DFP37B Quinto Domingo de Páscoa

DFP37B  Ano B - 5º Domingo da Páscoa

5º Domingo da Páscoa: Ó Deus de todo o poder, a quem verdadeiramente conhecer é a vida eterna; concede-nos que conheçamos perfeitamente que teu Filho Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida; para que, seguindo seus passos, andemos com perseverança no caminho que conduz à vida eterna; mediante o mesmo teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

*Prefácio da Ressurreição (Do Dia da Pascoa até a Véspera da Ascensão, exceto nas Festas de Santos): Principalmente, porém, cumpre-nos louvar-te pela gloriosa Ressurreição de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor; pois é ele o verdadeiro Cordeiro Pascal, que foi imolado por nós, e tirou os pecados do mundo; o qual por sua morte destruiu a morte, e por sua ressurreição, nos conquistou à vida eterna.

=========================================================

ANO B: DFP37B 5º Domingo de Páscoa: Atos 8:26-40; Salmo 22:25-31; I João 4:7-21; João 15:1-8

Atos 8:26-40
26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: «Prepare-se e vá para o sul, pelo caminho que desce de Jerusalém para Gaza; é o caminho que se acha no deserto.» Filipe levantou-se e foi. 
27 Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia. Ele era administrador geral do tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém em peregrinação, 
28 e estava voltando para casa. Ia sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. 
29 Então o Espírito disse a Filipe: «Aproxime-se desse carro e o acompanhe.» 
30 Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías, e perguntou: «Você entende o que está lendo?» 
31 O eunuco respondeu: «Como posso entender, se ninguém me explica?» Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.
32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: «Ele foi levado como ovelha ao matadouro. E como um cordeiro perante o seu tosquiador, ele ficava mudo e não abria a boca. 
33 Eles o humilharam e lhe negaram a justiça. Quem poderá contar seus seguidores? Porque eles o arrancaram da terra dos vivos.» 
34 Então o eunuco disse a Filipe: «Por favor me explique: de quem o profeta está dizendo isso? Ele fala de si mesmo, ou se refere a outra pessoa?» 
35 Então Filipe foi explicando. E, tomando essa passagem da Escritura como ponto de partida, anunciou Jesus ao eunuco. 
36 Continuando o caminho, chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: «Aqui existe água. O que impede que eu seja batizado?» 
37 Filipe lhe disse: «É possível, se você acredita de todo o coração.» O eunuco respondeu: «Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus!» 
38 Então o eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram junto às águas, e Filipe batizou o eunuco. 
39 Quando saíram da água, o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais. Então prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 
40 E Filipe foi parar em Azoto; e, passando adiante, evangelizava todas as cidades, até chegar a Cesaréia.


Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 22:25-31
Deus, Deus meus
25 De ti parte meu louvor na grande congregação; * cumprirei meus votos na presença de quem o teme.
26 Pessoas pobres hão de comer e fartar-se; * que busca o SENHOR o louvará; que a alma de vocês viva para sempre!
27 Todos os confins da terra se lembrarão e hão de converter-se ao SENHOR; *renderão culto na tua presença todas as famílias das nações.
28 Porque do SENHOR é o reino; * é ele quem sobre as nações domina.
29 Comerão e adorarão todas as pessoas saciadas da terra; * mas quem domina se ajoelhará diante d’Ele, se inclinará toda pessoa que desce ao pó, já que ninguém pode preservar a própria vida.
30 Servi-lo-á a posteridade; * falar-se-á no SENHOR às gerações futuras.
31 Virão e proclamarão sua justiça; * ao povo, que então surgir, será referido o que ele fez. 

I João 4:7-21
7 Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. 
8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 
9 Nisto se tornou visível o amor de Deus entre nós: Deus enviou o seu Filho único a este mundo, para dar-nos a vida por meio dele. 
10 E o amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou, e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória por nossos pecados.
11 Amados, se Deus nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros. 
12 Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e o seu amor se realiza completamente entre nós. 
13 Nisto reconhecemos que permanecemos com Deus, e ele conosco: ele nos deu o seu Espírito. 
14 E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 
15 Quando alguém confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 
16 E nós reconhecemos o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor. Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele.
17 Nisto se realizou completamente o amor entre nós: o fato de termos plena confiança no dia do julgamento, porque tal como Jesus é, assim somos nós neste mundo. 
18 No amor não existe medo; pelo contrário, o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo supõe castigo. Por conseguinte, quem sente medo ainda não está realizado no amor. 
19 Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro. 
20 Se alguém diz: «Eu amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 
21 E este é justamente o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão.

João 15:1-8

1 «Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. 
2 Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. 
3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. 
4 Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. 
5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. 
6 Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados.»
7 «Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. 
8 A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal