oda235 Quarta

oda235 Quarta 
Complementares: Salmo 75; Daniel 12:1-13; Mateus 12:15-21 
Semicontínuas: Salmo 139:3-18; Gênesis 35:16-29; Mateus 12:15-21 

Complementares:

Salmos Litúrgicos Livro III  Décimo Quinto Dia: Oração Matutina
Salmo 75
Confitebimur tibi
GRAÇAS te rendemos, ó Deus, graças te rendemos, pois próximo está o teu Nome; * as pessoas anunciam as tuas maravilhas.
2 Quando chegar o tempo marcado* eu então julgarei com justiça.
3 Ainda que a terra e tudo que nela existe se desfaçam, * sou eu mesmo quem apruma as suas colunas.
4 A quem é insolente eu digo: Não sejas assim; * e às pessoas perversas: Não sejam prepotentes.
5 Não levantem, como orgulho, sua fronte, * nem falem com modo altivo.
6 Porque nem do Oriente, nem do Ocidente, * nem do Sul vem auxilio.
7 Mas o juiz é Deus; * que umas pessoas abate e outras exalta.
8 Pois na mão do SENHOR há um cálice, cujo vinho ferve, está cheio de mistura; * dele o dá a beber e hão de sorvê-lo inteiramente todas as pessoas perversas da terra.
9 E eu, afirmo; *  para sempre cantarei louvores ao DEUS de Jacó.
10 A força de quem pratica a perversidade será abatida; * mas a força de quem pratica a justiça será exaltada.

Daniel 12: 1-13
1 "Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto.
2 Multidões que dormem no pó da terra acorda­rão: uns para a vida eterna, outros para a vergo­nha, para o desprezo eterno.
3 Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.
4 Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento".
5 Então eu, Daniel, olhei, e diante de mim estavam dois outros anjos, um na margem de cá do rio e outro na margem de lá.
6 Um deles disse ao homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio: "Quanto tempo decorrerá antes que se cumpram essas coisas extraordinárias?"
7 O homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio, ergueu para o céu a mão direita e a mão esquerda, e eu o ouvi jurar por aquele que vive para sempre, dizendo: "Haverá um tempo, tempos e meio tempo. Quando o poder do povo santo for finalmente quebrado, todas essas coisas se cumprirão".
8 Eu ouvi, mas não compreendi. Por isso perguntei: "Meu senhor, qual será o resultado disso tudo?"
9 Ele respondeu: "Siga o seu caminho, Daniel, pois as palavras estão seladas e lacradas até o tempo do fim.
10 Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim.
11 "Depois de abolido o sacrifício diário e colocado o sacrilégio terrível, haverá mil e duzentos e noventa dias.
12 Feliz aquele que esperar e alcançar o fim dos mil trezentos e trinta e cinco dias.
13 "Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe".

Mateus 12:15-21
15 Sabendo disso, Jesus retirou-se daquele lugar. Muitos o seguiram, e ele curou todos os doentes que havia entre eles,
16 advertindo-os que não dissessem quem ele era.
17 Isso aconteceu para se cumprir o que fora dito por meio do profeta Isaías:
18 "Eis o meu servo,
a quem escolhi,
o meu amado,
em quem tenho prazer.
Porei sobre ele o meu Espírito,
e ele anunciará justiça
às nações.
19 Não discutirá nem gritará;
ninguém ouvirá sua voz
nas ruas.
20 Não quebrará o caniço rachado,
não apagará o pavio fumegante,
até que leve à vitória a justiça.
21 Em seu nome as nações
porão sua esperança".

Semicontínuas:

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Nono Dia: Oração Matutina   (LOC)
Salmo 139:13-18 Domine, probasti
13 Fizeste os meus rins; * em minha mãe, tu formaste minhas entranhas.
14 Eu te louvarei porque singularmente me distingo entre tuas obras maravilhosas, * e minha alma o reconhece muito bem.
15 O conjunto de meus ossos não te foi oculto, embora constituído em secredo, * e formado nas profundezas da terra.
16 Teus olhos me viram em embrião, e no teu livro registraram-se os dias que se escoavam, * sem faltar nenhum deles.
17 Eis porque, ó Deus, são preciosos para mim os teus pensamentos! * E quão grande é a soma deles!
18 Tentasse eu decifrá-los e se multiplicariam mais que a areia! * Estremeço, desperto, e ainda estou contigo.

Gênesis 35:16-29
16 Eles partiram de Betel, e, quando ainda estavam a certa distância de Efrata, Raquel co­meçou a dar à luz com grande dificuldade.
17 E, en­quanto sofria muito, tentando dar à luz, a parteira lhe disse: "Não tenha medo, pois você ainda terá outro menino".
18 Já a ponto de sair-lhe a vida, quan­do estava morrendo, deu ao filho o nome de Benoni. Mas o pai deu-lhe o nome de Benja­mim.
19 Assim morreu Raquel, e foi sepultada junto do caminho de Efrata, que é Belém.
20 So­bre a sua sepultura Jacó levantou uma coluna, e até o dia de hoje aquela coluna marca o túmulo de Raquel.
21 Israel partiu novamente e armou acampa­mento adiante de Migdal-Éder.
22 Na época em que Israel vivia naquela região, Rúben deitou-se com Bila, concubina de seu pai. E Israel ficou sabendo disso.
Jacó teve doze filhos:
23 Estes foram seus filhos com Lia:
Rúben, o filho mais velho de Jacó,
Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom.
24 Estes foram seus filhos com Raquel:
José e Benjamim.
25 Estes foram seus filhos com Bila, serva de Raquel:
Dã e Naftali.
26 Estes foram seus filhos com Zilpa, serva de Lia:
Gade e Aser.
Foram esses os filhos de Jacó, nascidos em Padã-Arã.
2 7Depois Jacó foi visitar seu pai Isaque em Man­re, perto de Quiriate-Arba, que é Hebrom, onde Abraão e Isaque tinham morado.
28 Isaque viveu cento e oitenta anos.
29 Morreu em idade bem avançada e foi reu­nido aos seus antepassados. E seus filhos, Esaú e Jacó, o sepultaram.

Mateus 12:15-21
15 Sabendo disso, Jesus retirou-se daquele lugar. Muitos o seguiram, e ele curou todos os doentes que havia entre eles,
16 advertindo-os que não dissessem quem ele era.
17 Isso aconteceu para se cumprir o que fora dito por meio do profeta Isaías:
18 "Eis o meu servo,
a quem escolhi,
o meu amado,
em quem tenho prazer.
Porei sobre ele o meu Espírito,
e ele anunciará justiça
às nações.
19 Não discutirá nem gritará;
ninguém ouvirá sua voz
nas ruas.
20 Não quebrará o caniço rachado,
não apagará o pavio fumegante,
até que leve à vitória a justiça.
21 Em seu nome as nações
porão sua esperança".



 ------------------------------------------------------------------------


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal