ODB251 Sábado:

ODB251 Sábado:
Complem: Salmo 34:1-8; 1 Reis 2:1-9; Mateus 7:7-11
Semicont: Salmo 130; 2Samuel 15:1-13; Mateus 7:7-11 

Salmos Litúrgicos   Livro 1   Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 34:1-8
  Benedicam Dominum
BENDIREI o SENHOR em todo o tempo; * em minha boca estará sempre seu louvor.
2 Minha alma se gloria no SENHOR; * ouçam-no, humildes e se alegrem.
3 Engrandeçam ao SENHOR comigo, * juntos exaltemos o seu Nome.
4 Busquei ao SENHOR e ele me atendeu; * e de todos os meus temores me livrou.
5 Quem olha para ele recebe sua luz; * e seus rostos não se cobrem de vergonha.
6 A pessoa aflita clamou e o SENHOR a ouviu; * e de todas as suas angústias o livrou.
7 O anjo do SENHOR se acampa ao redor de quem o teme; * e lhe dá libertação.
8 Prove e veja quanto o SENHOR é bom; * ditosa é a pessoa  que nele se refugia.

1 Reis 2:1-9
1 Aproximando-se o dia de sua morte, Davi ordenou a seu filho Salomão: 
2 «Eu vou seguir o caminho de todos os mortais. Seja forte e comporte-se como homem. 
3 Cumpra as ordens de Javé seu Deus, andando pelos caminhos dele e observando seus estatutos, mandamentos, normas e testemunhos, como estão escritos na lei de Moisés, para que você tenha sucesso em tudo o que fizer e projetar. 
4 Então Javé cumprirá o que ele me prometeu: ‘Se os seus filhos mantiverem boa conduta e forem leais comigo, de todo o coração e de toda a alma, nunca faltará alguém de sua família no trono de Israel’. 
5 Por outro lado, você sabe o que me fez Joab, filho de Sárvia: ele matou Abner, filho de Ner, e Amasa, filho de Jeter, os dois chefes do exército de Israel. Em tempo de paz, ele vingou o sangue derramado na guerra, manchando assim de sangue inocente o cinturão de meus rins e a sandália de meus pés. 
6 Portanto, aja com sabedoria, mas não deixe que os cabelos brancos dele desçam em paz para a morada dos mortos. 
7 Quanto aos filhos de Berzelai, o galaadita, trate-os com lealdade. Que estejam sempre entre os que comem à sua mesa, porque eles também foram leais comigo e me ajudaram quando eu fugia do seu irmão Absalão. 
8 Também está aí Semei, filho de Gera, o benjaminita de Baurim. Ele me amaldiçoou com violência no dia da minha partida para Maanaim. No entanto, ele desceu ao meu encontro no Jordão. Por isso eu jurei por Javé que não o mataria a fio de espada. 
9 Agora, não o deixe impune: você é sábio e saberá o que fazer para que os cabelos brancos dele desçam com sangue à morada dos mortos».

Mateus 7:7-11
7 «Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! 8 Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. 
9 Quem de vocês dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 
10 Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 
11 Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai de vocês que está no céu dará coisas boas aos que lhe pedirem.»


Semicont: Salmo 130; 2Samuel 15:1-13; Mateus 7:7-11 
Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 130 
De profundis
DAS profundezas a ti clamo, * ó SENHOR! 
2 Escuta, SENHOR, a minha voz. * Sejam atentos os teus ouvidos  a voz das minhas súplicas.
3 Se tu, SENHOR, Senhor meu, observares as imperfeições, * quem subsistirá?
4 Contigo, porém, está o perdão, * para que sejas reverenciado.
5 Espero no SENHOR, minha alma espera; * na tua palavra está minha esperança.
6 Mais espera minha alma pelo SENHOR, * do que os guardas pela alvorada.
7 Espere Israel no SENHOR, * porque em Deus há misericórdia e abundante redenção.
8 Ele próprio remirá o seu povo * de todas as suas transgressões.

2Samuel 15:1-13
1 Depois disso, Absalão providenciou para si um carro e cavalos, e também uma guarda pessoal composta de cinqüenta homens. 
2 Absalão se levantava bem cedo e ficava junto ao caminho na porta da cidade. Para toda pessoa que tinha um processo e ia para ser julgada pelo rei, Absalão perguntava: «De que cidade você é?» Ela respondia: «Seu servo pertence a uma das tribos de Israel». 
3 Então Absalão lhe dizia: «Veja. A sua causa é boa e simples, mas não há ninguém, da parte do rei, que queira ouvi-la». 
4 E continuava: «Se eu fosse constituído juiz em Israel, eu julgaria com justiça toda pessoa que tivesse algum processo!» 
5 E quando alguém se aproximava para prostrar-se diante dele, Absalão estendia a mão, o erguia e o beijava. 
6 Ele fazia a mesma coisa com todos os israelitas que iam para ser julgados pelo rei. Desse modo, Absalão cativava os israelitas.
7 Passados quatro anos, Absalão disse ao rei: «Deixe-me ir a Hebron cumprir uma promessa que fiz a Javé, 
8 pois quando eu estava em Gessur de Aram fiz uma promessa: ‘Se Javé me fizer voltar para Jerusalém, oferecerei sacrifícios a Javé em Hebron’ «. 
9 O rei respondeu: «Vá em paz». E Absalão partiu para Hebron.
10 Então Absalão mandou emissários para todas as tribos de Israel, com este recado: «Quando ouvirem o som da trombeta, vocês poderão dizer: Absalão se tornou rei em Hebron».
 11 E Absalão convidou para o acompanhar duzentos homens de Jerusalém, que foram inocentemente, sem saber de nada. 
12 Enquanto fazia os sacrifícios, Absalão mandou buscar, na cidade de Gilo, o gilonita, Aquitofel, que era conselheiro de Davi. A conspiração se fortalecia e o partido de Absalão aumentava.
13 Alguém informou a Davi: «Os israelitas aderiram a Absalão!»
 
Mateus 7:7-11
7 «Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! 
8 Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. 
9 Quem de vocês dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 
10 Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 
11 Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai de vocês que está no céu dará coisas boas aos que lhe pedirem.»


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal