Odc264 Terça-feira

Odc264 Terça-feira
Complementares: Salmo 109:21-31; Ezequiel 20:18-32; Apocalipse 3:7-13 
Semicontínuas:  Salmo 10; Jeremias 7:16-26; Apocalipse 3:7-13 

Complementares: 
Salmo 109:21-31 Deus, laudem
21 Trata comigo, SENHOR Deus, segundo o teu favor; * sê misericordioso para comigo, por amor de teu Novivo em aflição e angústia, * e o meu coração está ferido dentro de mim.
23 Eis que me vou, qual sombra que declina, * sinto-me indesejável e as pessoas me repelem.
24 Fraquejam meus joelhos de tanto jejuar, * emagreci muito.
25 Me Tornei desprezível para quem é contra mim; * pois balançam as cabeças quando me vêem.
26 SENHOR Deus meu, ajuda-me, * salva-me, por tua misericórdia.
27 Para que saibam que tu reinas, SENHOR, * e que tua mão dirige todas as coisas.
28 Embora me desejem o mal, abençoa-me tu; * dissipem-se os seus intentos, para que se alegre quem  te serve.
29 O fim dos que maquinam o mal é vergonha; * envolvem-se em confusão como se fosse um manto.
30 Mas eu louvarei ao SENHOR por sua grande bondade; * eu o celebrarei entre a multidão. 
31 Porque ele sempre protege a pessoa pobre, * e a liberta de quem condena a sua alma.

Ezequiel 20:18-32
18 Eu disse aos filhos deles no deserto: Não sigam as normas dos seus pais nem obedeçam às leis deles nem se contaminem com os seus ídolos.
19 Eu sou o Senhor, o seu Deus; ajam conforme os meus decretos e tenham o cuidado de obedecer às minhas leis.
20 Santifiquem os meus sábados, para que eles sejam um sinal entre nós. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus.
21 "Mas os filhos se rebelaram contra mim - não agiram de acordo com os meus decretos, não tiveram o cuidado de obedecer às minhas leis, mesmo sabendo que aquele que a elas obedecer por elas viverá, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e lançaria o meu furor contra eles no deserto.
22 Mas contive o meu braço e, por amor do meu nome, agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações à vista das quais eu os havia tirado do Egito.
23 Com mão erguida, também jurei a eles no deserto que os espalharia entre as nações e os dispersaria por outras terras,
24 porque não obedeceram às minhas leis, mas rejeitaram os meus decretos e profanaram os meus sábados, e os seus olhos cobiçaram os ídolos de seus pais.
25 Também os abandonei a decretos que não eram bons e a leis pelas quais não conseguiam viver;
26 deixei que se contaminassem por meio de suas ofertas, isto é, pelo sacrifício de cada filho mais velho, para que eu os enchesse de pavor e para que eles soubessem que eu sou o Senhor.
27 "Portanto, filho do homem, fale à nação de Israel e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Nisto os seus antepassados também blasfemaram contra mim ao me abandonarem:
28 quan­do eu os trouxe para a terra que havia jurado dar-lhes, bastava que vissem um monte alto ou uma árvore frondosa, ali ofereciam os seus sacrifícios, faziam ofertas que provocaram a minha ira, apresentavam seu incenso aromático e derramavam suas ofertas de bebidas.
29 Perguntei-lhes então: Que altar é este no monte para onde vocês vão?" Esse altar é chamado Bama até o dia de hoje.
Juízo e restauração
30 "Portanto, diga à nação de Israel: Assim diz o Soberano, o Senhor: Vocês não estão se contaminando como os seus antepassados se contaminaram? E não estão cobiçando as suas imagens repugnantes?
31 Quando vocês apresentam as suas ofertas, o sacrifício de seus filhos no fogo, continuam a contaminar-se com todos os seus ídolos até o dia de hoje. E eu deverei deixar que me consultem, ó nação de Israel? Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor, que não permitirei que vocês me consultem.
32 "Vocês dizem: 'Queremos ser como as nações, como os povos do mundo, que servem à madeira e à pedra'. Mas o que vocês têm em mente jamais acontecerá.

Apocalipse 3:7-13
A mensagem para a igreja em Filadélfia
7 "Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir."
8 Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.
9 Veja o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu o amei.
10 "Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.
11 "Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.
12 Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.
13 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Semicontínuas:

Salmo 10 
 Ut quid, Domine?
POR que te conservas afastado, ó SENHOR? *Por que te ocultas no tempo de tribulação?
2 Quem pratica a maldade, na sua arrogância, persegue furiosamente quem é humilde; * estas pessoas serão apanhadas na própria trama que armaram.
3 Vangloria-se quem pratica a perversidade, da cobiça de sua alma; * quem pratica a avareza blasfema do SENHOR.
4 Quem pratica a maldade, com insolência, afirma: Ele não vinga; *que não há DEUS, é seu pensar.
5 Pensa que os seus caminhos sempre prosperam, *e que os teus juízos estão muito afastados, e os menospreza.
6 Cogita em seu coração: Nada me abalará, * de geração em geração, não haverá desgraça para mim.
7 Cheia está sua boca de praga, de fraude e de astúcia; * em sua língua se esconde a perversão e a vaidade.
8 Põe-se de emboscada e trucida quem é inocente; *seus olhos espreitam a pessoa desamparada.
9 Arma ciladas, qual fera no seu covil; * intenta roubar quem é pobre e envolver quem é infeliz na sua rede.
10 Abaixa-se, humilha-se * para apanhar pessoas pobres nas suas fortes garras.
11 Imagina em seu coração: Deus esquece; * cobriu sua face e jamais verá.
12 Exalta-te, SENHOR Deus, ergue a tua mão; * não te esqueças das pessoas aflitas.
13 Por que razão quem pratica perversidade despreza a DEUS* e diz no seu coração:Tu não vingarás?
14 Tu, porém, tens observado; * porquanto olhas com simpatia para o trabalho e a dor.
15 Tu és o protetor das pessoas órfãs; * em ti confia quem anda no desamparo.
16 O Senhor reina eternamente; * o mal e o pecado não subsistirão à sua presença.
17 Tu,ó  Senhor, escutas o desejo das pessoas humildes; * confortas o seu coração.
18 Farás justiça âs pessoas órfãs e às oprimidas; * o ser humano, que é mortal, já não causará mais terror.

Jeremias 7:16-26
16 "E você, Jeremias, não ore por este povo nem faça súplicas ou pedidos em favor dele, nem interceda por ele junto a mim, pois eu não o ouvirei.
17 Não vê o que estão fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18 Os filhos ajuntam a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa e fazem bolos para a Rainha dos Céus. Além disso, derramam ofertas a outros deuses para provoca­rem a minha ira.
19 Mas será que é a mim que eles estão provocando?", pergunta o Senhor. "Não é a si mesmos, para a sua própria vergonha?"
20 Portanto, assim diz o Soberano, o Senhor: "A minha ardente ira será derramada sobre este lugar, sobre os homens, os animais, e as árvores do campo, como também sobre o produto do solo; ela arderá como fogo e não poderá ser extinta".
21 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: "Juntem os seus holocaustos aos outros sacrifícios e comam a carne vocês mesmos!
22 Quando tirei do Egito os seus ante­passados, nada lhes falei nem lhes ordenei quanto a holocaustos e sacrifícios.
23 Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu ordenar, para que tudo vá bem a vocês.
24 Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus. Andaram para trás e não para a frente.
25 Des­de a época em que os seus antepassados saíram do Egito até o dia de hoje, eu enviei os meus servos a vocês, os profetas, dia após dia.
26 Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, tornaram-se obstinados e foram piores do que os seus antepassados.


Apocalipse 3:7-13
A mensagem para a igreja em Filadélfia
7 "Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir."
8 Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.
9 Veja o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu o amei.
10 "Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.
11 "Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.
12 Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.
13 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal