Israel não me quis.
12 Assim, de mim sofreram o abandono pela obstinação dos seus corações; * deixei que seguissem segundo os seus caprichos.
13 Oh! se o meu povo me escutasse! * Se Israel andasse nos meus caminhos!
14 Em breve submeteria os seus inimigos, * e quem é contra eu deteria.
15 Quem aborrece ao SENHOR iria adulá-lo, * este seria seu destino para sempre. 
16 Eu lhe alimentaria com o trigo mais fino, * e lhe fartaria com o mel que mana da rocha. 

1Reis 17:1-16
1 Elias, o tesbita de Tesbi de Galaad, disse ao rei Acab: «Pela vida de Javé, o Deus de Israel, a quem sirvo: nestes anos não haverá orvalho nem chuva, a não ser quando eu mandar».
2 Javé dirigiu a palavra a Elias: 
3 «Saia daqui, dirija-se para o oriente e esconda-se junto ao córrego Carit, que fica a leste do Jordão. 
4 Você poderá beber água do córrego. Eu ordenei aos corvos que levem comida para você». 
5 Então Elias partiu e fez como Javé tinha mandado: foi morar junto ao córrego Carit, a leste do Jordão. 
6 Os corvos lhe levavam pão de manhã e carne à tarde. E ele bebia água do córrego.
7 Algum tempo depois, o córrego secou, porque não tinha chovido na região. 
8 Então Javé dirigiu a palavra a Elias: 
9 «Levante-se, vá para Sarepta, que pertence à região de Sidônia, e fique morando aí. Porque eu ordenei a uma viúva que dê comida para você». 
10 Elias se levantou e foi para Sarepta. Chegando à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava recolhendo lenha. Elias a chamou e disse: «Por favor! Traga-me um pouco de água no seu balde para eu beber». 
11 Quando a mulher já estava indo buscar água, Elias gritou para ela: «Traga-me também um pedaço de pão». 
12 Ela respondeu: «Pela vida de Javé, o seu Deus, não tenho nenhum pão feito; tenho apenas um pouco de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Estou ajuntando uns gravetos para preparar esse resto para mim e meu filho. Depois, vamos comer e ficar esperando a morte». 
13 Mas Elias lhe disse: «Não tenha medo! Vá e faça o que está dizendo. Mas primeiro prepare um pãozinho com o que você tem e traga para mim. Só depois você prepara um pão para você e seu filho. 
14 Pois assim diz Javé, Deus de Israel: A vasilha de farinha não ficará vazia e a jarra de azeite não se esgotará, até o dia em que Javé mandar chuva sobre a terra». 
15 A mulher foi fazer o que Elias tinha mandado. E comeram, tanto ele como também ela e o filho, durante muito tempo. 
16 A vasilha de farinha não se esvaziou e a jarra de azeite não se esgotou, como Javé tinha anunciado por meio de Elias.

Efésios 5:1-14 

1 Sejam imitadores de Deus, como filhos queridos. 
2 Vivam no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vítima, como perfume agradável. 
3 Fornicação, impureza e avareza não sejam nem assunto de conversa entre vocês, pois isso não convém a cristão. 
4 O mesmo se diga a respeito de piadas indecentes, picantes ou maliciosas. São coisas inconvenientes. Em vez disso, dêem graças a Deus. 
5 Estejam certos de uma coisa: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta - pois a avareza é uma idolatria - jamais terá herança no reino de Cristo e de Deus. 
6 Ninguém engane vocês com argumentos vazios, porque essas coisas atraem a ira de Deus sobre os desobedientes. 
7 Não sejam cúmplices deles! 
8 Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Por isso, comportem-se como filhos da luz. 
9 O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. 
10 Saibam discernir o que é agradável ao Senhor. 
11 Não participem das obras estéreis das trevas; pelo contrário, denunciem tais obras. 
12 Dá até vergonha dizer o que eles fazem às escondidas. 
13 Porém, tudo o que é denunciado, torna-se manifesto pela luz, 
14 pois tudo o que se torna manifesto é luz. É por isso que se diz: «Desperte, você que está dormindo. Levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará.»

Semicont: Salmo 57; 2Samuel 15:13-31; Efésios 5:1-14

Salmos Litúrgicos Livro II Undécimo Dia: Oração Matutina
Salmo 57
Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó DEUS! Tem misericórdia de mim, pois em ti minha alma se refugia; * à sombra de tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
2 Clamarei ao DEUS Altíssimo, * ao Deus que me completa.
3 Dos céus enviará auxílio e me salvará. * DEUS enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
4 Minha alma está entre leões e tenho que deitar-me entre os que querem me devorar, * pessoas, cujos dentes são lanças e flechas e cuja língua é espada afiada.
5 Sê exaltado, ó DEUS, sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!
6 Armaram uma rede aos meus passos e minha alma ficou abatida; * cavaram diante de mim uma cova; mas caíram nela.
7 Preparado está o meu coração, ó DEUS; * preparado está o meu coração: cantarei e direi salmos.
8 Desperta, glória minha! Desperta lira e harpa; * e eu chamarei a aurora.
9 Eu te louvarei, SENHOR. Entre os povos; * eu te cantarei entre as nações.
10 Pois grande como os céus é a tua misericórdia; * e a tua verdade se ergue até o firmamento.
11 Sê exaltado sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!


2Samuel 15:13-31

13 Alguém informou a Davi: «Os israelitas aderiram a Absalão!» 
14 Então Davi disse a todos os ministros que estavam com ele em Jerusalém: «Vamos fugir. Caso contrário, não escaparemos de Absalão. Vamos partir depressa, para que ele não chegue antes e nos ataque, nos destrua e passe a cidade ao fio de espada. 
15 Os ministros do rei responderam: «Qualquer que seja a decisão do senhor nosso rei, ficaremos às suas ordens». 
16 O rei deixou dez concubinas para guardar o palácio, e partiu a pé com toda a sua família. 
17 O rei saiu a pé com todo o povo, e pararam na última casa. 
18 Todos os seus ministros se colocaram a seu lado, e os cereteus, os feleteus, Etai, e os gateus que tinham vindo de Gat, cerca de seiscentos homens, foram passando diante do rei. 
19 E o rei disse a Etai, o gateu: «Por que você veio conosco? Volte e fique com o rei, porque você é um estrangeiro que vive longe do seu país. 
20 Você chegou ontem! Como posso permitir que saia hoje conosco, como errante, quando eu próprio estou andando sem rumo? Volte e leve seus irmãos com você. Que Javé seja misericordioso e fiel para com você». 
21 Etai, porém, respondeu: «Pela vida de Javé e pela vida do senhor meu rei, onde estiver o senhor meu rei, aí também estarei eu, tanto para a vida como para a morte». 
22 Então Davi disse a Etai: «Vamos em frente». E Etai de Gat passou com todos os seus homens e toda a multidão que estava com ele. 
23 Todos choravam e gritavam. O rei parou na margem do riacho do Cedron, e todo o povo desfilou diante dele, em direção ao deserto.
24 Aí estavam também Sadoc e todos os levitas, que transportavam a arca de Deus. Eles puseram a arca de Deus diante de Abiatar, até que o povo todo acabou de sair da cidade. 25 Então o rei disse a Sadoc: «Volte com a arca de Deus para a cidade. Se Javé for bondoso para comigo, ele me deixará voltar, para rever a arca e sua habitação. 
26 Mas se ele me disser que não gosta de mim, aqui estou. Que ele faça de mim o que quiser». 
27 E continuou: «Volte em paz para a cidade com seu filho Aquimaás, e Abiatar com seu filho Jônatas. 
28 Vejam: eu vou ficar andando pelos caminhos do deserto, esperando que vocês me mandem notícias». 
29 Sadoc e Abiatar voltaram com a arca de Deus para Jerusalém e aí permaneceram.
30 Davi subiu a encosta das Oliveiras, chorando, com a cabeça coberta e os pés descalços. Todo o povo que o acompanhava ia de cabeça coberta e chorando. 
31 E disseram a Davi: «Aquitofel se uniu à conspiração de Absalão». Davi, então, rezou: «Javé, faze com que o plano de Aquitofel fracasse».

Efésios 5:1-14 
1 Sejam imitadores de Deus, como filhos queridos. 
2 Vivam no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vítima, como perfume agradável. 
3 Fornicação, impureza e avareza não sejam nem assunto de conversa entre vocês, pois isso não convém a cristão. 
4 O mesmo se diga a respeito de piadas indecentes, picantes ou maliciosas. São coisas inconvenientes. Em vez disso, dêem graças a Deus. 
5 Estejam certos de uma coisa: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta - pois a avareza é uma idolatria - jamais terá herança no reino de Cristo e de Deus. 
6 Ninguém engane vocês com argumentos vazios, porque essas coisas atraem a ira de Deus sobre os desobedientes. 
7 Não sejam cúmplices deles! 
8 Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Por isso, comportem-se como filhos da luz. 
9 O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. 
10 Saibam discernir o que é agradável ao Senhor. 
11 Não participem das obras estéreis das trevas; pelo contrário, denunciem tais obras. 
12 Dá até vergonha dizer o que eles fazem às escondidas. 
13 Porém, tudo o que é denunciado, torna-se manifesto pela luz, 
14 pois tudo o que se torna manifesto é luz. É por isso que se diz: «Desperte, você que está dormindo. Levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará.»




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal