ODA300 Terça-feira

ODA300 Terça-feira: Complementares: Salmo 144; Isaías 27:1-6; 2 Coríntios 5:17-21 Semicontínuas: Salmo 119:49-56; Deuteronômio 5:22-6:3; 2 Coríntios 5:17-21 

Complementares: Salmo 144; Isaías 27:1-6; 2 Coríntios 5:17-21

Salmo 144 Benedictus Dominus   (LOC)
BENDITO seja o SENHOR, rocha minha, * que adestra minhas mãos para o combate e meus dedos para a luta.
2 Minha esperança e minha fortaleza; alto retiro e meu libertador; * escudo meu, em quem confio, pois dispões os povos sob meu poder.
3 SENHOR, que é o homem, para que dele tome conhecimento, * e a pessoa mortal, para pensares nela?
4 O ser humano é semelhante a um sopro; * os seus dias são como a sombra que passa.
5 Inclina os teus céus, SENHOR, e vem a nós; * toca o cume das montanhas e se adornarão as nuvens.
6 Manda os teus raios, lança relâmpagos, * e estremecerão.
7 Estende lá do alto a tua mão; livra-me, * salva-me de muitas águas e de mãos de estranhas,
8 Cuja boca pronuncia vaidades, * cuja mão direita é destra de corrupção. 
9 A ti, ó Deus, eu cantarei um novo cântico; * com a harpa de dez cordas te cantarei louvores.
10 A ti, que dás a salvação aos reis, * e livras da espada cruel o teu servo Davi.
11 Livra-me e salva-me das mãos estranhas, * cuja boca profere falsidade e cuja mão direita é destra de iniqüidade.
12 Para que nossos filhos, quais plantas, sejam bem desenvolvidos na sua mocidade; * e nossas filhas, quais colunas angulares, bem esculpidas, para ornamento dum palácio.
13 Para que nossos celeiros forneçam copioso provimento, * e nossos rebanhos povoem as campinas; 
14 Para que nosso gado seja forte para a lida; * para que não haja nem desperdício nem escassez, nem assaltos ou contenda em nossas ruas!
15 Bem-aventurado o povo ao qual isto acontece; * bem-aventurado o povo cujo DEUS é o SENHOR!

Isaías 27:1-6
1 Naquele dia,
o Senhor, com sua espada
severa, longa e forte,
castigará o Leviatã, serpente veloz,
o Leviatã, serpente tortuosa;
matará no mar a serpente aquática.
2 Naquele dia se dirá:
"Cantem sobre a vinha frutífera!
3 Eu, o Senhor, sou o seu vigia,
rego-a constantemente
e a protejo dia e noite
para impedir que lhe façam dano.
4 Não estou irado.
Se espinheiros e roseiras bravas
me enfrentarem,
eu marcharei contra eles
e os destruirei a fogo.
5 A menos que venham
buscar refúgio em mim;
que façam as pazes comigo.
Sim, que façam as pazes comigo".
6 Nos dias vindouros Jacó lançará raízes,
Israel terá botões e flores
e encherá o mundo de frutos.

2 Coríntios 5:17-21 
17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
19 ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.
20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus.
21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Semicontínuas: Salmo 119:49-56; Deuteronômio 5:22-6:3; 2 Coríntios 5:17-21  

Salmo 119:49-56   VII. Memor esto verbi tui  (LOC)
LEMBRA-TE da palavra que deste a quem te serve, * na qual tenho firmado minha esperança.
50 Nisso está minha consolação em tempo de angústia, * porque tuas promessas me alentam.
51 Há gente orgulhosa que me ridiculariza; * nem por isso, contudo, me desvio da tua lei.
52 Porque, em mente, sempre tenho teus preceitos eternos; * o que me conforta, ó SENHOR.
53 Grande indignação apoderou-se de mim, * por causa dos que menosprezam a tua lei.
54 Teus estatutos têm sido para mim quais cânticos suaves, * na casa de minha peregrinação.
55 Lembrei-me de teu Nome, SENHOR, durante as vigílias da noite, * pois aspiro a observar a tua lei.
56 Teus mandamentos significam tudo para mim, * porque busco guardá-los de todo o meu coração.

Deuteronômio 5:22-6:3
22"Essas foram as palavras que o Senhor falou a toda a assembleia de vocês, em alta voz, no monte, do meio do fogo, da nuvem e da densa escuridão; e nada mais acrescentou. Então as escreveu em duas tábuas de pedra e as deu a mim.
23"Quando vocês ouviram a voz que vinha do meio da escuridão, estando o monte em chamas, aproximaram-se de mim todos os chefes das tribos de vocês, com as suas autoridades.
24 E vocês disseram: 'O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo!
25 Mas, agora, por que deveríamos morrer? Este grande fogo por certo nos consumirá. Se continuarmos a ouvir a voz do Senhor, o nosso Deus, morreremos.
26 Pois, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Deus vivo falando de dentro do fogo, como nós o ouvimos, e sobreviveu?
27 Aproxime-se você, Moisés, e ouça tudo o que o Senhor, o nosso Deus, disser; você nos relatará tudo o que o Senhor, o nosso Deus, lhe disser. Nós ouviremos e obedeceremos".
28"O Senhor ouviu quando vocês me falaram e me disse: 'Ouvi o que este povo disse a você, e eles têm razão em tudo o que disseram.
29 Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!
30" 'Vá, diga-lhes que voltem às suas tendas.
31 Você ficará aqui comigo, e anunciarei a você toda a lei, isto é, os decretos e as ordenanças que você lhes ensinará e que eles deverão cumprir na terra que eu dou a eles como propriedade".
32"Por isso, tenham o cuidado de fazer tudo como o Senhor, o seu Deus, ordenou a vocês; não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda.
33 Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, ordenou a vocês, para que tenham vida, tudo vá bem com vocês e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.
Deuteronômio 6:1-3
1"Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus, ordenou que eu ensinasse a vocês, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse.
2 Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão o Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.
3 Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde há leite e mel com fartura, como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

2 Coríntios 5:17-21 
17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
19 ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.
20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus.
21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal