ODB216 segunda-feira

ODB216
Complementares: Salmo 88; Levítico 21:1-15; 2 Coríntios 8:16-24;
Semicontínuas: Salmos 18:1-6, 43-50; 1 Samuel 23:14-18; 2 Coríntios 8:16-24

ODB216 Segunda-feira: 
Complem: Salmo 88; Leviticos 21:1-15; 2 Coríntios 8:16-24 

Salmos Litúrgicos   Livro III  Décimo Sétimo Dia: Oração Matutina
Salmo 88 Domine, Deus
SENHOR DEUS de minha salvação, * dia e noite tenho clamado diante de ti.
2 Chegue à tua presença minha oração; * inclina os teus ouvidos à minha súplica.
3 Porque minha alma está angustiada, * e minha vida anda à beira da morte.
4 Contam-me com quem desce à cova; * tornei-me qual pessoa sem apoio.
5 Entre quem jaz na sepultura me contam, * sou uma pessoa quebrantada.
6 Puseste-me nas maiores profundezas, * em lugares escuros, em densas trevas.
7 Sobre mim pesa a tua ira, * e me afliges com todas as tuas ondas.
8 Apartaste de mim quem me conhece, * tornei-me repugnante para as pessoas, fiquei em prisão e não posso sair.
9 Meus olhos desfalecem pela aflição; SENHOR, tenho clamado a ti todo o dia; * a ti estendo minhas mãos.
10 Mostrarás tuas maravilhas a quem morreu? * Porventura se levantarão as sombras para te louvar?
11 Será anunciada a tua benignidade na sepultura, * ou a tua fidelidade na perdição?
12 Acaso serão conhecidas nas trevas as tuas maravilhas? * E a tua justiça na terra do esquecimento? 
13 A ti, ó SENHOR, clamo por socorro; * e de madrugada subirá a ti minha oração.
14 Ó SENHOR, não te esqueças de minha alma, * de mim não ocultes tua face.
15 Estou aflito e perto da morte; * sob o peso de teus terrores estou sem rumo.
16 Tua indignação vai passando sobre mim; * teus terrores me consomem.
17 Há quem me rodeie todo o dia, como água; * e quem se reúna e me cerque.
18 Afastaste de mim pessoas amigas e companheiras; * e as pessoas mais íntimas estão em trevas.

Levitico 21:1-15
1 Javé falou a Moisés: «Diga aos sacerdotes, filhos de Aarão: O sacerdote não se contaminará com o cadáver de um parente, 2 a não ser que se trate de parente muito chegado: mãe, pai, filho, filha, irmão. 3 Também por sua irmã solteira que vive com ele; por causa dela poderá expor-se à impureza. 4 Não se inclui a parente casada, pois ele ficaria profanado.
5 Os sacerdotes não raparão a cabeça, não apararão a barba, nem farão incisões no corpo. 6 Serão consagrados ao seu Deus e não profanarão o nome do seu Deus, porque são eles que apresentam a Javé as ofertas queimadas, o alimento do seu Deus. Devem ser santos.
7 Não se casarão com prostituta ou mulher desonrada, ou ainda mulher que tenha sido repudiada por seu marido, porque o sacerdote está consagrado ao seu Deus.
8 Você tratará o sacerdote como santo, porque ele é o encarregado de oferecer o alimento do seu Deus. Ele será santo para você, porque eu, Javé que santifico vocês, sou santo.
9 Se a filha de um sacerdote se profana através da prostituição, está profanando também o seu pai. Deve ser queimada.
10 O sumo sacerdote, escolhido entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção e foi consagrado com a investidura das vestes sagradas, não andará despenteado nem esfarrapado. 
11 Não se aproximará de nenhum cadáver, porque não deverá tornar-se impuro, nem mesmo por seu pai ou por sua mãe; 
12 não sairá do santuário e não profanará o santuário do seu Deus, porque está consagrado com o óleo da unção do seu Deus. Eu sou Javé. 
13 Ele tomará por esposa uma virgem; 
14 não se casará com viúva ou com mulher repudiada, desonrada ou prostituta, mas se casará com uma virgem do seu povo, 
15 para não profanar seus filhos no meio do povo, porque eu sou Javé, que o santifico».

2 Coríntios 8:16-24 
16 Graças sejam dadas a Deus, que colocou no coração de Tito o mesmo zelo por vocês. 
17 Ele acolheu o meu pedido e, mais apressado que nunca, vai espontaneamente ao encontro de vocês. 
18 Com ele estamos enviando o irmão que é elogiado em todas as igrejas, por causa da pregação do Evangelho. 
19 Mais ainda: foi escolhido pelas igrejas para ser nosso companheiro de viagem nesta obra de generosidade, serviço que empreendemos para dar glória ao Senhor e realizar as nossas boas intenções. 
20 Tomamos essa precaução para evitar qualquer crítica na administração da grande quantia que nos confiaram. 
21 De fato, estamos preocupados com o bem, não somente aos olhos de Deus, mas também diante dos homens. 
22 Junto com os representantes, enviamos também o nosso irmão, cuja dedicação muitas vezes e de muitos modos temos experimentado, e que agora se mostra muito mais disposto, já que deposita plena confiança em vocês. 
23 Quanto a Tito, ele é meu companheiro e colaborador junto a vocês, ao passo que os nossos irmãos são os enviados das igrejas, as quais são a glória de Cristo. 
24 Portanto, diante das igrejas, dêem a eles provas do amor de vocês, e façam que eles vejam como é justo o motivo do nosso orgulho a respeito de vocês.


Semicontínuas: Salmo 18:1-6,43-50; 1 Samuel 23:14-18; 2 Coríntios 8:16-24  

Salmos Litúrgicos     Livro 1     Terceiro Dia: Oração Vespertina
Salmo 18:1-6,43-50   Diligam te, Domine
1 e 2 COM fervor te amo, * ó SENHOR, força minha.
3 O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, rochedo em que me refugio; * meu escudo, minha força salvadora, meu alto retiro.
4 Invocarei o Nome do SENHOR, que é digno de ser louvado, * e me livrarei dos meus adversários.
5 Rodeavam-me laços de morte, * e torrentes de impiedade me amedrontavam.
6 Cercaram-me tristezas do inferno, * e laços de morte me atingiram.
43 Despedaçaram-se como o pó, * e acalquei-lhes os pés como a lama da rua.
44 Livraste-me das lutas do povo e me fizeste cabeça das nações; * um povo que não conheci me servirá.
45 Ao ouvirem a minha voz, obedecerão; * pessoas estranhas irão se submeter.
46 Quem eu desconhecia sumira-se, * e enchendo-se de medo nas suas fortificações.
47 O SENHOR vive! Bendita seja a minha fortaleza, * e exaltado o Deus de minha salvação.
48 Deus por mim se vinga, * e me sujeita os povos.
49 Livraste-me de quem era contra mim; tu me exaltas acima de qum me quer mal. * tu me livras da pessoa violenta.
50 Portanto, ó SENHOR, eu te renderei graças perante as nações; * e a teu Nome cantarei louvores.

1 Samuel 23:14-18
14 Davi foi morar no deserto, em lugares escondidos, na região montanhosa do deserto de Zif. E Saul andava continuamente à sua procura, mas Deus não deixava que Davi caísse nas mãos dele.
15 Davi ficou com medo, quando estava no deserto de Zif, em Horesa, porque Saul tinha saído a sua procura para o matar. 
16 Jônatas, filho de Saul, foi encontrar-se com Davi em Horesa e o encorajou em nome de Deus. 
17 Jônatas lhe disse: «Não tenha medo, porque a mão de meu pai Saul não o alcançará. Você reinará sobre Israel, e eu serei o segundo. Até meu pai Saul sabe disso». 
18 E os dois fizeram um pacto diante de Javé. Davi ficou em Horesa, e Jônatas voltou para casa.

2 Coríntios 8:16-24  
16 Graças sejam dadas a Deus, que colocou no coração de Tito o mesmo zelo por vocês. 
17 Ele acolheu o meu pedido e, mais apressado que nunca, vai espontaneamente ao encontro de vocês. 
18 Com ele estamos enviando o irmão que é elogiado em todas as igrejas, por causa da pregação do Evangelho. 
19 Mais ainda: foi escolhido pelas igrejas para ser nosso companheiro de viagem nesta obra de generosidade, serviço que empreendemos para dar glória ao Senhor e realizar as nossas boas intenções. 
20 Tomamos essa precaução para evitar qualquer crítica na administração da grande quantia que nos confiaram. 
21 De fato, estamos preocupados com o bem, não somente aos olhos de Deus, mas também diante dos homens. 
22 Junto com os representantes, enviamos também o nosso irmão, cuja dedicação muitas vezes e de muitos modos temos experimentado, e que agora se mostra muito mais disposto, já que deposita plena confiança em vocês. 
23 Quanto a Tito, ele é meu companheiro e colaborador junto a vocês, ao passo que os nossos irmãos são os enviados das igrejas, as quais são a glória de Cristo. 
24 Portanto, diante das igrejas, dêem a eles provas do amor de vocês, e façam que eles vejam como é justo o motivo do nosso orgulho a respeito de vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal