ODA299 Segunda-feira

 ODA299 Segunda-feira: Complementares: Salmo 144; Ezequiel 19:10-14; 1 Pedro 2:4-10 Semicontínuas: Salmo 119:49-56; Deuteronômio 5:1-21; 1 Pedro 2:4-10 


Complementares: Salmo 144; Ezequiel 19:10-14; 1 Pedro 2:4-10

Salmo 144 Benedictus Dominus  (LOC)
BENDITO seja o SENHOR, rocha minha, * que adestra minhas mãos para o combate e meus dedos para a luta.
2 Minha esperança e minha fortaleza; alto retiro e meu libertador; * escudo meu, em quem confio, pois dispões os povos sob meu poder.
3 SENHOR, que é o homem, para que dele tome conhecimento, * e a pessoa mortal, para pensares nela?
4 O ser humano é semelhante a um sopro; * os seus dias são como a sombra que passa.
5 Inclina os teus céus, SENHOR, e vem a nós; * toca o cume das montanhas e se adornarão as nuvens.
6 Manda os teus raios, lança relâmpagos, * e estremecerão.
7 Estende lá do alto a tua mão; livra-me, * salva-me de muitas águas e de mãos de estranhas,
8 Cuja boca pronuncia vaidades, * cuja mão direita é destra de corrupção. 
9 A ti, ó Deus, eu cantarei um novo cântico; * com a harpa de dez cordas te cantarei louvores.
10 A ti, que dás a salvação aos reis, * e livras da espada cruel o teu servo Davi.
11 Livra-me e salva-me das mãos estranhas, * cuja boca profere falsidade e cuja mão direita é destra de iniqüidade.
12 Para que nossos filhos, quais plantas, sejam bem desenvolvidos na sua mocidade; * e nossas filhas, quais colunas angulares, bem esculpidas, para ornamento dum palácio.
13 Para que nossos celeiros forneçam copioso provimento, * e nossos rebanhos povoem as campinas; 
14 Para que nosso gado seja forte para a lida; * para que não haja nem desperdício nem escassez, nem assaltos ou contenda em nossas ruas!
15 Bem-aventurado o povo ao qual isto acontece; * bem-aventurado o povo cujo DEUS é o SENHOR!

Ezequiel 19:10-14
10 "Sua mãe era como uma vide
em sua vinha
plantada junto à água;
era frutífera e cheia de ramos,
graças às muitas águas.
11 Seus ramos eram fortes,
próprios para o cetro
de um governante.
Ela cresceu e subiu muito,
sobressaindo
à folhagem espessa;
chamava a atenção por sua altura
e por seus muitos ramos.
12 Mas foi desarraigada com fúria
e atirada ao chão.
O vento oriental a fez murchar,
seus frutos foram arrancados,
seus fortes galhos secaram
e o fogo os consumiu.
13 Agora está plantada no deserto,
numa terra seca e sedenta.
14 O fogo espalhou-se de um
dos seus ramos principais
e consumiu toda a ramagem.
Nela não resta nenhum ramo forte
que seja próprio para o cetro
de um governante.
Esse é um lamento e como lamento deverá ser empregado".

1 Pedro 2:4-10 
4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva - rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele -,
5 vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
6 Pois assim é dito na Escritura:
"Eis que ponho em Sião
uma pedra angular,
escolhida e preciosa,
e aquele que nela confia
jamais será envergonhado".
7 Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas, para os que não creem,
"a pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se a pedra angular"
8 e "pedra de tropeço e rocha que faz cair".
Os que não creem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
10 Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

Semicontínuas: Salmo 119:49-56; Deuteronômio 5:1-21; 1 Pedro 2:4-10

Salmo 119:49-56   VII. Memor esto verbi tui  (LOC)
LEMBRA-TE da palavra que deste a quem te serve, * na qual tenho firmado minha esperança.
50 Nisso está minha consolação em tempo de angústia, * porque tuas promessas me alentam.
51 Há gente orgulhosa que me ridiculariza; * nem por isso, contudo, me desvio da tua lei.
52 Porque, em mente, sempre tenho teus preceitos eternos; * o que me conforta, ó SENHOR.
53 Grande indignação apoderou-se de mim, * por causa dos que menosprezam a tua lei.
54 Teus estatutos têm sido para mim quais cânticos suaves, * na casa de minha peregrinação.
55 Lembrei-me de teu Nome, SENHOR, durante as vigílias da noite, * pois aspiro a observar a tua lei.
56 Teus mandamentos significam tudo para mim, * porque busco guardá-los de todo o meu coração.

Deuteronômio 5:1-21
1Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse:
"Ouça, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje estou anunciando a você. Aprenda-os e tenha o cuidado de cumpri-los.
2 O Senhor, o nosso Deus, fez conosco uma aliança em Horebe.
3 Não foi com os nossos antepassados que o Senhor fez essa aliança, mas conosco, com todos nós que hoje estamos vivos aqui.
4 O Senhor falou com você face a face, do meio do fogo, no monte.
5 Naquela ocasião, eu fiquei entre o Senhor e você para declarar-lhe a palavra do Senhor, porque você teve medo do fogo e não subiu o monte. E ele disse:
6" 'Eu sou o Senhor,o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão.
7" 'Não terás outros deuses além de mim.
8" 'Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra.
9Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
10 mas trato com bondade até mil gerações os que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
11" 'Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem usar o seu nome em vão.
12" 'Guardarás o dia de sábado a fim de santificá-lo, conforme o Senhor, o teu Deus, te ordenou.
13Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos,
14mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua propriedade; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu.
15 Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado.
16" 'Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
17" 'Não matarás.
18" 'Não adulterarás.
19" 'Não furtarás.
20" 'Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
21" 'Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem sua propriedade, nem seu servo ou serva, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença'.

1 Pedro 2:4-10 
4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva - rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele -,
5vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
6Pois assim é dito na Escritura:
"Eis que ponho em Sião
uma pedra angular,
escolhida e preciosa,
e aquele que nela confia
jamais será envergonhado".
7Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas, para os que não creem,
"a pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se a pedra angular"
8 e "pedra de tropeço e rocha que faz cair".
Os que não creem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
9Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
10Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal