ODB222 Segunda-feira

 ODB222 Segunda-feira: 
Complementares
: Salmo 119:81-88; Ezequiel 2:8-3:11; 2 Coríntios 11:16-33
Semicontínuas: Salmo 21; 2 Samuel 5:1-10; 2 Coríntios 11:16-33  


Complementares: Salmo 119:81-88; Ezequiel 2:8-3:11; 2 Coríntios 11:16-33
Salmo 119:81-88  XI. Defecit anima mea
SUSPIRA a minha alma pela tua salvação, * mas tenho esperança porque confio na tua palavra.
82 Os meus olhos desfalecem aguardando a tua palavra, * enquanto eu dizia: Quando virás confortar-me?
83 Porque me tornei qual odre exposto à fumaça, *
sem, contudo, esquecer os teus estatutos.
84 Quantos serão os dias de quem te serve? *
Quando farás justiça contra as pessoas que me querem mal e que me perseguem?
85 Gente soberba armou ciladas, *
o que não se conforma com a tua lei.
86 Porque todos os teus preceitos respiram fidelidade; *
Com falsidade me perseguem, ajuda-me.
87 Por pouco a terra não me consumiu; *
nem por isso abandonei teus mandamentos.
88 Reanima-me, segundo a tua bondade, *
para que guarde os teus mandamentos.

Ezequiel 2:8-3:11
8 Mas você, criatura humana, obedeça ao que vou lhe dizer. Não seja rebelde como essa casa de rebeldes. Abra a boca e coma o que vou lhe dar». 
9 Então notei que certa mão se estendia para mim com um rolo de pergaminho. 10 A mão desenrolou o pergaminho diante de mim: estava escrito por dentro e por fora, e o que nele estava escrito eram lamentações, gemidos e gritos de dor.
Ezequiel 3:1-11
1 Ele me disse: «Criatura humana, coma isso; coma esse rolo, e depois vá levar a mensagem para a casa de Israel». 
2 Então eu abri a boca e ele me deu o rolo para comer. 
3 E continuou: «Criatura humana, que seu estômago e sua barriga se saciem com este rolo escrito que estou lhe dando». Eu comi e pareceu doce como mel para o meu paladar. 
4 Depois ele tornou a falar: «Criatura humana, vá procurar a casa de Israel para levar-lhe a minha mensagem. 
5 Não é para um povo de idioma estranho ou de língua difícil que você está sendo mandado, mas para a casa de Israel. 
6 Não é também para povos numerosos de idioma estranho e língua difícil, cujas palavras você não entenderia. Se fosse para eles que eu mandasse você, certamente o escutariam, 
7 mas a casa de Israel não escutará você, porque não quer escutar a mim. Eles têm a cabeça dura e o coração de pedra. 
8 Em compensação, eu farei com que o seu rosto fique duro como o deles, e a sua cabeça dura como a deles. 
9 Eu farei que sua cabeça seja dura como diamante, que é mais duro do que pedra, para você não ter medo deles, nem se assustar com a cara deles, mesmo que eles sejam uma casa de rebeldes». 
10 Ele me disse ainda: «Criatura humana, escute atentamente todas as palavras que eu vou lhe dizer, e guarde na memória. 
11 Depois procure os exilados, a gente do seu povo, e diga-lhes: Assim diz o Senhor Javé, quer vocês escutem, quer não».

2 Coríntios 11:16-33 
16 Repito: que ninguém me considere louco, ou então: que me suportem como louco, a fim de que também eu possa me gabar um pouco. 
17 O que vou dizer, não o direi conforme o Senhor, mas como louco, certo de que tenho motivos para me gabar. 
18 Visto que muitos se gabam de seus títulos humanos, também eu vou me gabar. 
19 Vocês, assim tão sensatos, suportam de boa vontade os loucos. 
20 E suportam que os escravizem, que os devorem, que os despojem, que os tratem com soberba, que os esbofeteiem. 
21 Digo isto para a vergonha de vocês: até parece que nós é que somos fracos...
Aquilo que outros têm a ousadia de apresentar - falo como louco - eu também tenho. 
22 São hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São descendentes de Abraão? Eu também. 
23 São ministros de Cristo? Falo como louco: eu o sou muito mais. Muito mais pelas fadigas; muito mais pelas prisões; infinitamente mais pelos açoites; freqüentemente em perigo de morte; 
24 dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. 
25 Fui flagelado três vezes; uma vez fui apedrejado; três vezes naufraguei; passei um dia e uma noite em alto mar. 
26 Fiz muitas viagens. Sofri perigos nos rios, perigos por parte dos ladrões, perigos por parte dos meus irmãos de raça, perigos por parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos por parte dos falsos irmãos. 
27 Mais ainda: morto de cansaço, muitas noites sem dormir, fome e sede, muitos jejuns, com frio e sem agasalho. 
28 E isso para não contar o resto: a minha preocupação cotidiana, a atenção que tenho por todas as igrejas. 
29 Quem fraqueja, sem que eu também me sinta fraco? Quem cai, sem que eu me sinta com febre?
30 Se é preciso gabar-se, é de minha fraqueza que vou me gabar. 
31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não minto. 
32 Em Damasco, o governador do rei Aretas guardava a cidade dos damascenos com a intenção de me prender; 
33 mas fizeram-me descer de uma janela, ao longo da muralha, dentro de um cesto; e assim eu escapei das mãos dele.


Semicontínuas:Salmo 21; 2 Samuel 5:1-10; 2 Coríntios 11:16-33
Salmos Litúrgicos  Livro 1  Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 21
Domine, in virtute tua
Ó SENHOR, o rei se alegra em tua força; * e é grande seu júbilo na tua salvação.
2 O desejo de seu coração tu lho deste; * e a súplica de seus lábios não negaste.
3 Pois tu saíste ao seu encontro com bênçãos de prosperidade; *puseste-lhe na cabeça um diadema de ouro puro.
4 Pedira-te ele a vida e tu a deste; * duração de dias para todo o sempre.
5 Grande é sua glória pela tua salvação; * reveste-o de esplendor e de majestade.
6 Porquanto o abençoaste para sempre; * com tua assistência encheste-o de contentamento.
7 Pois o rei confia no SENHOR; * pela benignidade do Altíssimo, nunca será abalado.
8 A tua mão alcançará os adversários, * e tua mão direita quem te odeia.
9 Arderão na tua ira * e queimarão no fogo.
10 Seu fruto desaparecerá da terra, * e da humanidade sua semente.
11 Tentaram o mal contra ti, * mas não prevaleceram em sua trama.
12 Essa gente será dispersada * quando virem o arco que é apontado.
13 Sê tu exaltado, SENHOR, em tua força! * Nós cantaremos e louvaremos teu poder.

2 Samuel 5:1-10
1 Todas as tribos de Israel foram encontrar-se com Davi em Hebron, e lhe propuseram: «Veja! Somos do mesmo sangue. 
2 Já antes, quando Saul era nosso rei, o verdadeiro comandante de Israel era você. E Javé lhe disse: ‘Você será o pastor do meu povo Israel. Você será o chefe de Israel’ «. 
3 Todos os anciãos de Israel foram visitar o rei em Hebron, e Davi fez um pacto com eles em Hebron, diante de Javé. E eles ungiram Davi como rei de Israel.
4 Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. 
5 Em Hebron, ele reinou sete anos e meio sobre Judá. Depois, em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e sobre Judá.
6 Davi marchou com seus homens sobre Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam o território. Os jebuseus disseram a Davi: «Não entre aqui, porque bastam os cegos e aleijados para o repelir». Era a maneira de dizer que Davi não entraria na cidade. 
7 Mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que ficou sendo a cidade de Davi. 
8 Nesse dia, Davi disse: «Todo aquele que ferir os jebuseus e subir pelo canal... Quanto aos cegos e aleijados, Davi os detesta». É por isso que se diz: «Os cegos e aleijados não poderão entrar no Templo».
9 Davi se instalou na fortaleza e deu-lhe o nome de Cidade de Davi. Em seguida, construiu uma grande muralha ao seu redor, desde o Melo até o interior. 
10 Davi ia crescendo em poder. E Javé, Deus dos exércitos, estava com ele. 
 
2 Coríntios 11:16-33 
16 Repito: que ninguém me considere louco, ou então: que me suportem como louco, a fim de que também eu possa me gabar um pouco. 
17 O que vou dizer, não o direi conforme o Senhor, mas como louco, certo de que tenho motivos para me gabar. 
18 Visto que muitos se gabam de seus títulos humanos, também eu vou me gabar. 
19 Vocês, assim tão sensatos, suportam de boa vontade os loucos. 
20 E suportam que os escravizem, que os devorem, que os despojem, que os tratem com soberba, que os esbofeteiem. 
21 Digo isto para a vergonha de vocês: até parece que nós é que somos fracos...
Aquilo que outros têm a ousadia de apresentar - falo como louco - eu também tenho. 
22 São hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São descendentes de Abraão? Eu também. 
23 São ministros de Cristo? Falo como louco: eu o sou muito mais. Muito mais pelas fadigas; muito mais pelas prisões; infinitamente mais pelos açoites; freqüentemente em perigo de morte; 
24 dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. 
25 Fui flagelado três vezes; uma vez fui apedrejado; três vezes naufraguei; passei um dia e uma noite em alto mar. 
26 Fiz muitas viagens. Sofri perigos nos rios, perigos por parte dos ladrões, perigos por parte dos meus irmãos de raça, perigos por parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos por parte dos falsos irmãos. 
27 Mais ainda: morto de cansaço, muitas noites sem dormir, fome e sede, muitos jejuns, com frio e sem agasalho. 
28 E isso para não contar o resto: a minha preocupação cotidiana, a atenção que tenho por todas as igrejas. 
29 Quem fraqueja, sem que eu também me sinta fraco? Quem cai, sem que eu me sinta com febre?
30 Se é preciso gabar-se, é de minha fraqueza que vou me gabar. 
31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não minto. 
32 Em Damasco, o governador do rei Aretas guardava a cidade dos damascenos com a intenção de me prender; 
33 mas fizeram-me descer de uma janela, ao longo da muralha, dentro de um cesto; e assim eu escapei das mãos dele.
----------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal