dfp35 Terceiro Domingo da Páscoa

DFP35 3º Domingo de Páscoa  
Coleta: 3º Domingo da Páscoa (A mesma coleta da 4ª feira da semana da Páscoa)
Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, cujo bendito Filho se manifestou aos discípulos no partir do Pão; abre os olhos da nossa fé para reconhecêlo em toda a sua obra redentora; pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. *

Prefácio da Páscoa
*Prefácio da Ressurreição (Do Dia da Pascoa até a Véspera da Ascensão, exceto nas Festas de Santos): Principalmente, porém, cumpre-nos louvar-te pela gloriosa Ressurreição de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor; pois é ele o verdadeiro Cordeiro Pascal, que foi imolado por nós, e tirou os pecados do mundo; o qual por sua morte destruiu a morte, e por sua ressurreição, nos conquistou à vida eterna.
=========================================================
ANO A:
DFP035 Terceiro Domingo de Páscoa:

Atos 2:14a,36-41; Salmo 116:1-4, 12-19; I Pedro 1:17-23; Lucas 24:13-35

Atos 2:14a,36-41

14a Então Pedro, que aí estava com os outros onze apóstolos, levantou-se e falou em voz alta: «Homens da Judéia e todos vocês que se encontram em Jerusalém!
36 Que todo o povo de Israel fique sabendo com certeza que Deus tornou Senhor e Cristo aquele Jesus que vocês crucificaram.»
37 Quando ouviram isso, todos ficaram de coração aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos: «Irmãos, o que devemos fazer?» 
38 Pedro respondeu: «Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois vocês receberão do Pai o dom do Espírito Santo. 
39 Pois a promessa é em favor de vocês e de seus filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar.» 
40 Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho e exortava, dizendo: «Salvem-se dessa gente corrompida.» 
41 Os que acolheram a palavra de Pedro receberam o batismo. E nesse dia uniram-se a eles cerca de três mil pessoas.


Salmo 116:1-4,12-19   Dilexi, quoniam  (LOC)
AMO ao SENHOR, * porque ouviu a minha voz e a minha súplica.
2 A mim inclina o seu ouvido; * eu o invocarei enquanto viver
3 Cercaram-me os laços da morte e as angústias da sepultura me alcançaram; * caí em tribulação e tristeza.
4 Invoquei então o Nome do SENHOR, dizendo: * ó SENHOR, rogo-te, livra minha alma.
12 Como retribuirei eu ao SENHOR * por todos os benefícios para comigo?
13 Tomarei o cálice da salvação, * e invocarei o Nome do SENHOR.
14 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
15 Preciosa é aos olhos do SENHOR * a morte de quem vive em santidade.
16 Ó SENHOR, verdadeiramente eu sou teu servo, filho da tua serva; * despedaçaste as minhas algemas.
17 Te oferecerei sacrificios de ação de graças, * e invocarei o Nome do SENHOR.
18 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
19 Nos átrios da casa do SENHOR, * no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

I Pedro 1:17-23
17 Vocês chamam Pai àquele que não faz distinção entre as pessoas, mas que julga cada um segundo as próprias obras. Portanto, comportem-se com temor durante esse tempo em que se acham fora da pátria. 
18 Pois vocês sabem que não foi com coisas perecíveis, isto é, com prata nem ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. 19 Vocês foram resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como o de um cordeiro sem defeito e sem mancha. 
20 Ele era conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado no fim dos tempos por causa de vocês. 
21 Por meio dele é que vocês acreditam em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.
22 Pela obediência à verdade vocês se purificaram, a fim de praticar um amor fraterno sem hipocrisia. Com ardor e de coração sincero amem-se uns aos outros. 
23 Vocês nasceram de novo, não de uma semente mortal, mas imortal, por meio da palavra de Deus, que é viva e que permanece. 

Lucas 24:13-35
13 Nesse mesmo dia, dois discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 
14 Conversavam a respeito de tudo o que tinha acontecido. 
15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e começou a caminhar com eles. 
16 Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 
17 Então Jesus perguntou: «O que é que vocês andam conversando pelo caminho?» Eles pararam, com o rosto triste. 
18 Um deles, chamado Cléofas, disse: «Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que aí aconteceu nesses últimos dias?» 
19 Jesus perguntou: «O que foi?» Os discípulos responderam: «O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em ação e palavras, diante de Deus e de todo o povo. 
20 Nossos chefes dos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 
21 Nós esperávamos que fosse ele o libertador de Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que tudo isso aconteceu! 
22 É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo, 
23 e não encontraram o corpo de Jesus. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos, e estes afirmaram que Jesus está vivo. 
24 Alguns dos nossos foram ao túmulo, e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas ninguém viu Jesus.»
25 Então Jesus disse a eles: «Como vocês custam para entender, e como demoram para acreditar em tudo o que os profetas falaram! 
26 Será que o Messias não devia sofrer tudo isso, para entrar na sua glória?» 
27 Então, começando por Moisés e continuando por todos os Profetas, Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
28 Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 
29 Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: «Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando.» Então Jesus entrou para ficar com eles. 
30 Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles. 
31 Nisso os olhos dos discípulos se abriram, e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles.
32 Então um disse ao outro: «Não estava o nosso coração ardendo quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?» 
33 Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os Onze, reunidos com os outros. 
34 E estes confirmaram: «Realmente, o Senhor ressuscitou, e apareceu a Simão!» 
35 Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o pão.


========================================================




















































































ANO B: DFP035 Terceiro Domingo de Páscoa:

Atos 3:12-19; Salmo 4; I João 3:1-7; Lucas 24:36b-48


Atos 3:12-19

12 Ao ver isso, Pedro se dirigiu ao povo: «Israelitas, por que vocês se espantam com o que aconteceu? Por que ficam olhando para nós, como se tivéssemos feito esse homem andar com o nosso próprio poder ou piedade? 

13 O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vocês o entregaram e o rejeitaram diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 

14 Vocês, porém, renegaram o Santo e o Justo, e pediram clemência para um assassino. 

15 Vocês mataram o Autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas. 

16 Graças à fé no nome de Jesus, esse Nome acaba de fortalecer este homem que vocês vêem e reconhecem. A fé em Jesus deu saúde perfeita a esse homem que está na presença de todos vocês.

17 Apesar disso, meus irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, assim como os chefes de vocês. 

18 Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado através de todos os profetas: que o seu Messias haveria de sofrer. 

19 Portanto, arrependam-se e convertam-se para que os pecados de vocês sejam perdoados.



Salmos Litúrgicos   Livro 1  Primeiro Dia: Oração Matutina

Salmo 4 Cum invocarem 

RESPONDE ao meu clamor, Deus de minha justiça, tu que na angústia me dás alívio. * Compadece-te de mim e escuta minha súplica. 

2 Grandes da terra, até quando difamarão minha glória? * Até quando amarão a vaidade e buscarão a mentira? 

3 Saibam que o SENHOR distingue quem lhe é benquisto; * o SENHOR ouve, quando a ele clamo. 

4 Tremam e não pequem mais. *  Consultem, em seus corações, e no silêncio de seus leitos. 

5 Ofereçam sacrificios de justiça *  e descansem no SENHOR. 

6 Muitas pessoas dizem: Ah! quem nos mostrará prosperidade? * Levanta sobre nós, SENHOR, a luz da tua face. 

7 Puseste em meu coração mais alegria que a delas *  quando tem abundante o trigo e o vinho. 

8 Em paz me deitarei e logo dormirei; *porque, SENHOR, só tu me fazes habitar em segurança. 



IJoão 3:1-7

1 Vejam que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus. E nós de fato o somos! Se o mundo não nos reconhece, é porque também não reconheceu a Deus. 

2 Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque nós o veremos como ele é.

3 Todo aquele que deposita essa esperança em Jesus se purifica, para ser puro como Jesus é puro. 

4 Todo aquele que comete pecado, comete também violação da lei, porque o pecado é violação da lei. 

5 Mas vocês sabem que Jesus se manifestou para tirar os pecados, e que nele não existe pecado. 

6 Todo aquele que nele permanece, não peca. Todo aquele que peca, não o viu nem o conheceu.

7 Filhinhos, que ninguém desencaminhe vocês. Quem pratica a justiça é justo, assim como Jesus é justo.



Lucas 24:36b-48

36b ...«A paz esteja com vocês.» 

37 Espantados e cheios de medo, pensavam estar vendo um espírito. 

38 Então Jesus disse: «Por que vocês estão perturbados, e por que o coração de vocês está cheio de dúvidas? 

39 Vejam minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo. Toquem-me e vejam: um espírito não tem carne e ossos, como vocês podem ver que eu tenho.» 

40 E dizendo isso, Jesus mostrou as mãos e os pés. 

41 E como eles ainda não estivessem acreditando, por causa da alegria e porque estavam espantados, Jesus disse: «Vocês têm aqui alguma coisa para comer?» 

42 Eles ofereceram a Jesus um pedaço de peixe grelhado. 

43 Jesus pegou o peixe, e o comeu diante deles.

44 Jesus disse: «São estas as palavras que eu lhes falei, quando ainda estava com vocês: é preciso que se cumpra tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» 

45 Então Jesus abriu a mente deles para entenderem as Escrituras. 

46 E continuou: «Assim está escrito: ‘O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, 

47 e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 

48 E vocês são testemunhas disso.


=======================================================

ANO C: DFP035 Terceiro Domingo de Páscoa:


Atos 9:1-6 [7-20]; Salmo 30; Apocalipse 5:11-14; João 21:1-19


Atos 9:1-6 [7-20]

1 Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, 

2 e lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.

3 Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu. 

4 Caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, por que você me persegue?» 

5 Saulo perguntou: «Quem és tu, Senhor?» A voz respondeu: «Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo. 

6 Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer.» 

7 Os homens que acompanhavam Saulo ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 

8 Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. 

9 E Saulo ficou três dias sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada.

10 Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: «Ananias!» E Ananias respondeu: «Aqui estou, Senhor!» 

11 E o Senhor disse: «Prepare-se, e vá até a rua que se chama rua Direita e procure, na casa de Judas, um homem chamado Saulo, apelidado Saulo de Tarso. Ele está rezando 

12 e acaba de ter uma visão. De fato, ele viu um homem chamado Ananias impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista.» 

13 Ananias respondeu: «Senhor, já ouvi muita gente falar desse homem e do mal que ele fez aos teus fiéis em Jerusalém. 

14 E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, que recebeu dos chefes dos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome.» 

15 Mas o Senhor disse a Ananias: «Vá, porque esse homem é um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 

16 Eu vou mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu nome.» 

17 Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: «Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que lhe apareceu quando você vinha pelo caminho, me mandou aqui para que você recupere a vista e fique cheio do Espírito Santo.» 

18 Imediatamente caiu dos olhos de Saulo alguma coisa parecida com escamas, e ele recuperou a vista. Em seguida Saulo se levantou e foi batizado. 

19 Logo depois comeu e ficou forte como antes. Saulo passou então alguns dias com os discípulos em Damasco. 

20 E logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.



Salmos Litúrgicos -  Livro 1 – 6º Dia: Oração Matutina

Salmo 30  Exaltabo te, Domine

EU TE EXALTAREI, SENHOR, porque tu me levantaste, * não permitindo que meus adversários se alegrassem sobre mim.

2 Ó SENHOR, Deus meu! * a ti clamei e tu me saraste.

3 Ó SENHOR, redimiste minha alma da sepultura; * vivificaste-me dentre os que descem à cova.

4 Salmodiem ao SENHOR, vocês que vivem em santidade; * rendem graças ao seu santo Nome.

5 Porque dura um momento a sua ira, mas é eterna a sua benevolência; * pode à tarde permanecer o pranto, mas de manhã vem o cântico de júbilo.

6 Dizia eu em minha prosperidade: * Não serei abalado em tempo algum.

7 Ó SENHOR, pela tua misericórdia fortificaste a minha posição; * mas se ocultares tua face, ficarei perturbado.

8 A ti, ó Deus, eu clamo; * ao SENHOR faço minha súplica.

9 De que me aproveita a vida se encontrar a perdição?* Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?

10 Ouve, SENHOR, e compadece-te de mim! * O SENHOR, vem em meu auxilio.

11 Converteste o meu pranto em regozijo; * aliviaste a minha tristeza e me revestiste de alegria.

12 A fim de que meu espírito cante em teu louvor e não se cale; * ó SENHOR, DEUS meu, te louvarei para sempre!



Apocalipse 5:11-14

11 Em minha visão, ouvi ainda o clamor de uma multidão de anjos em volta do trono, dos Seres vivos e dos Anciãos. Eram milhões e milhões e milhares de milhares, 12 que proclamavam em alta voz: «O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.» 

13 Nessa hora, todas as criaturas do céu, da terra, de debaixo da terra, e do mar, todos os seres vivos proclamaram: «O louvor, a honra, a glória e o poder pertencem àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro pelos séculos dos séculos.» 

14 Os quatro Seres vivos diziam: «Amém!» E os Anciãos se ajoelharam e adoraram.



João 21:1-19

1 Jesus apareceu aos discípulos na margem do mar de Tiberíades. E apareceu deste modo: 

2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Gêmeo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 

3 Simão Pedro disse: «Eu vou pescar.» Eles disseram: «Nós também vamos.» Saíram e entraram na barca. Mas naquela noite não pescaram nada.

4 Quando amanheceu, Jesus estava na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 

5 Então Jesus disse: «Rapazes, vocês têm alguma coisa para comer?» Eles responderam: «Não.» 

6 Então Jesus falou: «Joguem a rede do lado direito da barca, e vocês acharão peixe.» Eles jogaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, de tanto peixe que pegaram. 

7 Então o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor.» Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu a roupa, pois estava nu, e pulou dentro d’água.

8 Os outros discípulos foram na barca, que estava a uns cem metros da margem. Eles arrastavam a rede com os peixes. 

9 Logo que pisaram em terra firme, viram um peixe na brasa e pão. 

10 Jesus disse: «Tragam alguns peixes que vocês acabaram de pescar.» 

11 Então Simão Pedro subiu na barca e arrastou a rede para a praia. Estava cheia de cento e cinqüenta e três peixes grandes. Apesar de tantos peixes, a rede não arrebentou.

12 Jesus disse para eles: «Vamos, comam.» Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 

13 Jesus se aproximou, tomou o pão e distribuiu para eles. Fez a mesma coisa com o peixe.

14 Essa foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.Para dirigir a comunidade, é preciso amar -* 

15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.» Jesus disse: «Cuide dos meus cordeiros.» 

16 Jesus perguntou de novo a Pedro: «Simão, filho de João, você me ama?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.» Jesus disse: «Tome conta das minhas ovelhas.» 

17 Pela terceira vez Jesus perguntou a Pedro: «Simão, filho de João, você me ama?» Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Disse a Jesus: «Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo.» Jesus disse: «Cuide das minhas ovelhas. 

18 Eu garanto a você: quando você era mais moço, você colocava o cinto e ia para onde queria. Quando você ficar mais velho, estenderá as suas mãos, e outro colocará o cinto em você e o levará para onde você não quer ir.» 

19 Jesus falou isso aludindo ao tipo de morte com que Pedro iria glorificar a Deus. E Jesus acrescentou: «Siga-me.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal