DSabc22 BARTOLOMEU, Apóstolo, 24 de agosto

DSabc22 BARTOLOMEU, Apóstolo, 24 de agosto (Vermelho)

Deuteronômio 18:15-18; Salmo 91 ou 91:1-4; 1Coríntios 4:9-15; Lucas 22:24-30



Coleta: Ó Deus Todo-poderoso e Eterno, que deste graça ao teu Apóstolo Bartolomeu para sinceramente crer e pregar tua Palavra; faze, te rogamos, que a tua Igreja ame essa Palavra, pregando e recebendo o que ele ensinou; por amor de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, uru só Deus, agora e sempre.
Amém.
* Prefácio dos Apóstolos e Ordenações: Mediante o Grande Pastor do teu rebanho, Jesus Cristo, nosso Senhor, o qual, após a sua ressurreição, enviou os seus apóstolos para pregar o Evangelho a todas as nações, e prometeu estar com eles até o fim dos tempos.


Deuteronômio 18:15-18  O grande profeta
15 O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
16 Conforme a tudo o que pediste ao SENHOR teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
17 Então o SENHOR me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
18 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.


Salmo 91 Qui habitat
AQUELE que habita sob a proteção do Altíssimo, * à sombra do Onipotente repousará.
2 Direi do SENHOR: Ele é meu refúgio e fortaleza, * Deus meu, em quem eu confio.
3 Ele te livrará das ciladas, * e da peste perniciosa.
4 Cobrir-te-á com as suas penas; sob suas asas encontrarás refúgio; * sua verdade será o teu amparo e escudo.
5 Não terás medo do terror da noite, * nem da seta, que voa de dia.
6 Nem da peste que se propaga, * nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Podem cair mil ao teu lado e dez mil à tua direita, * mas não serás atingido.
8 Contemplarás com os teus olhos, * e verás o castigo dos ímpios.
9 Porque tu, SENHOR, és o meu refúgio, * fizeste no Altíssimo a tua habitação.
10 Nenhum mal  te sucederá, * nem praga alguma se acercará da tua tenda.
11 Porque de ti encarregará ele seus anjos, * para te guardarem em todos os teus caminhos. 
12 Eles te sustentarão em suas mãos, * para que não tropeces em alguma pedra. 
13 Pisarás o leão e a cobra, * calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 
14 Pois que ele me consagrou seu amor, eu o libertarei; * pô-lo-ei a salvo, porque conheceu o meu Nome. 
15 Clamará por mim e eu lhe responderei; * serei com ele na angústia; dela o livrarei e o glorificarei.
16 Hei de satisfazê-lo com uma longa vida, * e lhe mostrarei minha salvação.

Ou

Salmo 91:1-4  Qui habitat
AQUELE que habita sob a proteção do Altíssimo, * à sombra do Onipotente repousará.
2 Direi do SENHOR: Ele é meu refúgio e fortaleza, * Deus meu, em quem eu confio.
3 Ele te livrará das ciladas, * e da peste perniciosa.
4 Cobrir-te-á com as suas penas; sob suas asas encontrarás refúgio; * sua verdade será o teu amparo e escudo.


1Coríntios 4:9-15
9 Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pós por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.
10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.
11 Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,
12 E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;
13 Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.
14 Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados.
15 Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo.

Lucas 22:24-30  O maior será como o menor

24 E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.
25 E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.
26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
27 Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.
28 E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações.
29 E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou,
30 Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal