DSabc19 SÃO TIAGO, APÓSTOLO 25 de julho

DSabc19  SÃO TIAGO, APÓSTOLO 25 de julho

Jeremias 45:1-5; Salmo 7:1-10; Atos 11:27-12:3; Mateus 20:20-28

São Tiago, apóstolo, 25 de julho (LOC,472)

Ó Deus benigno, lembramos diante de Ti, neste dia, teu servo e Apóstolo Tiago, o primeiro entre os Doze a sofrer o martírio pelo nome de Jesus Cristo; rogamos-te derrames sobre os líderes da tua Igreja o espírito de serviço abnegado, somente pelo qual podem ter verdadeira autoridade entre o teu povo; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Jeremias 45:1-5  Uma palavra de Baruque
1 A palavra que Jeremias, o profeta, falou a Baruque, filho de Nerias, quando este escrevia, num livro, estas palavras, da boca de Jeremias, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2 Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque:
3 Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o SENHOR tristeza sobre minha dor! Estou cansado do meu gemido, e não acho descanso.
4 Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que o que edifiquei eu derrubo, e o que plantei eu arranco, e isso em toda esta terra.
5 E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR; porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.


Salmos Litúrgicos  Livro 1 Primeiro Dia: Oração Vespertina
Salmo 7
  Domine. Deus meus  (LOC)
Ó SENHOR, Deus meu, em ti busco refúgio; * salva-me de todos os que me perseguem e livra-me
2 Que não seja destruída a minha vida, ‘ sem haver quem a livre. 
3  Senhor, meu Deus, se eu fiz o de que me culpam, * se nas minhas mãos há maldade, 
4  Se, livrei ao que me oprimia sem causa; * e se porventura fui injusto para o que estava em paz comigo, 
5  Seja então eu perseguido, * humilhada a minha vida e reduzida a pó a minha glória. 
6 Exalta-te, SENHOR, contra os que me oprimem * e prevaleça a tua justiça. 
7 Que a congregação dos povos te cerque; * sejas tu exaltado sobre todos eles. 
8 O SENHOR administre justiça às nações; * julga-me, ó Deus, conforme a retidão e integridade que haja em mim. 
9 Cesse a maldade dos maus e firme-se o justo; * pois tu, ó Deus, sondas os corações. 
10 Em Deus está o meu escudo; * é ele quem salva os de reto coração. 

Atos 11:27-12:3  Ágabo prediz uma fome
27 E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
28 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
29 E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
30 O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
Atos 12:1-3 Herodes persegue a igreja
1 E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
2 E matou à espada Tiago, irmão de João.
3 E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos.

Mateus 20:20-28
20 Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.
21 E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.
22 Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.
23 E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.
24 E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos.
25 Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal