ODB139 Sábado

 ODB139 Sábado: Salmo 133; Daniel 2:24-49; João 12:44-50
Salmos Litúrgicos  Livro V
Vigésimo Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 133 Ecce, quam bonum!
OH! Quão bom e quão suave * é que os irmãos e irmãs habitem em união!
2 É como óleo bom derramado na  cabeça, *  que desce sobre a barba , a barba de Arão, * e vai até a orla dos seus vestidos.
3 É como orvalho do Hermon, que desce sobre os montes dc Sião; * Porque ali o SENHOR ordena a bênção, * sim, a vida para sempre.

Daniel 2:24-49
24 Depois disso Daniel procurou Arioc, a quem o rei tinha encarregado de matar os sábios da Babilônia. Chegando a ele, disse-lhe: «Não precisa matar os sábios. Leve-me até o rei, e eu interpretarei o sonho que ele teve».
25 Mais que depressa, Arioc levou Daniel até a presença do rei, dizendo-lhe: «Encontrei este moço entre os judeus aqui exilados e que é capaz de interpretar o sonho do rei». 
26 O rei perguntou a Daniel, cujo nome era Baltassar: «Você é mesmo capaz de me contar e interpretar o sonho que tive?» 
27 Daniel respondeu ao rei: «Os sábios, astrólogos, magos e adivinhos não são capazes de desvendar o segredo que Vossa Majestade lhes propôs. 
28 Mas há no céu um Deus que revela os segredos. Ele contou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. Este é o sonho de Vossa Majestade, que viu quando estava deitado: 
29 Vossa Majestade estava em sua cama e pensava naquilo que ia acontecer no futuro. Então, Aquele que revela os segredos lhe contou o que acontecerá. 
30 Não é porque tenho maior sabedoria que outros homens que desvendo essa questão; é apenas para que eu possa dar a Vossa Majestade a explicação e interpretação das imagens que lhe povoaram a mente.
31 Vossa Majestade teve uma visão: Era uma grande estátua, alta e muito brilhante. Ela estava bem à frente de Vossa Majestade e tinha aparência impressionante. 
32 A cabeça da estátua era de ouro maciço, o peito e os braços eram de prata, a barriga e as coxas eram de bronze, 
33 as canelas de ferro e os pés eram parte de ferro, parte de barro. 
34 Vossa Majestade estava contemplando a estátua, quando, sem ninguém jogar, caiu uma pedra que veio bater exatamente nos pés de ferro e barro da estátua, quebrando-os. 
35 Ao mesmo tempo quebrou-se tudo o que era de ferro, de barro, de bronze, de prata e de ouro. Ficou tudo como se fosse palha no terreiro em final de colheita, palha que o vento carrega sem deixar sinal. Depois, a pedra que tinha atingido a estátua se transformou numa enorme montanha que cobriu o mundo inteiro. 
36 O sonho foi esse. Agora vamos dar à Vossa Majestade a interpretação.
37 Vossa Majestade é o rei dos reis, a quem o Deus do céu concedeu o reino e o poder, o domínio e a glória. 
38 Em todo o mundo habitado ele lhe entregou os seres humanos, as feras e as aves do céu, para que Vossa Majestade domine sobre tudo isso. Assim, Vossa Majestade é a cabeça de ouro. 
39 Depois de Vossa Majestade, vai aparecer outro reino, menor que o seu; depois, um terceiro reino, o de bronze, que dominará sobre toda a terra. 
40 O quarto reino será duro como o ferro, pois assim como o ferro esmaga e esmigalha tudo, assim também ele quebrará e esmigalhará todos os outros. 
41 Os pés e os dedos que Vossa Majestade viu, parte de ferro e parte de barro, significam um reino dividido. Ele tem a dureza do ferro, pois Vossa Majestade viu ferro misturado com uma parte feita de barro. 
42 Os dedos dos pés, metade de ferro e metade de barro, significam um reino firme por um lado, mas fraco por outro. 
43 O ferro que Vossa Majestade viu misturado com barro significa que as pessoas se juntarão por casamentos, mas não se ligarão umas com as outras, assim como o ferro não faz liga com o barro. 
44 Durante este último reinado, o Deus do céu fará aparecer um reino que nunca será destruído. Será um reino que não passará para as mãos de outro povo, mas, ao contrário, humilhará e liquidará todos os outros reinos, enquanto ele mesmo continuará firme para sempre. 
45 Esse reino é a pedra que rolou do monte sem ninguém tocá-la e esmigalhou o que era de barro, ferro, bronze, prata e ouro. O grande Deus mostrou ao rei o que acontecerá daqui para frente. O sonho tem sentido e a sua interpretação é digna de fé».
46 Então o rei Nabucodonosor deitou-se com o rosto por terra na frente de Daniel, mandando oferecer-lhe sacrifícios e queimar-lhe incenso. 
47 E o rei falou a Daniel: «De fato, o Deus de vocês é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis; ele revela os mistérios, pois só você foi capaz de desvendar esse segredo». 
48 Em seguida, o rei promoveu Daniel: deu-lhe uma quantidade enorme de presentes e quis fazer dele o governador de todas as províncias da Babilônia e o chefe geral de todos os sábios do país. 
49 Daniel, porém, pediu ao rei que nomeasse Sidrac, Misac e Abdênago para a administração das províncias, enquanto Daniel ficaria servindo na ante-sala do rei.

João 12:44-50
44 Então Jesus disse, gritando: «Quem acredita em mim, não é em mim que acredita, mas naquele que me enviou. 
45 Quem me vê, vê também aquele que me enviou. 
46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em mim não fique nas trevas. 
47 Eu não condeno quem ouve as minhas palavras e não obedece a elas, porque eu não vim para condenar o mundo, mas para salvar o mundo. 
48 Quem me rejeita e não aceita minhas palavras, já tem o seu juiz: a palavra que eu falei será o seu juiz no último dia. 
49 Porque eu não falei por mim mesmo. O Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 
50 E eu sei que o mandamento dele é a vida eterna. Portanto, o que digo, eu o digo conforme o Pai me disse.»



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal