ODB224 Quarta-feira

ODB224 Quarta-feira: Complem: Salmo 119:81-88; Jeremias 16:14-21; João 7:1-9 Semicont: Salmo 21; 2 Samuel 5:17-25; João 7:1-9  
 
Salmo 119:81-88
  XI. Defecit anima mea
SUSPIRA a minha alma pela tua salvação, * mas tenho esperança porque confio na tua palavra.
82 Os meus olhos desfalecem aguardando a tua palavra, * enquanto eu dizia: Quando virás confortar-me?
83 Porque me tornei qual odre exposto à fumaça, *
sem, contudo, esquecer os teus estatutos.
84 Quantos serão os dias de quem te serve? *
Quando farás justiça contra as pessoas que me querem mal e que me perseguem?
85 Gente soberba armou ciladas, *
o que não se conforma com a tua lei.
86 Porque todos os teus preceitos respiram fidelidade; *
Com falsidade me perseguem, ajuda-me.
87 Por pouco a terra não me consumiu; *
nem por isso abandonei teus mandamentos.
88 Reanima-me, segundo a tua bondade, *
para que guarde os teus mandamentos.

Jeremias 16:14-21
14 Virão dias - oráculo de Javé - em que ninguém mais vai falar assim: «Pela vida de Javé, que tirou os filhos de Israel do Egito!» 
15 Mas dirão: «Pela vida de Javé, que fez os filhos de Israel saírem do país do Norte e de todas as regiões onde os tinha espalhado!» Eu vou trazê-los de volta para a terra que eu tinha dado aos antepassados deles.
16 Enviarei numerosos pescadores para pescá-los - oráculo de Javé. Depois disso, vou mandar numerosos caçadores, que os caçarão pelas montanhas, colinas e até nas fendas das rochas. 
17 Porque meus olhos observam os caminhos dessa gente: eles não conseguem escondê-los de mim, nem ocultar os seus pecados diante dos meus olhos. 
18 Cobrarei em dobro os erros e pecados desse povo, pois eles profanaram minha terra com os cadáveres de seus ídolos e encheram minha herança com suas abominações.
19 Javé, minha força e defesa, meu refúgio na hora do perigo, as nações virão procurar-te, e das extremidades da terra virão dizendo: «A herança de nossos pais é falsa, é coisa inútil e sem proveito». 
20 Pode o homem fabricar deuses? Não serão deuses. 
21 Por isso, vou fazer que eles conheçam; desta vez eu vou mostrar-lhes de verdade minha mão e minha força. E eles aprenderão que o meu nome é Javé.

João 7:1-9

1 Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia. Ele evitava andar pela Judéia, porque os judeus queriam matá-lo. 
2 Entretanto, a festa judaica das Tendas estava próxima. 
3 Então os irmãos de Jesus lhe disseram: «Tu deves sair daqui e ir para a Judéia, para que também teus discípulos possam ver as obras que fazes. 
4 Quem quer ter fama não faz nada às escondidas. Se fazes essas obras, mostra-te ao mundo.» 
5 Na verdade, nem mesmo os irmãos de Jesus acreditavam nele.
6 Jesus disse: «O momento certo ainda não chegou para mim. Para vocês, qualquer momento é bom. 
7 O mundo não tem motivo para odiar vocês. Mas o mundo me odeia, porque eu dou testemunho de que suas ações são más. 
8 Vão vocês para a festa. Eu não vou para esta festa, porque o momento certo ainda não chegou para mim.» 
9 Jesus disse isso e ficou na Galiléia.

Semicontínuas: 

Salmos Litúrgicos  Livro 1  Quarto Dia: Oração Matutina

Salmo 21 Domine, in virtute tua
Ó SENHOR, o rei se alegra em tua força; * e é grande seu júbilo na tua salvação.
2 O desejo de seu coração tu lho deste; * e a súplica de seus lábios não negaste.
3 Pois tu saíste ao seu encontro com bênçãos de prosperidade; *puseste-lhe na cabeça um diadema de ouro puro.
4 Pedira-te ele a vida e tu a deste; * duração de dias para todo o sempre.
5 Grande é sua glória pela tua salvação; * reveste-o de esplendor e de majestade.
6 Porquanto o abençoaste para sempre; * com tua assistência encheste-o de contentamento.
7 Pois o rei confia no SENHOR; * pela benignidade do Altíssimo, nunca será abalado.
8 A tua mão alcançará os adversários, * e tua mão direita quem te odeia.
9 Arderão na tua ira * e queimarão no fogo.
10 Seu fruto desaparecerá da terra, * e da humanidade sua semente.
11 Tentaram o mal contra ti, * mas não prevaleceram em sua trama.
12 Essa gente será dispersada * quando virem o arco que é apontado.
13 Sê tu exaltado, SENHOR, em tua força! * Nós cantaremos e louvaremos teu poder.

2 Samuel 5:17-25
17 Os filisteus souberam que Davi fora ungido rei de Israel e subiram todos para o capturar. Ao saber disso, Davi desceu para o refúgio. 
18 Os filisteus chegaram e se espalharam pelo vale dos Rafaim. 
19 Então Davi consultou a Javé: «Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás em meu poder?» Javé respondeu a Davi: «Pode atacar. Vou lhe entregar os filisteus em seu poder». 20 Davi foi para Senhor-das-Brechas e aí venceu os filisteus. Davi disse: «Javé abriu para mim uma brecha nos meus inimigos, como uma brecha feita pelas águas». É por isso que esse lugar se chama Senhor-das-Brechas. 
21 Os filisteus abandonaram aí seus ídolos, e Davi com seus homens os levaram.
22 Os filisteus subiram outra vez e se espalharam pelo vale dos Rafaim. 
23 Davi consultou a Javé, que respondeu: «Não os ataque pela frente. Dê a volta por trás deles e os ataque pelo lado das amoreiras. 
24 Quando você ouvir um rumor de passos na copa das amoreiras, aja com rapidez, porque é Javé quem avança à frente de você para derrotar o exército filisteu». 
25 Davi fez exatamente o que Javé tinha mandado, e derrotou os filisteus desde Gabaon até a entrada de Gazer.

João 7:1-9
1 Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia. Ele evitava andar pela Judéia, porque os judeus queriam matá-lo. 
2 Entretanto, a festa judaica das Tendas estava próxima. 
3 Então os irmãos de Jesus lhe disseram: «Tu deves sair daqui e ir para a Judéia, para que também teus discípulos possam ver as obras que fazes. 
4 Quem quer ter fama não faz nada às escondidas. Se fazes essas obras, mostra-te ao mundo.» 
5 Na verdade, nem mesmo os irmãos de Jesus acreditavam nele.
6 Jesus disse: «O momento certo ainda não chegou para mim. Para vocês, qualquer momento é bom. 
7 O mundo não tem motivo para odiar vocês. Mas o mundo me odeia, porque eu dou testemunho de que suas ações são más. 
8 Vão vocês para a festa. Eu não vou para esta festa, porque o momento certo ainda não chegou para mim.» 
9 Jesus disse isso e ficou na Galiléia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal