Odc266 Quinta-feira

 Odc266 Quinta-feira: 
Complementares: Salmos 112; Provérbios 15:13-17; 1 Pedro 3:8-12 
Suplementares:  Salmo 81:1,10-16; Jeremias 11:1-17; 1 Pedro 3:8-12 

Complementares
Salmo 112 Beatus vir
ALELUIA! Ditoso é quem teme ao SENHOR, *e que em seus mandamentos se alegra.
2 Sua descendência será poderosa sobre a terra; *abençoada será a geração das pessoas justas.
3 Fartura e riquezas haverá em sua casa, *e a retidão permanecerá para sempre.
4 Para quem vive justiça raia a luz nas trevas; *ele é benigno, misericordioso e justo.
5 Feliz é quem que se compadece e empresta; *ele manterá a palavra empenhada.
6 Em verdade, jamais sofrerá abalos; *perpétua será a memória da pessoa justa.
7 Não se atemoriza de maus rumores; *seu coração está firme, confiante no SENHOR.
8 Seu coração está bem firmado, nada tem que temer; *até que veja vingada a sua causa sobre quem lhe oprime.
9 Deu liberalmente para as pessoas necessitadas; *sua retidão permanece para sempre; com glória será exaltado seu poder.
10 A pessoa injusta verá e se consumirá de tristeza; * a avidez das pessoas malvadas perecerá.


Provérbios 15:13-17
13 A alegria do coração transparece no rosto,
mas o coração angustiado
oprime o espírito.
14 O coração que sabe discernir
busca o conhecimento,
mas a boca dos tolos
alimenta-se de insensatez.
15 Todos os dias do oprimido são infelizes,
mas o coração bem disposto
está sempre em festa.
16 É melhor ter pouco
com o temor do Senhor
do que grande riqueza com inquietação.
17 É melhor ter verduras na refeição
onde há amor
do que um boi gordo
acompanhado de ódio.

1 Pedro 3:8-12 
8 Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.
9 Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.
10 Pois
"quem quiser amar a vida
e ver dias felizes
guarde a sua língua do mal
e os seus lábios da falsidade.
11 Afaste-se do mal e faça o bem;
busque a paz com perseverança.
12 Porque os olhos do Senhor
estão sobre os justos
e os seus ouvidos
estão atentos à sua oração,
mas o rosto do Senhor
volta-se contra
os que praticam o mal".

Suplementares:
Salmo 81:1,10-16 Exultate Deo
1  CANTEM de júbilo a Deus, fortaleza nossa; * ergam alegres vozes ao DEUS de Jacó.
10 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; * abre bem a tua boca e te fartarei.
11 Mas o meu povo não escutou a minha voz; * e Israel não me quis.
12 Assim, de mim sofreram o abandono pela obstinação dos seus corações; * deixei que seguissem segundo os seus caprichos.
13 Oh! se o meu povo me escutasse! * Se Israel andasse nos meus caminhos!
14 Em breve submeteria os seus inimigos, * e quem é contra eu deteria.
15 Quem aborrece ao SENHOR iria adulá-lo, * este seria seu destino para sempre. 
16 Eu lhe alimentaria com o trigo mais fino, * e lhe fartaria com o mel que mana da rocha. 

Jeremias 11:1-17
A aliança é quebrada
1 Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor:
2 "Ouça os termos desta aliança; e repita-os ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém.
3 Diga-lhes que assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Maldito é aquele que não obedecer aos termos desta aliança,
4 os quais ordenei aos antepassados de vocês, quan­do eu os tirei do Egito, da fornalha de fundir ferro. Eu disse: Obedeçam-me e façam tudo o que ordeno, e vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
5 Então cumprirei a promessa que fiz sob juramento aos antepassados de vocês, de dar-lhes uma terra onde há leite e mel com fartura, a terra que vocês hoje possuem".
Então respondi: Amém, Senhor.
6 O Senhor me disse: "Proclame todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém: Ouçam os termos desta aliança e cumpram-nos.
7 Desde a época em que tirei os seus antepassados do Egito até hoje, repetidas vezes os adverti, dizendo: Obedeçam-me.
8 Mas eles não me ouviram nem me deram atenção; ao contrário, seguiram os seus corações duros e maus. Por isso eu trouxe sobre eles todas as maldições desta aliança, que eu tinha ordena­do que cumprissem, mas que eles não cumpri­ram".
9 Então o Senhor me disse: "Há uma conspiração entre o povo de Judá e os habitan­tes de Jerusalém.
10 Eles retornaram aos pecados de seus antepassados, que recusaram dar ouvi­dos às minhas palavras e seguiram outros deuses para prestar-lhes culto. Tanto a comunidade de Israel como a de Judá quebraram a aliança que eu fiz com os antepassados deles".
11 Por isso, assim diz o Senhor: "Trarei sobre eles uma desgraça da qual não poderão escapar. Ainda que venham a clamar a mim, eu não os ouvirei.
12 Então as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém clamarão aos deuses aos quais quei­mam incenso, mas eles não poderão salvá-los quando a desgraça os atingir.
13 Você tem tantos deuses quantas são as suas cidades, ó Judá; e os altares que você construiu para queimar incenso àquela coisa vergonhosa chamada Baal são tantos quantas são as ruas de Jerusalém.
14 "E você, Jeremias, não ore em favor deste povo nem ofereça súplica ou petição alguma por eles, porque eu não ouvirei quando clamarem a mim na hora da desgraça.
15 "O que a minha amada faz
no meu templo
com intenção enganosa?
Será que os votos e a carne consagrada
evitarão o castigo?
Poderá você, então, exultar?"
16 O Senhor a chamou
de oliveira verdejante,
ornada de belos e bons frutos.
Mas, com o estrondo
de um grande tumulto,
ele a incendiará,
e os seus ramos serão quebrados.
17 O Senhor dos Exércitos, que a plan­tou, anunciou-lhe desgraça, porque a comunidade de Israel e a comunidade de Judá fizeram o que é reprovável e provocaram a minha ira, queimando incenso a Baal.

1 Pedro 3:8-12 
8 Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.
9 Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.
10 Pois
"quem quiser amar a vida
e ver dias felizes
guarde a sua língua do mal
e os seus lábios da falsidade.
11 Afaste-se do mal e faça o bem;
busque a paz com perseverança.
12 Porque os olhos do Senhor
estão sobre os justos
e os seus ouvidos
estão atentos à sua oração,
mas o rosto do Senhor
volta-se contra
os que praticam o mal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal