ODB137 Quinta-feira

ODB137 Quinta-feira: Salmo 133; Daniel 1: 1-21; Atos 2: 42-47
Salmos Litúrgicos  Livro V Vigésimo Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 133
Ecce, quam bonum!
OH! Quão bom e quão suave * é que os irmãos e irmãs habitem em união!
2 É como óleo bom derramado na  cabeça, *  que desce sobre a barba , a barba de Arão, * e vai até a orla dos seus vestidos.
3 É como orvalho do Hermon, que desce sobre os montes dc Sião; * Porque ali o SENHOR ordena a bênção, * sim, a vida para sempre.

Daniel 1:1-21
1* No terceiro ano do reinado de Joaquim em Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, foi até Jerusalém e cercou a cidade. 
2 O Senhor entregou nas mãos dele Joaquim, rei de Judá, e parte dos objetos do Templo de Deus. Ele então levou tudo para a terra de Senaar e guardou os objetos na sala do tesouro do templo do seu deus.
3 Depois o rei deu ordem a Asfenez, chefe dos eunucos, para escolher, entre os israelitas da família real ou de outras famílias importantes, 
4 alguns moços sem nenhum defeito físico, de boa aparência, instruídos em toda espécie de sabedoria, práticos em conhecimento, gente de ciência, capazes de servir na corte do rei; deu também ordem para que ensinasse a eles a literatura e a língua dos caldeus. 
5 O próprio rei marcou para eles uma ração diária da comida e do vinho da mesa real. Eles deveriam ser preparados durante três anos, e depois passariam a servir ao rei. 
6 Entre eles estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, que eram judeus. 
7 O chefe dos eunucos deu-lhes outros nomes: Daniel passou a chamar-se Baltassar; Ananias, Sidrac; Misael, Misac; e Azarias, Abdênago.
8 Daniel resolveu que não iria contaminar-se com as comidas e o vinho da mesa real. Pediu ao chefe dos eunucos permissão para não aceitar essas comidas. 
9 O Senhor fez com que Daniel ganhasse a simpatia do chefe dos eunucos. 
10 Este lhe disse: «Tenho medo do rei, o meu senhor, que determinou pessoalmente o que vocês devem comer e beber. Se ele perceber que os rostos de vocês estão mais pálidos que dos outros moços da mesma idade, vocês acabarão me fazendo culpado de um crime de morte aos olhos do rei». 
11 Daniel disse ao funcionário, a quem o chefe dos eunucos havia confiado Daniel, Ananias, Misael e Azarias: 
12 «Faça uma experiência conosco: durante dez dias vocês nos darão de comer só vegetais e só água para beber. 
13 Depois, você compara a nossa aparência com a dos outros moços que comem da mesa do rei. Então faça conosco o que achar melhor». 
14 O funcionário aceitou a proposta e fez a experiência por dez dias. 
15 No final dos dez dias, estavam com boa aparência e corpo mais saudável que todos os moços que comiam da mesa do rei. 
16 Então o funcionário tirou definitivamente a comida e o vinho da mesa dos moços e passou a dar-lhes somente vegetais. 
17 Aos quatro rapazes Deus concedeu o conhecimento e a compreensão de toda a literatura e também sabedoria. A Daniel especialmente, deu o dom de interpretar visões e sonhos.
18 Terminado o tempo que o rei havia fixado para os rapazes serem apresentados, o chefe dos eunucos levou-os à presença de Nabucodonosor. 
19 O rei conversou com eles e não encontrou ninguém melhor do que Daniel, Ananias, Misael e Azarias. E a partir daí, eles ficaram servindo diretamente ao rei. 
20 Por tudo o que procurou saber deles em termos de conhecimento e sabedoria, o rei achou que eram dez vezes mais capazes que todos os magos e adivinhos que havia no seu reino. 
21 Daniel ficou aí até o primeiro ano do reinado de Ciro.

Atos 2:42-47
42 Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. 
43 Em todos eles havia temor, por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam. 
44 Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas; 
45 vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. 
46 Diariamente, todos juntos freqüentavam o Templo e nas casas partiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração. 
47 Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal