ODB223 terça-feira

ODB223: Complem: Salmo 119:81-88; Jeremias 16:1-13; Tiago 5:7-12
Semicontínuas: Salmo 21; 2 Samuel 5:11-16; Tiago 5:7-12 

Complementares: Salmo 119:81-88; Jeremias 16:1-13; Tiago 5:7-12

Salmo 119:81-88  XI. Defecit anima mea
SUSPIRA a minha alma pela tua salvação, * mas tenho esperança porque confio na tua palavra.
82 Os meus olhos desfalecem aguardando a tua palavra, * enquanto eu dizia: Quando virás confortar-me?
83 Porque me tornei qual odre exposto à fumaça, *
sem, contudo, esquecer os teus estatutos.
84 Quantos serão os dias de quem te serve? *
Quando farás justiça contra as pessoas que me querem mal e que me perseguem?
85 Gente soberba armou ciladas, *
o que não se conforma com a tua lei.
86 Porque todos os teus preceitos respiram fidelidade; *
Com falsidade me perseguem, ajuda-me.
87 Por pouco a terra não me consumiu; *
nem por isso abandonei teus mandamentos.
88 Reanima-me, segundo a tua bondade, *
para que guarde os teus mandamentos.

Jeremias 16:1-13
1 Javé me enviou esta palavra: 
2 Não se case com mulher nenhuma, nem arrume filhos ou filhas neste lugar. 
3 Porque assim diz Javé a respeito dos filhos e filhas que nascem neste lugar, das mães que os puseram no mundo e dos pais que geraram essas crianças neste país: 
4 Morrerão com enfermidades graves, e não serão chorados nem sepultados, mas servirão de esterco para a terra. Morrerão pela espada ou pela fome, e seus cadáveres servirão de comida para as aves do céu e para os animais da terra. 
5 Porque assim diz Javé: Não entre numa casa onde há velório, não chore nem dê os pêsames, pois eu decidi tirar desse povo a minha paz, o meu amor e compaixão - oráculo de Javé. 
6 Morrerão tanto os grandes como os pequenos neste país, e ninguém vai sepultá-los ou chorar por eles, nem vai fazer incisões ou cortar o cabelo em sinal de luto. 
7 Ninguém repartirá o pão no velório, em meio às condolências; não haverá quem dê algo de beber, quando vai dar os pêsames pelo pai ou mãe de alguém. 
8 Também não entre numa casa onde há festa, para sentar-se, comer e beber com eles, 
9 porque assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Diante dos olhos de vocês e ainda nos seus dias, eu expulsarei deste país o som da música e os gritos de alegria, a voz do noivo e da noiva.
10 Quando você anunciar esta mensagem a este povo, eles lhe perguntarão: «Por que Javé nos ameaça com essas desgraças tão grandes? Quais foram os erros ou pecados que cometemos contra Javé, o nosso Deus?» 
11 Você então lhes responderá: «É porque os antepassados de vocês me abandonaram - oráculo de Javé - e seguiram deuses estrangeiros, servindo-os e adorando-os. Mas a mim, eles abandonaram e deixaram de cumprir a minha lei. 
12 Vocês, porém, fizeram pior que os seus antepassados: cada um de vocês seguiu a maldade do seu coração obstinado, sem nunca me dar ouvidos. 
13 Por isso, vou expulsá-los daqui para um país que nem vocês nem seus antepassados conheceram. Lá, vocês servirão dia e noite, a divindades estrangeiras, porque eu não terei misericórdia de vocês».

Tiago 5:7-12
7 Irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Olhem o agricultor: ele espera pacientemente o fruto precioso da terra, até receber a chuva do outono e da primavera. 
8 Sejam pacientes vocês também; fortaleçam os corações, pois a vinda do Senhor está próxima.
9 Irmãos, não se queixem uns dos outros, para não serem julgados. Vejam: o juiz está às portas.
10 Irmãos, tomem como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falam em nome do Senhor. 11 Nós consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram falar da constância de Jó e conhecem o fim que o Senhor reservou para ele, porque o Senhor é rico em compaixão e misericórdia.
12 Sobretudo, irmãos, não jurem: nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa; que o «sim» de vocês seja sim, e que o «não» seja não, para não se exporem ao julgamento.

Semicontínuas: Salmo 21; 2 Samuel 5:11-16; Tiago 5:7-12

Salmos Litúrgicos  Livro 1  Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 21
Domine, in virtute tua
Ó SENHOR, o rei se alegra em tua força; * e é grande seu júbilo na tua salvação.
2 O desejo de seu coração tu lho deste; * e a súplica de seus lábios não negaste.
3 Pois tu saíste ao seu encontro com bênçãos de prosperidade; *puseste-lhe na cabeça um diadema de ouro puro.
4 Pedira-te ele a vida e tu a deste; * duração de dias para todo o sempre.
5 Grande é sua glória pela tua salvação; * reveste-o de esplendor e de majestade.
6 Porquanto o abençoaste para sempre; * com tua assistência encheste-o de contentamento.
7 Pois o rei confia no SENHOR; * pela benignidade do Altíssimo, nunca será abalado.
8 A tua mão alcançará os adversários, * e tua mão direita quem te odeia.
9 Arderão na tua ira * e queimarão no fogo.
10 Seu fruto desaparecerá da terra, * e da humanidade sua semente.
11 Tentaram o mal contra ti, * mas não prevaleceram em sua trama.
12 Essa gente será dispersada * quando virem o arco que é apontado.
13 Sê tu exaltado, SENHOR, em tua força! * Nós cantaremos e louvaremos teu poder.

2 Samuel 5:11-16
11 Hiram, rei de Tiro, enviou uma embaixada a Davi, com madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros, para construir um palácio para Davi. 
12 Então Davi percebeu que Javé o tinha confirmado como rei sobre Israel, e lhe estava exaltando a realeza por causa de Israel, povo de Javé.
13 Chegando de Hebron, Davi ainda tomou concubinas e mulheres em Jerusalém, e teve filhos e filhas. 14 Os nomes dos filhos que teve em Jerusalém são: Samua, Sobab, Natã, Salomão, 15 Jebaar, Elisua, Nafeg, Jáfia, 16 Elisama, Baaliada e Elifalet.

Tiago 5:7-12
7 Irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Olhem o agricultor: ele espera pacientemente o fruto precioso da terra, até receber a chuva do outono e da primavera. 
8 Sejam pacientes vocês também; fortaleçam os corações, pois a vinda do Senhor está próxima. 
9 Irmãos, não se queixem uns dos outros, para não serem julgados. Vejam: o juiz está às portas.
10 Irmãos, tomem como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falam em nome do Senhor. 11 Nós consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram falar da constância de Jó e conhecem o fim que o Senhor reservou para ele, porque o Senhor é rico em compaixão e misericórdia.
12 Sobretudo, irmãos, não jurem: nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa; que o «sim» de vocês seja sim, e que o «não» seja não, para não se exporem ao julgamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal