DFP36B 4º Domingo da Páscoa Ano B

DFP36B: Atos 4.5-12; Salmo 23; I João 3.16-24; João 10.11-18

4º Domingo da Páscoa:
Deus e Pai do Bom Pastor do teu povo, Jesus Cristo; concede que, quando ouvirmos sua voz, reconheçamos a Cristo, que nos chama cada um pelo nome e o sigamos para onde nos conduz; o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

*Prefácio da Ressurreição (Do Dia da Pascoa até a Véspera da Ascensão, exceto nas Festas de Santos): Principalmente, porém, cumpre-nos louvar-te pela gloriosa Ressurreição de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor; pois é ele o verdadeiro Cordeiro Pascal, que foi imolado por nós, e tirou os pecados do mundo; o qual por sua morte destruiu a morte, e por sua ressurreição, nos conquistou à vida eterna.

=========================================================

ANO B: DFP036 Quarto Domingo de Páscoa:
Atos 4:5-12; Salmo 23; I João 3:16-24; João 10:11-18


Atos 4:5-12
5 No dia seguinte se reuniram em Jerusalém os chefes, os anciãos e os doutores da Lei. 
6 Aí estava o sumo sacerdote Anás e também Caifás, João Alexandre e todos os que pertenciam às famílias dos chefes dos sacerdotes. 
7 Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: «Com que poder, ou em nome de quem, vocês fizeram isso?»
8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, falou para eles: «Chefes do povo e anciãos! 
9 Hoje estamos sendo interrogados em julgamento porque fizemos o bem a um enfermo e pelo modo com que ele foi curado. 
10 Pois fiquem sabendo todos vocês, e também todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, - aquele que vocês crucificaram e que Deus ressuscitou dos mortos, - é pelo seu nome, e por nenhum outro, que este homem está curado diante de vocês. 
11 Jesus é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, que se tornou a pedra angular. 
12 Não existe salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não existe outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos.»


Salmos Litúrgicos   Livro 1   Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 23   Dominus regit me
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.


I João 3:16-24
16 Compreendemos o que é o amor, porque Jesus deu a sua vida por nós; portanto, nós também devemos dar a vida pelos irmãos. 
17 Se alguém possui os bens deste mundo e, vendo o seu irmão em necessidade, fecha-lhe o coração, como pode o amor de Deus permanecer nele? 
18 Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade. 
19 Desse modo saberemos que estamos do lado da verdade; e diante de Deus poderemos tranqüilizar nossa consciência; 
20 e isso, mesmo que a nossa consciência nos condene, porque Deus é maior do que a nossa consciência, e ele conhece todas as coisas.
21 Amados, quando a consciência não nos condena, sentimos confiança para nos dirigirmos a Deus, 
22 e recebemos tudo o que lhe pedimos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que agrada a ele. 
23 E o seu mandamento é este: que tenhamos fé no nome do seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, conforme ele nos mandou. 
24 Quem cumpre os mandamentos dele, está com Deus, e Deus está com ele. Assim, graças ao Espírito que ele nos deu, reconhecemos que Deus está conosco.


João 10:11-18
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 
12 O mercenário, que não é pastor a quem pertencem, e as ovelhas não são suas, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e sai correndo. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. 
13 O mercenário foge porque trabalha só por dinheiro, e não se importa com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, 
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas. 
16 Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 
17 O Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la de novo. 
18 Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente. Tenho poder de dar a vida e tenho poder de
retomá-la. Esse é o mandamento que recebi do meu Pai.»







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal