ODB253 Terça-feira

ODB253 Terça-feira: 
Complem: Salmo 81; Rute 2:1-23; 2Pedro 3:14-18 
Semicont: Salmo 57; 2Samuel 18:19-33; 2Pedro 3:14-18  

Complem: Salmo 81; Rute 2:1-23; 2Pedro 3:14-18

Salmos Litúrgicos   Livro III  16º Dia: Oração Matutina
Salmo 81
Exultate Deo
CANTEM de júbilo a Deus, fortaleza nossa; * ergam alegres vozes ao DEUS de Jacó.
2 Toquem a harpa e façam soar o pandeiro; * a harpa melodiosa e o alaúde.
3 Toquem a trombeta pela lua nova; * pela lua cheia, no dia da nossa festa. 
4 Pois isto é um mandamento para Israel, * uma ordenança do DEUS de Jacó.
5 Ele o prescreveu a José por testemunho, na terra do Egito, * onde ouviu uma língua que não entendia. 
6 Livrei o seu ombro da carga; e as suas mãos ficaram livres da servidão. 
7 Na angústia clamaste e te libertei; respondi no lugar secreto dos trovões; * te pus à prova junto às águas de Meribá. 
8 Ouve, povo meu, e eu te exortarei! * O Israel, se me escutasses!
9 Não haja entre ti divindade estranha; * nem adores deuses falsos.
10 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; * abre bem a tua boca e te fartarei.
11 Mas o meu povo não escutou a minha voz; * e Israel não me quis.
12 Assim, de mim sofreram o abandono pela obstinação dos seus corações; * deixei que seguissem segundo os seus caprichos.
13 Oh! se o meu povo me escutasse! * Se Israel andasse nos meus caminhos!
14 Em breve submeteria os seus inimigos, * e quem é contra eu deteria.
15 Quem aborrece ao SENHOR iria adulá-lo, * este seria seu destino para sempre. 
16 Eu lhe alimentaria com o trigo mais fino, * e lhe fartaria com o mel que mana da rocha. 

Rute 2:1-23
1 Noemi tinha um parente, por parte do marido. Era uma pessoa importante do clã de Elimelec, e se chamava Booz. 
2 Rute, a moabita, disse a Noemi: «Deixe-me ir ao campo onde estão colhendo cevada. Se alguém me deixar, irei atrás dele catando umas espigas». Noemi concordou: «Pode ir, minha filha». 
3 E Rute foi ao campo catar o restolho das espigas, atrás dos cortadores. E por acaso foi parar num dos campos de Booz, do clã de Elimelec. 
4 Nesse momento, Booz estava chegando de Belém e cumprimentava os cortadores: «Javé esteja com vocês». Eles responderam: «Javé o abençoe». 
5 Então Booz perguntou ao capataz: «Quem é aquela moça?» 
6 O capataz respondeu: «É uma moabita, que voltou com Noemi dos Campos de Moab, 
7 e me pediu para catar o restolho das espigas. Ela chegou de manhã e está de pé até agora, sem parar um só momento».
8 Então Booz disse a Rute: «Escute, minha filha. Não vá catar espigas em outro campo. Não se afaste daqui. Fique com minhas empregadas. 
9 Observe o terreno que os homens estão ceifando e vá atrás deles. Ordenei aos meus empregados que não incomodem você. Quando estiver com sede, pode ir até as bilhas e beber a água que os empregados tiverem trazido». 
10 Então Rute se prostrou com o rosto no chão e perguntou a Booz: «Por que o senhor está sendo tão bom comigo? Por que está dando tanta atenção para mim? Eu sou uma estrangeira!» 11 Booz respondeu: «Fiquei sabendo de tudo o que você fez por sua sogra, depois que você perdeu o marido. Você deixou pai e mãe, abandonou sua terra natal e veio viver no meio de um povo que você não conhecia. 
12 Javé lhe pague o que você fez. Que você receba uma grande recompensa de Javé, Deus de Israel, pois foi debaixo das asas dele que você veio buscar abrigo». 
13 Rute disse: «Que eu mereça o favor que o senhor está fazendo por mim. O senhor me tranqüilizou e me falou ao coração, embora eu não seja nem mesmo sua empregada».
14 Na hora de comer, Booz chamou Rute: «Venha cá. Coma do nosso pão e molhe o pão no caldo». Rute se sentou ao lado dos cortadores, e Booz ofereceu para ela espigas assadas. Ainda sobrou depois que Rute comeu e ficou satisfeita.
15 Quando Rute se levantou para continuar a cata de restolhos, Booz ordenou aos empregados: «Deixem essa moça catar espigas também entre os feixes, e não a incomodem. 
16 Deixem também cair algumas espigas dos feixes e não fiquem bravos quando ela as recolher». 
17 E Rute catou espigas no campo até a tarde. Depois bateu as espigas que tinha recolhido. Deu quase quarenta e cinco quilos.
18 Rute carregou e voltou para a cidade. E sua sogra viu o que ela havia recolhido. Rute deu também para a sogra algumas espigas assadas que tinham sobrado do almoço. 
19 A sogra perguntou: «Onde você catou essas espigas? Onde você trabalhou hoje? Bendito seja quem se interessou por você». Rute contou à sogra com quem havia trabalhado, e disse: «O dono do campo onde trabalhei se chama Booz». 
20 Noemi disse à nora: «Que ele seja abençoado por Javé, que não deixa de ter misericórdia pelos vivos e pelos mortos». E continuou: «Esse homem é nosso parente próximo, é um dos que têm o direito de resgate sobre nós». 
21 Rute, a moabita, disse: «Ele também me falou para ficar com os empregados até que terminem toda a colheita». 
22 Noemi disse à sua nora Rute: «Minha filha, é bom que você esteja com as empregadas dele. Em outro campo você poderia ser maltratada». 
23 Então Rute continuou com as empregadas de Booz, recolhendo espigas até o fim da colheita da cevada e do trigo. Depois ficou morando com a sogra.

2Pedro 3:14-18
14 Por isso, queridos irmãos, durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em paz. 
15 Considerem que a paciência de Deus para conosco tem em vista a nossa salvação, conforme escreveu para vocês o nosso amado irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada. 
16 Em todas as suas cartas ele fala disso. É verdade que nelas há alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes distorcem, como fazem com as demais Escrituras, para a sua própria perdição.
17 Assim, queridos irmãos, avisados como estão, tomem cuidado para que esses ímpios não os enganem, arrastando-os para que vocês percam a firmeza e caiam. 
18 Cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. A ele pertence a glória, desde agora e até o dia da eternidade. Amém!
 
Semicont: Salmo 57; 2Samuel 18:19-33; 2Pedro 3:14-18  

Salmos Litúrgicos Livro II Undécimo Dia: Oração Matutina
Salmo 57
Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó DEUS! Tem misericórdia de mim, pois em ti minha alma se refugia; * à sombra de tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
2 Clamarei ao DEUS Altíssimo, * ao Deus que me completa.
3 Dos céus enviará auxílio e me salvará. * DEUS enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
4 Minha alma está entre leões e tenho que deitar-me entre os que querem me devorar, * pessoas, cujos dentes são lanças e flechas e cuja língua é espada afiada.
5 Sê exaltado, ó DEUS, sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!
6 Armaram uma rede aos meus passos e minha alma ficou abatida; * cavaram diante de mim uma cova; mas caíram nela.
7 Preparado está o meu coração, ó DEUS; * preparado está o meu coração: cantarei e direi salmos.
8 Desperta, glória minha! Desperta lira e harpa; * e eu chamarei a aurora.
9 Eu te louvarei, SENHOR. Entre os povos; * eu te cantarei entre as nações.
10 Pois grande como os céus é a tua misericórdia; * e a tua verdade se ergue até o firmamento.
11 Sê exaltado sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!


2Samuel 18:19-33
19 Aquimaás, filho de Sadoc, disse: «Vou correndo dar ao rei a boa notícia de que Javé lhe fez justiça e o livrou de seus inimigos». 
20 Joab porém replicou: «Hoje você não será portador de uma boa notícia. Deixe para outro dia, porque hoje morreu o filho do rei». 
21 E Joab ordenou a um etíope: «Vá comunicar ao rei tudo o que você viu». O etíope se prostrou diante de Joab, e partiu correndo. 
22 Aquimaás, filho de Sadoc, insistiu com Joab: «Aconteça o que acontecer, também vou correndo atrás do etíope». Joab respondeu: «Para que correr, meu filho? Você não vai ganhar nada com essa notícia!» 
23 Aquimaás replicou: «Seja como for, eu vou correndo». Então Joab lhe disse: «Pode ir». Aquimaás partiu correndo e, cortando o caminho pela planície, passou na frente do etíope.
24 Davi estava sentado entre as duas portas da cidade. A sentinela subiu no terraço, em cima da porta, na muralha. Correu a vista e notou que um homem vinha correndo sozinho. 
25 A sentinela gritou e avisou o rei. E o rei comentou: «Se ele vem sozinho, é porque traz boas notícias». Quando já estava se aproximando, 
26 a sentinela avistou outro homem que vinha correndo, e gritou de cima da porta: «Vem vindo outro homem correndo sozinho». Davi comentou: «Esse também traz boas notícias». 
27 A sentinela acrescentou: «Estou reconhecendo o modo de correr do primeiro: ele corre como Aquimaás, o filho de Sadoc». O rei comentou: «É um homem bom. Certamente ele vem com boas notícias».
28 Aquimaás aproximou-se do rei e o saudou: «Paz». Depois se prostrou com o rosto por terra diante do rei, e disse: «Bendito seja o seu Deus Javé, que lhe entregou os homens que se revoltaram contra o senhor meu rei». 
29 O rei perguntou: «Está tudo bem com o jovem Absalão?» Aquimaás respondeu: «Vi uma confusão na hora em que Joab, servo do rei, me enviou, mas não sei o que aconteceu». 
30 O rei disse: «Fique ali e espere». Aquimaás obedeceu e ficou esperando. 
31 Nesse momento, chegou o etíope e disse: «Senhor meu rei, receba a boa notícia: Javé hoje acaba de fazer justiça, livrando-o de todos os que se revoltaram contra o senhor».
32 Então o rei perguntou: «Está tudo bem com o jovem Absalão?» O etíope respondeu: «Que se acabem como ele todos os inimigos do senhor meu rei e todos os que se revoltaram contra o senhor para lhe fazer mal».
33 E o rei ficou mui comovido, e subiu à câmara acima do portão, e chorou; e enquanto subia, assim ele disse: Ó meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Quisesse Deus, eu teria morrido por ti, ó Absalão, meu filho, meu filho!


2Pedro 3:14-18
14 Por isso, queridos irmãos, durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em paz. 
15 Considerem que a paciência de Deus para conosco tem em vista a nossa salvação, conforme escreveu para vocês o nosso amado irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada. 
16 Em todas as suas cartas ele fala disso. É verdade que nelas há alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes distorcem, como fazem com as demais Escrituras, para a sua própria perdição.
17 Assim, queridos irmãos, avisados como estão, tomem cuidado para que esses ímpios não os enganem, arrastando-os para que vocês percam a firmeza e caiam. 
18 Cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. A ele pertence a glória, desde agora e até o dia da eternidade. Amém!



----------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal