ODB218 Quarta-feira

ODB218 Quarta-feira 
Complementares:Salmo 88; 2 Reis 20:1-11; Marcos 9:14-29 
Semicontínuas: Salmo 18:1-6,43-50; 1 Crônicas 10:1-14; Marcos 9:14-29  

Complementares:Salmo 88; 2 Reis 20:1-11; Marcos 9:14-29 

Salmos Litúrgicos   Livro III  Décimo Sétimo Dia: Oração Matutina
Salmo 88
Domine, Deus
SENHOR DEUS de minha salvação, * dia e noite tenho clamado diante de ti.
2 Chegue à tua presença minha oração; * inclina os teus ouvidos à minha súplica.
3 Porque minha alma está angustiada, * e minha vida anda à beira da morte.
4 Contam-me com quem desce à cova; * tornei-me qual pessoa sem apoio.
5 Entre quem jaz na sepultura me contam, * sou uma pessoa quebrantada.
6 Puseste-me nas maiores profundezas, * em lugares escuros, em densas trevas.
7 Sobre mim pesa a tua ira, * e me afliges com todas as tuas ondas.
8 Apartaste de mim quem me conhece, * tornei-me repugnante para as pessoas, fiquei em prisão e não posso sair.
9 Meus olhos desfalecem pela aflição; SENHOR, tenho clamado a ti todo o dia; * a ti estendo minhas mãos.
10 Mostrarás tuas maravilhas a quem morreu? * Porventura se levantarão as sombras para te louvar?
11 Será anunciada a tua benignidade na sepultura, * ou a tua fidelidade na perdição?
12 Acaso serão conhecidas nas trevas as tuas maravilhas? * E a tua justiça na terra do esquecimento? 
13 A ti, ó SENHOR, clamo por socorro; * e de madrugada subirá a ti minha oração.
14 Ó SENHOR, não te esqueças de minha alma, * de mim não ocultes tua face.
15 Estou aflito e perto da morte; * sob o peso de teus terrores estou sem rumo.
16 Tua indignação vai passando sobre mim; * teus terrores me consomem.
17 Há quem me rodeie todo o dia, como água; * e quem se reúna e me cerque.
18 Afastaste de mim pessoas amigas e companheiras; * e as pessoas mais íntimas estão em trevas.

2 Reis 20:1-11
1 Nessa ocasião, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal. O profeta Isaías, filho de Amós, foi visitá-lo. E lhe disse: «Assim diz Javé: Ponha em ordem a sua casa, porque você vai morrer, não vai escapar». 
2 Então Ezequias virou o rosto para a parede e fez esta prece a Javé: 
3 «Ah! Javé! Não te esqueças: eu procurei sempre andar na tua presença com toda a fidelidade e de coração limpo. Eu procurei fazer sempre o que era bom aos teus olhos». E Ezequias começou a chorar convulsivamente.
4 Isaías ainda não tinha deixado o pátio interno, quando recebeu a palavra de Javé: 
5 «Vá falar a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz Javé, o Deus de seu antepassado Davi: escutei a sua oração, e vi as suas lágrimas. Vou curar você e, em três dias, você subirá ao Templo de Javé. 
6 Eu vou aumentar em quinze anos a duração de sua vida, e vou livrá-lo das mãos do rei da Assíria, a você e a esta cidade. Vou proteger esta cidade pela honra do meu Nome e pela honra do meu servo Davi». 
7 Isaías ordenou: «Tragam aqui um pão de figos». Pegaram um pão e o colocaram sobre a ferida, e o rei recuperou a saúde. 
8 Ezequias perguntou: «Qual é o sinal de que Javé vai me curar, e de que subirei ao Templo de Javé dentro de três dias?» 
9 Isaías respondeu: «O sinal de que Javé vai cumprir o que prometeu, é este: Você quer que a sombra avance ou volte para trás dez degraus?» 
10 Ezequias disse: «Avançar dez degraus é fácil para a sombra. Quero que ela recue dez degraus». 
11 O profeta Isaías invocou Javé, e este fez a sombra recuar dez degraus que o sol já havia descido, os degraus do quarto superior de Acaz, dez degraus para trás.
Marcos 9:14-29
14 Quando Jesus, Pedro, Tiago e João chegaram perto dos outros discípulos, viram que eles estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns doutores da Lei estavam discutindo com eles. 
15 Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para cumprimentá-lo. 
16 Jesus perguntou aos discípulos: «O que é que vocês estão discutindo com eles?» 
17 Alguém da multidão respondeu: «Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 
18 Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram.» 
19 Jesus disse: «Ó gente sem fé! Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui.»
20 E levaram o menino. Quando o espírito viu Jesus sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. 
21 Jesus perguntou ao pai: «Desde quando ele está assim?» O pai respondeu: «Desde criança. 
22 E muitas vezes já o jogou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.» 
23 Jesus disse: «Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé.» 
24 O pai do menino gritou: «Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.»
25 Jesus viu que a multidão corria para junto dele. Então ordenou ao espírito mau: «Espírito mudo e surdo, eu lhe ordeno que saia do menino e nunca mais entre nele.» 
26 O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto e por isso todos diziam: «Ele morreu!» 
27 Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o, e o menino ficou de pé.
28 Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram à parte: «Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?» 
29 Jesus respondeu: «Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.»

Semicontínuas: Salmo 18:1-6,43-50; 1 Crônicas 10:1-14; Marcos 9:14-29 

Salmos Litúrgicos     Livro 1     Terceiro Dia: Oração Vespertina
Salmo 18:1-6,43-50 
 Diligam te, Domine
1 e 2 COM fervor te amo, * ó SENHOR, força minha.
3 O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, rochedo em que me refugio; * meu escudo, minha força salvadora, meu alto retiro.
4 Invocarei o Nome do SENHOR, que é digno de ser louvado, * e me livrarei dos meus adversários.
5 Rodeavam-me laços de morte, * e torrentes de impiedade me amedrontavam.
6 Cercaram-me tristezas do inferno, * e laços de morte me atingiram.
43 Despedaçaram-se como o pó, * e acalquei-lhes os pés como a lama da rua.
44 Livraste-me das lutas do povo e me fizeste cabeça das nações; * um povo que não conheci me servirá.
45 Ao ouvirem a minha voz, obedecerão; * pessoas estranhas irão se submeter.
46 Quem eu desconhecia sumira-se, * e enchendo-se de medo nas suas fortificações.
47 O SENHOR vive! Bendita seja a minha fortaleza, * e exaltado o Deus de minha salvação.
48 Deus por mim se vinga, * e me sujeita os povos.
49 Livraste-me de quem era contra mim; tu me exaltas acima de qum me quer mal. * tu me livras da pessoa violenta.
50 Portanto, ó SENHOR, eu te renderei graças perante as nações; * e a teu Nome cantarei louvores.

1 Crônicas 10:1-14
1 Os filisteus estavam guerreando contra Israel. Aconteceu então que os homens de Israel fugiram dos filisteus e, feridos, acabaram caindo mortos no monte Gelboé. 
2 Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos, e mataram Jônatas, Abinadab e Melquisua, filhos de Saul. 
3 Então a luta se concentrou sobre Saul. Os atiradores descobriram onde ele estava e lhe acertaram flechas. 
4 Saul disse ao seu escudeiro: «Puxe a sua espada e me mate, senão esses incircuncisos vão rir de mim». O escudeiro não quis fazer isso, pois teve muito medo. Então Saul pegou a sua própria espada e se jogou sobre ela. 
5 O escudeiro ficou apavorado e, ao ver que Saul tinha morrido, jogou-se também sobre a própria espada e morreu. 
6 Dessa forma, morreram Saul e seus três filhos: a família inteira. 
7 Todos os israelitas que moravam no vale, ao verem que os homens de Israel tinham fugido e que Saul e seus filhos tinham morrido, abandonaram suas cidades e fugiram. Então os filisteus foram, e aí ficaram morando.
8 No outro dia, quando os filisteus foram saquear os mortos no combate, encontraram Saul com seus filhos, todos mortos, no monte Gelboé. 
9 Depois de despojar o corpo de Saul, levaram a cabeça e as armas dele por toda a terra dos filisteus, anunciando a boa notícia a seus ídolos e a seu povo. 
10 Em seguida, colocaram as armas de Saul no templo do deus deles e pregaram o seu crânio no templo de Dagon.
11 Os habitantes de Jabes de Galaad ficaram sabendo o que os filisteus tinham feito com Saul. 12 Então todos os guerreiros foram buscar o corpo de Saul e de seus filhos, levando-os para Jabes. Sepultaram os corpos debaixo do terebinto de Jabes e jejuaram durante sete dias.
13 Saul morreu por ter sido infiel a Javé: não seguiu a ordem de Javé e foi consultar uma mulher que invocava os mortos, 
14 em vez de consultar a Javé. Então Javé o entregou à morte e passou o reinado para Davi, filho de Jessé.


Marcos 9:14-29  
14 Quando Jesus, Pedro, Tiago e João chegaram perto dos outros discípulos, viram que eles estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns doutores da Lei estavam discutindo com eles. 
15 Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para cumprimentá-lo. 
16 Jesus perguntou aos discípulos: «O que é que vocês estão discutindo com eles?» 
17 Alguém da multidão respondeu: «Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 
18 Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram.» 
19 Jesus disse: «Ó gente sem fé! Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui.»
20 E levaram o menino. Quando o espírito viu Jesus sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. 
21 Jesus perguntou ao pai: «Desde quando ele está assim?» O pai respondeu: «Desde criança. 22 E muitas vezes já o jogou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.» 
23 Jesus disse: «Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé.» 
24 O pai do menino gritou: «Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.»
25 Jesus viu que a multidão corria para junto dele. Então ordenou ao espírito mau: «Espírito mudo e surdo, eu lhe ordeno que saia do menino e nunca mais entre nele.» 
26 O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto e por isso todos diziam: «Ele morreu!» 
27 Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o, e o menino ficou de pé.
28 Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram à parte: «Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?» 
29 Jesus respondeu: «Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.»





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal