ODB151 Sábado

 ODB151 Sábado: Salmo 23; Gênesis 48: 8-19; Marcos 6:30-34

Salmos Litúrgicos   Livro 1   Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 23   Dominus regit me
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

Gênesis 48:8-19
8 Israel viu os dois filhos de José, e perguntou: «Quem são estes?» 
9 José respondeu: «São os filhos que Deus me deu aqui». Jacó disse: «Traga-os aqui perto para que eu os abençoe». 
10 Israel estava com a vista fraca pela velhice e quase não enxergava. José fez os filhos se aproximarem, e Israel os beijou e abraçou. 
11 E Israel disse a José: «Eu não esperava mais vê-lo, mas Deus me permitiu ver você e seus descendentes». 
12 Então José tirou os filhos do colo do pai e se prostrou com o rosto por terra. 
13 José pegou os filhos, Efraim à direita e Manassés à esquerda, aproximou-se de Israel, para que Manassés ficasse à direita e Efraim à esquerda de Israel. 
14 Israel, porém, cruzou os braços, estendeu a mão direita e a colocou sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o mais velho. 
15 E os abençoou, dizendo: «Que o Deus, diante do qual caminharam meus pais Abraão e Isaac, que o Deus que foi meu pastor desde o meu nascimento até hoje, 
16 que o Anjo que me salvou de todo o mal abençoe estas crianças. Que nelas sobrevivam o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaac. Que elas cresçam e se multipliquem sobre a terra». 
17 José viu que seu pai tinha posto a mão direita sobre a cabeça de Efraim, e não gostou. Pegou a mão do pai, retirou-a da cabeça de Efraim e a colocou sobre a cabeça de Manassés, 
18 explicando: «Não é assim, pai! O primogênito é este; coloque a mão direita sobre a cabeça dele». 
19 Mas o pai recusou, dizendo: «Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo e crescerá, mas seu filho mais novo será maior do que ele, e sua descendência se tornará uma multidão de nações». 

Marcos 6:30-34
30 Os apóstolos se reuniram com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 
31 Havia aí tanta gente que chegava e saía, a tal ponto que Jesus e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Então Jesus disse para eles: «Vamos sozinhos para algum lugar deserto, para que vocês descansem um pouco.» 
32 Então foram sozinhos, de barca, para um lugar deserto e afastado. 
33 Muitas pessoas, porém, os viram partir. Sabendo que eram eles, saíram de todas as cidades, correram na frente, a pé, e chegaram lá antes deles.
34 Quando saiu da barca, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque eles estavam como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar muitas coisas para eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal