DFP63A Domingo, Próprio 22 - TC27

 DFP63A Domingo, Próprio 22 - TC27
ANO A:
Semicontínuas: Êxodo 20:1-4,7-9,12-20; Salmo 19; Filipenses 3:4b-14; Mateus 21:33-46 Complementares:  Isaías 5:1-7; Salmo 80:7-15; Filipenses 3:4b-14; Mateus 21:33-46

Próprio 22, domingo de 2 a 8 de outubro – Tempo Comum 27
Sempiterno Deus, que sempre estás mais pronto a ouvir do que nós a suplicar, e nos dás mais do que desejamos ou merecemos; derrama sobre nós a tua misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando- nos as bênçãos que não somos dignos de pedir, senão pelos merecimentos de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
* PARA O DIA DO SENHOR (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.
De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.
De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.

-----------------
ANO A: Semicontínuas: Êxodo 20:1-4,7-9,12-20; Salmo 19; Filipenses 3:4b-14; Mateus 21:33-46 Complementares: Isaías 5:1-7; Salmo 80:7-15; Filipenses 3:4b-14; Mateus 21:33-46


Semicontínuas: Êxodo 20:1-4,7-9,12-20; Salmo 19; Filipenses 3:4b-14; Mateus 21:33-46
Êxodo 20:1-4,7-9,12-20
1* Então Deus pronunciou todas estas palavras:
2 «Eu sou Javé seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão.
3 Não tenha outros deuses diante de mim. 
4 Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. 
7 Não pronuncie em vão o nome de Javé seu Deus, porque Javé não deixará sem castigo aquele que pronunciar o nome dele em vão.
8 Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. 
9 Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. 
12 Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que Javé seu Deus dá a você.
13 Não mate.  
14 Não cometa adultério.
15 Não roube.
16 Não apresente testemunho falso contra o seu próximo.
17 Não cobice a casa do seu próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo».
18 Vendo os trovões e os relâmpagos, o som da trombeta e a montanha fumegante, todo o povo teve medo e ficou longe. 
19 Então disseram a Moisés: «Fale você conosco, que nós ouviremos; não nos fale Javé, senão morreremos». 
20 Moisés disse ao povo: «Não tenham medo! Deus veio para prová-los, a fim de que vocês tenham presente o temor a ele e não pequem».


Salmo 19 Coeli enarrant (LOC)
1-2 OS CÉUS proclamam a glória de Deus; * e o firmamento manifesta as obras de suas mãos.
3 Um dia a outro dia canta uma canção; * e uma noite aviva conhecimento a outra noite.
4 Sem fala, e sem palavras, * sem ouvir a sua voz.
5 Contudo, suas palavras vão até as extremidades do mundo; * aí pôs uma tenda para o sol;
6 É ele, qual noivo, que sai de seus aposentos * e se alegra, como herói, a percorrer o seu caminho.
7 Parte dum extremo dos céus e faz seu curso até o outro extremo; * e nada há que se furte a seu calor.
8 A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; * o testemunho do SENHOR é verdadeiro e dá sabedoria às pessoas  símplices.
9 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração;* o mandamento do SENHOR é puro e esclarece os olhos.
10 O temor do SENHOR é puro e permanece eternamente; *justos e verdadeiros são os seus preceitos.
11 São mais apreciáveis do que o ouro, sim, do que muito ouro apurado; *e mais doces do que o mel e o que os favos destiIam.
12 Por eles é teu povo advertido; * e em os guardar há grande recompensa.
13 Quem pode discernir seus próprios erros? * Purifica-me dos que me são ocultos.
14 Guarda, esta pessoa que te serve, também da arrogância; * então ficarei livre de grande pecado.
15 Sejam bem aceitas as palavras de minha boca, e o meditar de meu coração, perante a tua face, *ó SENHOR, rocha minha e redentor meu!

Filipenses 3:4b-14
4b Se alguém acha que pode confiar na carne, eu o posso mais ainda:
5 fui circuncidado no oitavo dia, sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Quanto à lei judaica, fariseu;
6 quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça que se alcança pela observância da Lei, sem reprovação.
7 Por causa de Cristo, porém, tudo o que eu considerava como lucro, agora considero como perda.
8 E mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. Por causa dele perdi tudo, e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo,
9 e estar com ele. E isso, não mais mediante uma justiça minha, vinda da Lei, mas com a justiça que vem através da fé em Cristo, aquela justiça que vem de Deus e se apóia sobre a fé.
10 Quero, assim, conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a comunhão em seus sofrimentos, para tornar-me semelhante a ele em sua morte,
11 a fim de alcançar, se possível, a ressurreição dos mortos.
12 Não que eu já tenha conquistado o prêmio ou que já tenha chegado à perfeição; apenas continuo correndo para conquistá-lo, porque eu também fui conquistado por Jesus Cristo.
13 Irmãos, não acho que eu já tenha alcançado o prêmio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente.
14 Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo.

Mateus 21:33-46 
33 «Escutem essa outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, cercou-a, fez um tanque para pisar a uva, e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha para alguns agricultores, e viajou para o estrangeiro.
34 Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos agricultores para receber os frutos.
35 Os agricultores, porém, agarraram os empregados, bateram num, mataram outro, e apedrejaram o terceiro.
36 O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma.
37 Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu próprio filho, pensando: ‘Eles vão respeitar o meu filho’.
38 Os agricultores, porém, ao verem o filho, pensaram: ‘Esse é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e tomar posse da sua herança’.
39 Então agarraram o filho, o jogaram para fora da vinha, e o mataram.
40 Pois bem: quando o dono da vinha voltar, o que irá fazer com esses agricultores?»
41 Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: «É claro que mandará matar de modo violento esses perversos, e arrendará a vinha a outros agricultores, que lhe entregarão os frutos no tempo certo.»
42 Então Jesus disse a eles: «Vocês nunca leram na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos’?
43 Por isso eu lhes afirmo: o Reino de Deus será tirado de vocês, e será entregue a uma nação que produzirá seus frutos.
44 Quem cair sobre essa pedra, ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair, será esmagado.»
45 Os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles.
46 Procuraram prender Jesus, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

Complementares: Isaías 5:1-7; Salmo 80:7-15; Filipenses 3:4b-14; Mateus 21:33-46 

Isaías 5:1-7
1 Cantarei em nome do meu amigo um canto de amor para a sua vinha. O meu amigo possuía uma vinha em fértil colina. 
2 Capinou a terra, tirou as pedras e plantou nela videiras de uvas vermelhas. No meio, construiu uma guarita e fez um tanque de pisar uvas. Esperava que produzisse uvas boas, mas ela produziu uvas azedas. 
3 E agora, moradores de Jerusalém e homens de Judá, eu lhes peço: julguem entre mim e a minha vinha. 
4 O que mais eu deveria ter feito pela minha vinha, que não fiz? Por que esperei que desse uvas boas, e ela me deu uvas azedas? 
5 Pois agora, vou dizer-lhes o que farei com minha vinha: vou arrancar a sua cerca para que sirva de pasto; derrubarei o seu muro para que seja pisada. 
6 Vou fazer dela um matagal: ficará sem podar e nem capinar; só mato e espinhos crescerão nela; e às próprias nuvens eu mandarei que não chovam sobre ela. 
7 A vinha de Javé dos exércitos é a casa de Israel, e sua plantação preferida são os homens de Judá. Eu esperava deles o direito, e produziram injustiça; esperava justiça, e aí estão gritos de desespero!


Salmo 80:7-15 Qui regis Israel (LOC)
7 Converte-nos, ó Deus das Celestes Hostes, * faz brilhar tua face e teremos salvação.
8 Trouxeste do Egito uma videira; * expulsaste as nações e a plantaste.
9 Preparaste o terreno, * e ela deitou raízes e encheu a terra.
10 Cobriram-se os montes com a sua sombra; * e a sua ramagem se estendeu pelos formosos cedros.
11 Alongaram-se os ramos até o mar * e os rebentos até o rio.
12 Por que então lhe derrubaste os cercados, * de modo que quem passa por ela colha seus frutos?
13 O javali da selva a devasta, * e as feras do campo a destroem.
14 Volta, te rogamos, ó Deus das Celestes Hostes; * olha dos céus e vê e visita esta videira.
15 Protege o que a tua mão direita plantou, * e o ramo que para ti robusteceste.

Filipenses 3:4b-14
4b Se alguém acha que pode confiar na carne, eu o posso mais ainda:
5 fui circuncidado no oitavo dia, sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Quanto à lei judaica, fariseu;
6 quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça que se alcança pela observância da Lei, sem reprovação.
7 Por causa de Cristo, porém, tudo o que eu considerava como lucro, agora considero como perda.
8 E mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. Por causa dele perdi tudo, e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo,
9 e estar com ele. E isso, não mais mediante uma justiça minha, vinda da Lei, mas com a justiça que vem através da fé em Cristo, aquela justiça que vem de Deus e se apóia sobre a fé.
10 Quero, assim, conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a comunhão em seus sofrimentos, para tornar-me semelhante a ele em sua morte,
11 a fim de alcançar, se possível, a ressurreição dos mortos. 
12 Não que eu já tenha conquistado o prêmio ou que já tenha chegado à perfeição; apenas continuo correndo para conquistá-lo, porque eu também fui conquistado por Jesus Cristo
13 Irmãos, não acho que eu já tenha alcançado o prêmio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente. 
14 Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo.

Mateus 21:33-46 
33 «Escutem essa outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, cercou-a, fez um tanque para pisar a uva, e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha para alguns agricultores, e viajou para o estrangeiro. 
34 Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos agricultores para receber os frutos. 
35 Os agricultores, porém, agarraram os empregados, bateram num, mataram outro, e apedrejaram o terceiro. 
36 O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 
37 Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu próprio filho, pensando: ‘Eles vão respeitar o meu filho’.
38 Os agricultores, porém, ao verem o filho, pensaram: ‘Esse é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e tomar posse da sua herança’. 
39 Então agarraram o filho, o jogaram para fora da vinha, e o mataram. 
40 Pois bem: quando o dono da vinha voltar, o que irá fazer com esses agricultores?» 
41 Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: «É claro que mandará matar de modo violento esses perversos, e arrendará a vinha a outros agricultores, que lhe entregarão os frutos no tempo certo.» 
42 Então Jesus disse a eles: «Vocês nunca leram na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos’? 
43 Por isso eu lhes afirmo: o Reino de Deus será tirado de vocês, e será entregue a uma nação que produzirá seus frutos. 
44 Quem cair sobre essa pedra, ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair, será esmagado.»
45 Os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 
46 Procuraram prender Jesus, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal