DSabc12 - 25 de abril - São Marcos

DSabc12 - 25 de abril - São Marcos. Cor: vermelho

Isaías 52:7-10; Salmo 2 ou 2:7-10; Efésios 4:7-8,11-16; Marcos 1:1-15 ou Marcos 16:15-20

Coleta: São Marcos, evangelista, 25 de abril - Onipotente Deus, que pela mão do Evangelista Marcos, tens dado à tua Igreja o Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus; dá-nos graça para que não sejamos como meninos movidos por qualquer sopro de vã doutrina, mas estabelecidos na verdade do teu Santo Evangelho; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

* Prefácio de Todos os Santos:
Que, na multidão de teus Santos, nos cercaste com tão grande nuvem de testemunhas, para que, alegrando-nos em sua comunhão, corramos com paciência a carreira que nos está proposta e juntos recebamos todos a imperecível coroa da glória.

Isaías 52:7-10
7 Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
8 Eis a voz dos teus atalaias! eles levantam a voz, juntamente exultam; porque de perto contemplam a volta do Senhor a Sião.
9 Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.
10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.

Salmo 2 Quare fremuerunt gentes?   (LOC)
POR que se amotinam as nações *  e em vão tramam enredos os povos? 
2 Conspiram os reis da terra e os príncipes se ajuntam *  contra o SENHOR e contra seu Ungido, dizendo: 
3 Espedacemos suas cadeias * e sacudamos de nós suas algemas. 
4 O que mora nos céus rirá; *    o SENHOR zombará deles. 
5 E em sua ira os confundirá, *   e em seu furor lhes dirá: 
6 Eu, contudo, ungirei o meu Rei * sobre o meu santo monte de Sião. 
7 Falarei acerca da promessa: o SENHOR me disse: * Tu és meu Filho, e hoje te gerei. 
8 Pede-me e eu te darei as nações por herança * e os confins da terra serão tua posse. 
9 Tu as partirás com braço forte * e serão elas, em tua mão, como um vaso de oleiro. 
10 Agora, pois, ó reis, sêde prudentes; * deixai-vos instruir, juízes da terra. 
11 Servi ao SENHOR com reverência * e com tremor regozijai-vos. 
12 Prestai homenagem ao FILHO, para que se não ire e vos percais no caminho; porque sua  ira num instante inflama; * felizes são os que nele se refugiam.

Ou

Salmo 2:7-10  Quare fremuerunt gentes?  (LOC)
7 Falarei acerca da promessa: o SENHOR me disse: * Tu és meu Filho, e hoje te gerei. 
8 Pede-me e eu te darei as nações por herança * e os confins da terra serão tua posse. 
9 Tu as partirás com braço forte * e serão elas, em tua mão, como um vaso de oleiro. 
10 Agora, pois, ó reis, sêde prudentes; * deixai-vos instruir, juízes da terra. 


Efésios 4:7-8,11-16  
7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.
8 Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,
12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;
14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;
15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

Marcos 1:1-15  
1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
2 Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho;
3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas;
4 assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados.
5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
6 Ora, João usava uma veste de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.
7 E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcas.
8 Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.
9 E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.
10 E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele;
11 e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo.
12 Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto.
13 E esteve no deserto quarenta dias sentado tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam.
14 Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus
15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Ou
Marcos 16:15-20
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.
19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
20 Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal