22 de abril - Mary Packard, primeira mulher missionária anglicana no Brasil

Mary Packard - primeira mulher missionária anglicana  no Brasil


Um grupo de sete mulheres missionárias leigas estrangeiras trabalhou no
Brasil no primeiro período. 
A primeira mulher missionária foi Mary Packard que veio em 1891. Tinha 28 anos de idade. Permaneceu por igual número de anos entre nós. 
Era filha do reitor do Seminário Teológico de Virginia. Depois de curta passagem pela cidade de Rio Grande, chegou a Porto Alegre em 14 de janeiro de 1892, onde exerceu as funções de diaconisa. Salientou-se como educadora na Escola Americana, fundada pelos missionários Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris, e mais tarde na escola paroquial da Paróquia da SS. Trindade, fundada pelo Rev. Américo Vespúcio Cabral. 
Foi uma dedicada cooperadora do pároco no ensino religioso e secular e na visitação pastoral. Antes de se transferir para o Rio de Janeiro, em 1909, foi homenageada por cerca de 50 irmãos e irmãs no Grande Hotel, na rua da Ladeira (hoje General Câmara), em Porto Alegre, onde morava. 
No Rio de Janeiro, passou a colaborar na Igreja do Redentor, pastoreada pelo rev. William C. Brown. Colaborou depois na Paróquia da Trindade, dirigida pelo rev. Carl Henry Clement Sergel, na classe de costuras e bordados. 
Foi também secretária da Federação das Sociedades Auxiliadoras de Senhoras, quando esteve no sul. Aposentou-se em 1919, quando regressou aos Estados Unidos.
Faleceu em 22 de abril de 1940, em Washington, aos 87 anos de idade.

Rev. Oswaldo Kickhöfel, Revista inclusividade nº 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal