oda097 Segunda

oda097 Segunda: Salmo 78:17-20,52-55; Êxodo 33:7-23; Atos 7:30-34

Salmo 78:17-20,52-55   Attendite, popule    (LOC)
17 Todavia, continuaram pecando, * e rebelando-se contra o Altíssimo, no deserto.
18 Tentaram a Deus nos seus corações, * pedindo alimento segundo o seu apetite.
19 Falaram contra DEUS e disseram: * Acaso pode DEUS preparar-nos uma mesa no deserto?
20 Eis que feriu a rocha e brotaram águas e torrentes transbordaram. *Pode ele também dar pão? Acaso proverá carne ao seu povo?
52 Fez partir o seu povo quais ovelhas, * e como um rebanho o guiou pelo deserto.
53 E o conduziu com segurança, de modo que não temeram; * mas o mar cobriu os seus inimigos.
54 E lhes conduziu em segurança até a fronteira, * à região montanhosa que a sua mão adquirira.
55 Expulsou as nações da sua frente, e a terra dividiu por herança; * e fez as tribos de Israel habitarem suas tendas.

Êxodo 33:7-23   (KJ)
7 E Moisés tomou o tabernáculo, e o armou fora do acampamento, distante do acampamento, e o chamou de tabernáculo da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía para o tabernáculo da congregação, que estava fora do acampamento.
8 E aconteceu que, saindo Moisés para o tabernáculo, todo o povo se levantava, e ficava cada homem diante da porta de sua tenda, e olhava Moisés pelas costas, até ele entrar no tabernáculo. 
9 E acontecia que, quando Moisés entrava no tabernáculo, a coluna de nuvem descia e ficava à porta do tabernáculo, e o SENHOR falava com Moisés.
10 E todo o povo via a coluna de nuvem ficar à porta do tabernáculo, e todo o povo se levantava; e adorava, cada um à porta da sua tenda.
11 E o SENHOR falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. E ele voltava novamente ao acampamento, mas seu servo Josué, o filho de Num, um jovem, não se apartava do meio do tabernáculo.
12 E disse Moisés ao SENHOR: Vê, tu me dizes: Faz subir este povo, e não me deste a saber quem enviarás comigo. Mas disseste: Conheço-te pelo nome, e tu encontraste graça aos meus olhos.
13 Por isso, agora, rogo-te, se encontrei graça aos teus olhos; mostra-me agora o teu caminho, para que eu te conheça, para que eu encontre graça aos teus olhos, e considera que esta nação é o teu povo.
14 E ele disse: Minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.
15 E ele disse-lhe: Se tua presença não for comigo, não nos faças subir daqui.
16 Como pois se poderá saber que achamos graça aos teus olhos, eu e teu povo? Não é em andares tu conosco? Assim seremos separados, eu e teu povo, de todos os povos que estão sobre a face da terra.
17 E disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste, pois encontraste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo nome.
18 E ele disse: Suplico-te, mostra-me a tua glória.
19 E ele disse: Farei toda a minha bondade passar diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti. E terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20 E disse: Não podes ver a minha face, porque nenhum homem me verá e viverá.
21 E disse o SENHOR: Vê, há um lugar junto a mim, e tu ficarás sobre a rocha.
22 E acontecerá, quando a minha glória passar, que eu te porei em uma fenda da rocha, e te cobrirei com a minha mão enquanto eu passar,
23 e tirarei a minha mão, e tu me verás pelas minhas costas; mas a minha face não será vista.

Atos 7:30-34   (KJ)
30 E, completados quarenta anos, apareceu-lhe no deserto do monte Sinai o anjo do Senhor, numa chama de fogo em uma sarça. 
31 Quando Moisés viu isso, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, a voz do Senhor veio a ele, 
32 dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés tremia e não ousava olhar. 
33 Então, o Senhor lhe disse: Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa. 
34 Eu tenho visto! Eu tenho visto a aflição do meu povo que está no Egito, e eu ouvi os seus gemidos, e desci para livrá-los. E agora vai, eu te enviarei ao Egito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal