ODB217 Terça-feira

ODB217 Terça-feira: 
Complem: Salmo 88; Levítico 15:19-31; 2 Coríntios 9:1-5 
Semicont: Salmo 18:1-6,43-50; 1 Samuel 31:1-13; 2 Coríntios 9:1-5  


Complem: Salmo 88; Levítico 15:19-31; 2 Coríntios 9:1-5

Salmos Litúrgicos   Livro III  Décimo Sétimo Dia: Oração Matutina
Salmo 88
Domine, Deus
SENHOR DEUS de minha salvação, * dia e noite tenho clamado diante de ti.
2 Chegue à tua presença minha oração; * inclina os teus ouvidos à minha súplica.
3 Porque minha alma está angustiada, * e minha vida anda à beira da morte.
4 Contam-me com quem desce à cova; * tornei-me qual pessoa sem apoio.
5 Entre quem jaz na sepultura me contam, * sou uma pessoa quebrantada.
6 Puseste-me nas maiores profundezas, * em lugares escuros, em densas trevas.
7 Sobre mim pesa a tua ira, * e me afliges com todas as tuas ondas.
8 Apartaste de mim quem me conhece, * tornei-me repugnante para as pessoas, fiquei em prisão e não posso sair.
9 Meus olhos desfalecem pela aflição; SENHOR, tenho clamado a ti todo o dia; * a ti estendo minhas mãos.
10 Mostrarás tuas maravilhas a quem morreu? * Porventura se levantarão as sombras para te louvar?
11 Será anunciada a tua benignidade na sepultura, * ou a tua fidelidade na perdição?
12 Acaso serão conhecidas nas trevas as tuas maravilhas? * E a tua justiça na terra do esquecimento? 
13 A ti, ó SENHOR, clamo por socorro; * e de madrugada subirá a ti minha oração.
14 Ó SENHOR, não te esqueças de minha alma, * de mim não ocultes tua face.
15 Estou aflito e perto da morte; * sob o peso de teus terrores estou sem rumo.
16 Tua indignação vai passando sobre mim; * teus terrores me consomem.
17 Há quem me rodeie todo o dia, como água; * e quem se reúna e me cerque.
18 Afastaste de mim pessoas amigas e companheiras; * e as pessoas mais íntimas estão em trevas.

Levítico 15:19-31

19 Quando uma mulher tiver sua menstruação, ficará impura durante sete dias. Quem a tocar ficará impuro até à tarde. 
20 O lugar em que ela deitar ou sentar, enquanto está impura, ficará impuro. 
21 Quem tocar o leito dela deverá lavar as próprias roupas e tomar banho; ficará impuro até à tarde. 
22 Quem tocar o assento que ela usou, lavará as próprias roupas, tomará banho e ficará impuro até à tarde. 
23 Se o objeto tocado estiver sobre a cama ou sobre o assento que ela usou, ficará impuro até à tarde. 
24 Se um homem tiver relações com a mulher menstruada, a impureza dela o atingirá, e ele ficará impuro durante sete dias. A cama em que ele se deitar ficará impura. 
25 Quando uma mulher tiver hemorragias freqüentes, fora ou depois da menstruação, ficará impura como na menstruação, enquanto durarem as hemorragias. 
26 A cama em que ela se deitar, enquanto tiver as hemorragias, ficará impura, como na menstruação. O lugar em que ela se sentar ficará impuro, como na menstruação. 
27 Quem tocar nesses móveis ficará impuro: deverá lavar as roupas e tomar banho; ficará impuro até à tarde. 
28 Quando a mulher ficar curada de suas hemorragias contará sete dias, e então estará pura. 
29 No oitavo dia, pegará duas rolas ou dois pombinhos e os apresentará ao sacerdote na entrada da tenda da reunião. 
30 O sacerdote oferecerá um deles em sacrifício pelo pecado, e o outro como holocausto. Desse modo, o sacerdote fará por ela, diante de Javé, o rito por causa da hemorragia que a tornou impura.
31 Previnam os filhos de Israel sobre a impureza, para que não morram por causa delas por terem contaminado a minha morada no meio deles».

2 Coríntios 9:1-5

1 Quanto ao serviço a ser prestado aos cristãos, é inútil que eu escreva a vocês. 
2 Conheço a boa vontade de vocês e por causa dela me orgulho de vocês junto aos macedônios, dizendo-lhes: «A Acaia está preparada desde o ano passado.» E o zelo de vocês tem servido de estímulo para a maioria das igrejas. 
3 Entretanto, estou mandando os irmãos até vocês, a fim de que o elogio que fiz de vocês não seja desmentido nesse ponto e para que vocês - como eu dizia antes - estejam realmente preparados. 
4 Se alguns macedônios fossem comigo e não os encontrassem preparados, essa plena confiança seria motivo de nos envergonharmos, para não dizer que seria motivo de vocês se envergonharem. 
5 Julguei, portanto, necessário pedir aos irmãos que fossem até vocês à nossa frente e organizassem as ofertas já prometidas; uma vez recolhidas, tais ofertas seriam sinal de autêntica generosidade, e não demonstração de avareza.

Semicont: Salmo 18:1-6,43-50; 1 Samuel 31:1-13; 2 Coríntios 9:1-5  
Salmos Litúrgicos     Livro 1     Terceiro Dia: Oração Vespertina
Salmo 18:1-6,43-50 
 Diligam te, Domine
1 e 2 COM fervor te amo, * ó SENHOR, força minha.
3 O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, rochedo em que me refugio; * meu escudo, minha força salvadora, meu alto retiro.
4 Invocarei o Nome do SENHOR, que é digno de ser louvado, * e me livrarei dos meus adversários.
5 Rodeavam-me laços de morte, * e torrentes de impiedade me amedrontavam.
6 Cercaram-me tristezas do inferno, * e laços de morte me atingiram.
43 Despedaçaram-se como o pó, * e acalquei-lhes os pés como a lama da rua.
44 Livraste-me das lutas do povo e me fizeste cabeça das nações; * um povo que não conheci me servirá.
45 Ao ouvirem a minha voz, obedecerão; * pessoas estranhas irão se submeter.
46 Quem eu desconhecia sumira-se, * e enchendo-se de medo nas suas fortificações.
47 O SENHOR vive! Bendita seja a minha fortaleza, * e exaltado o Deus de minha salvação.
48 Deus por mim se vinga, * e me sujeita os povos.
49 Livraste-me de quem era contra mim; tu me exaltas acima de qum me quer mal. * tu me livras da pessoa violenta.
50 Portanto, ó SENHOR, eu te renderei graças perante as nações; * e a teu Nome cantarei louvores.

1 Samuel 31:1-13

1 Os filisteus fizeram guerra contra Israel, e os israelitas fugiram deles, e muitos caíram mortos no monte Gelboé. 
2 Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos. Mataram Jônatas, Abinadab e Melquisua, filhos de Saul. 
3 Todo o peso do combate se concentrou sobre Saul. Os arqueiros o surpreenderam e o feriram gravemente. 
4 Então Saul disse ao escudeiro: «Desembainhe a espada e me atravesse, antes que esses incircuncisos cheguem e caçoem de mim». O escudeiro ficou apavorado e não quis obedecer. Então Saul pegou a espada e atirou-se sobre ela. 
5 Vendo que Saul estava morto, o escudeiro também se jogou sobre sua espada e morreu com Saul. 
6 Desse modo, no mesmo dia morreram Saul, seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus homens. 
7 Quando os israelitas que estavam no outro lado do vale, e os da Transjordânia, viram que os israelitas tinham sido derrotados e que Saul e seus filhos estavam mortos, abandonaram suas cidades e fugiram. Então os filisteus foram e as ocuparam.
8 No dia seguinte, os filisteus foram despojar os cadáveres e encontraram Saul e seus três filhos mortos no monte Gelboé. 
9 Cortaram a cabeça de Saul e tiraram suas armas. E as enviaram por todo o território filisteu, anunciando a boa notícia a seus ídolos e a seu povo. 
10 Depositaram as armas de Saul no templo de Astarte e dependuraram o cadáver dele na muralha de Betsã.
11 Os habitantes de Jabes de Galaad souberam o que os filisteus tinham feito com Saul. 
12 Então todos os guerreiros caminharam a noite inteira, tiraram da muralha de Betsã o cadáver de Saul e de seus filhos, e os levaram a Jabes, e aí os queimaram. 
13 Depois recolheram os ossos, os enterraram debaixo da tamareira de Jabes, e jejuaram durante sete dias.

2 Coríntios 9:1-5
1 Quanto ao serviço a ser prestado aos cristãos, é inútil que eu escreva a vocês. 
2 Conheço a boa vontade de vocês e por causa dela me orgulho de vocês junto aos macedônios, dizendo-lhes: «A Acaia está preparada desde o ano passado.» E o zelo de vocês tem servido de estímulo para a maioria das igrejas. 
3 Entretanto, estou mandando os irmãos até vocês, a fim de que o elogio que fiz de vocês não seja desmentido nesse ponto e para que vocês - como eu dizia antes - estejam realmente preparados. 
4 Se alguns macedônios fossem comigo e não os encontrassem preparados, essa plena confiança seria motivo de nos envergonharmos, para não dizer que seria motivo de vocês se envergonharem. 
5 Julguei, portanto, necessário pedir aos irmãos que fossem até vocês à nossa frente e organizassem as ofertas já prometidas; uma vez recolhidas, tais ofertas seriam sinal de autêntica generosidade, e não demonstração de avareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal