ODB152 Segunda-feira

ODB152 Segunda-feira: Salmo 95; 1 Samuel 16:1-13; 1 Pedro 5:1-5

Salmos Litúrgicos Livro IV
Décimo Nono Dia: Oração Matulina
Salmo 95
Venite, exultemus
VINDE, cantemos ao SENHOR; * jubilemos à Rocha de nossa salvação.
2 Cheguemos ante a sua face com ação de graças; * e celebremos em salmos o seu louvor.
3 Porque o SENHOR é Deus supremo, * e rei de excelsa majestade.
4 Guarda em sua mão os abismos da terra, * e as alturas dos montes são suas.
5 Seu é o mar, pois ele o fez, * e a terra firme as suas mãos formaram.
6 Ó vinde, adoremos e prostremo-nos; * ajoelhemos ante o SENHOR, que nos criou.
7 Porque ele éo nosso Deus e nós o povo que ele pastoreia, o rebanho que sua mão conduz. * Se hoje ouvirdes a sua voz, diz ele:
8 “Não endureçam os corações de vocês, como na provocação, * e no dia da tentação, no deserto.
9 Quando os seus pais me tentaram, * me provocaram embora vissem as minhas obras.
10 Quarenta anos estive desgostado com aquela geração, * e disse: E um povo que erra do coração e não tem conhecido os meus caminhos.
11 Pelo que jurei na minha ira * que ele não entraria no meu descanso.” 

1 Samuel 16:1-13
1 Javé disse a Samuel: «Até quando você vai ficar lamentando Saul? Fui eu mesmo que o rejeitei como rei de Israel. Encha a vasilha de óleo. Ordeno que você vá ter com a família de Jessé, o belemita, porque eu escolhi um rei entre os filhos dele». 
2 Samuel replicou: «Como posso ir? Saul me matará, se ficar sabendo!» Javé, porém, disse: «Leve um bezerro, e diga que foi fazer um sacrifício para Javé. 
3 Convide Jessé para o sacrifício e eu mostrarei o que você deverá fazer; você ungirá para mim aquele que eu apontar».
4 Samuel fez o que Javé mandou. Quando chegou a Belém, os anciãos da cidade foram ansiosos ao seu encontro, e perguntaram: «Você está vindo em missão de paz?» 
5 Samuel respondeu: «Sim. Eu vim para oferecer um sacrifício a Javé. Purifiquem-se e venham comigo para o sacrifício». Samuel purificou Jessé e seus filhos e os convidou para o sacrifício.
6 Quando chegou, Samuel viu Eliab e pensou: «Certamente é esse que Javé quer ungir!» 
7 Javé, porém, disse a Samuel: «Não se impressione com a aparência ou estatura dele. Não é esse que eu quero, porque Deus não vê como o homem, porque o homem olha as aparências, e Javé olha o coração». 
8 Jessé chamou Abinadab e o apresentou a Samuel. E Samuel disse: «Também não foi esse que Javé escolheu». 
9 Jessé apresentou Sama, mas Samuel disse: «Também não foi esse que Javé escolheu». 
10 Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel respondeu: «Não foi nenhum desses que Javé escolheu». 
11 Então Samuel perguntou a Jessé: «Estão aqui todos os seus filhos?» Jessé respondeu: «Falta o menor. Ele está tomando conta do rebanho». Então Samuel disse a Jessé: «Mande buscá-lo, porque não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar». 
12 Jessé mandou chamá-lo e o fez entrar: era ruivo, seus olhos eram belos, e tinha boa aparência. E Javé disse: «Levante-se e unja o rapaz, porque é esse». 
13 Samuel pegou a vasilha de óleo e ungiu o rapaz na presença dos irmãos. Desse dia em diante, o espírito de Javé permaneceu sobre Davi. Depois Samuel voltou para Ramá.

1 Pedro 5:1-5
1 Faço uma admoestação aos presbíteros que estão entre vocês, eu que sou presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que vai ser revelada: 
2 cuidem do rebanho de Deus que lhes foi confiado, não por imposição, mas de livre e espontânea vontade, como Deus o quer; não por causa de lucro sujo, mas com generosidade; 
3 não como donos daqueles que lhes foram confiados, mas como modelos para o rebanho. 
4 Desse modo, quando aparecer o supremo Pastor, vocês receberão a coroa de glória que não murcha.
5 Igualmente, vocês jovens, obedeçam aos mais velhos. E todos vocês revistam-se de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a graça aos humildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal