ODB301 Terça-feira

 ODB301 Terça-feira:
Complementares: Salmo 112; Deuteronômio 24:1-5; 1 Coríntios 7:10-16
Semicontínuas: Salmo 55:1-15; Jó 11:1-20; 1 Coríntios 7:10-16 

Complementares: Salmo 112; Deuteronômio 24:1-5; 1 Coríntios 7:10-16 

Salmos Litúrgicos - Livro V – 23º Dia: Oração Matutina
Salmo 112
Beatus vir
ALELUIA! Ditoso é quem teme ao SENHOR, *e que em seus mandamentos se alegra.
2 Sua descendência será poderosa sobre a terra; *abençoada será a geração das pessoas justas.
3 Fartura e riquezas haverá em sua casa, *e a retidão permanecerá para sempre.
4 Para quem vive justiça raia a luz nas trevas; *ele é benigno, misericordioso e justo.
5 Feliz é quem que se compadece e empresta; *ele manterá a palavra empenhada.
6 Em verdade, jamais sofrerá abalos; *perpétua será a memória da pessoa justa.
7 Não se atemoriza de maus rumores; *seu coração está firme, confiante no SENHOR.
8 Seu coração está bem firmado, nada tem que temer; *até que veja vingada a sua causa sobre quem lhe oprime.
9 Deu liberalmente para as pessoas necessitadas; *sua retidão permanece para sempre; com glória será exaltado seu poder.
10 A pessoa injusta verá e se consumirá de tristeza; * a avidez das pessoas malvadas perecerá.

Deuteronômio 24:1-5
1 Quando um homem se casa com uma mulher e consuma o matrimônio, se depois ele não gostar mais dela, por ter visto nela alguma coisa inconveniente, escreva para ela um documento de divórcio e o entregue a ela, deixando-a sair de casa em liberdade.
2 Tendo saído de sua casa, se ela se casar com outro, 
3 e também este se divorciar dela e lhe entregar nas mãos um documento de divórcio e a deixar ir embora em liberdade, ou se o segundo marido morrer, 
4 então o primeiro marido, que se havia divorciado dela, não poderá casar-se outra vez com ela, pois estará contaminada: seria um ato abominável diante de Javé. Você não deve tornar culpada de pecado a terra que Javé seu Deus vai lhe dar como herança.
5 Quando um homem for recém-casado, não ficará obrigado ao serviço militar nem a outros trabalhos públicos: terá um ano de licença em casa, alegrando a mulher com quem se casou.

1 Coríntios 7:10-16

10 Aos que estão casados, tenho uma ordem. Aliás, não eu, mas o Senhor: a esposa não se separe do marido; 
11 e caso venha a separar-se, não se case de novo, ou então se reconcilie com o marido. E o marido não se divorcie de sua esposa.
12 Aos outros, sou eu que digo, não o Senhor: Se algum irmão tem esposa que não é cristã, e ela concorda em viverem juntos, não se divorcie dela. 
13 E se alguma mulher tem marido que não é cristão, e ele concorda em viverem juntos, não se divorcie dele. 
14 Pois o marido não cristão é santificado pela esposa cristã; e a esposa não cristã é santificada pelo marido cristão. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, quando na realidade são consagrados a Deus. 
15 Se o não cristão quiser separar-se, que se separe. Nesse caso, o irmão ou irmã não estão vinculados, pois foi para viver em paz que Deus nos chamou. 
16 Na verdade, ó mulher, como pode você ter certeza de que salvará o seu marido? E você, marido, como pode saber que salvará a sua mulher?

Semicontínuas: Salmo 55:1-15; Jó 11:1-20; 1 Coríntios 7:10-16 

Salmos Litúrgicos  Livro II Décimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 55:1-15   
Exaudi, Deus
INCLINA, ó Deus, teus ouvidos à minha oração, * e não rejeites a minha súplica.
2 Atende e responde-me; * estou perturbado e aflito em minha meditação.
3 Por causa do clamor gente inimiga e a opressão de gente  má, * e pela ira com que me perseguem.
4 Meu coração está abatido, * e mortal tristeza me oprime.
5 Temor e tremor vieram sobre mim; * e trevas me cercaram.
6 E eu disse: Quem me dera asas! * Então voaria e estaria em descanso.
7 Eis que partiria para longe, * e me refugiaria no deserto.
8 Apressar-me-ia a escapar * da fúria do vento e da tempestade.
9 Destrói, SENHOR, a maldade, * pois tenho na cidade visto violência e contenda.
10 De dia e de noite andam e rondam suas muralhas; * maldade e malícia estão no meio dela.
11 Há maldade no seu interior; * opressão e engano nas suas ruas.
12 Não era gente inimiga quem me afrontava; * pois isso eu não suportaria;
13 Mas eras tu, que és igual a mim, * com quem partilho a intimidade e a confidência.
14 Mutuamente nos aconselhávamos, * e juntos, entre a multidão, íamos à casa de Deus.
15 Que a morte lhes surpreenda,  e desçam vivos até o mundo da morte, * porque há maldade nas suas habitações e no seu íntimo.

Jó 11:1-20
1 Então Sofar de Naamat tomou a palavra e disse: 
2 «Será que esse palavreado vai ficar sem resposta? O charlatão acabará tendo razão? 
3 Seu palavrório vai calar os outros? Vai ficar zombando, sem que ninguém o repreenda? 
4 Você falou: ‘Meu comportamento é limpo. Sou puro diante dos teus olhos’. 
5 Ah, se Deus quisesse falar, e abrir a boca contra você! 
6 Se ensinasse a você os segredos da sabedoria, que são tão difíceis de entender, então você saberia que Deus perdoa parte da sua culpa.
7 Por acaso você pretende sondar o íntimo de Deus, ou penetrar na perfeição do Todo-poderoso? 
8 Ela é mais alta do que o céu. O que pode você fazer? Ela é mais profunda que o abismo. O que pode você saber? 
9 Ela é mais ampla que a terra e mais larga que o mar. 
10 Se ele se apresenta para prender e convocar o tribunal, quem poderá impedi-lo? 
11 Ele conhece as pessoas falsas e sem fazer esforço discerne o crime. 
12 É mais fácil um asno selvagem ser domesticado, do que um idiota criar juízo.
13 Se você dirigir seu coração a Deus, e para ele estender as mãos; 
14 se você afastar de suas mãos a maldade, e não hospedar a injustiça em sua tenda, 
15 então você poderá levantar o rosto sem mancha, e não terá medo nas dificuldades. 
16 Você esquecerá suas desgraças, ou se lembrará delas como águas passadas. 
17 Sua vida brilhará como o sol do meio-dia, e a escuridão será para você como a aurora. 18 Você terá tranqüilidade na esperança e, olhando ao redor, se deitará tranqüilo. 
19 Você dormirá sem sobressaltos, e muitos procurarão os seus favores. 
20 Quanto aos injustos, os olhos deles ficarão cegos, e não encontrarão escapatória. A esperança deles será o último suspiro».

1 Coríntios 7:10-16
10 Aos que estão casados, tenho uma ordem. Aliás, não eu, mas o Senhor: a esposa não se separe do marido; 
11 e caso venha a separar-se, não se case de novo, ou então se reconcilie com o marido. E o marido não se divorcie de sua esposa.
12 Aos outros, sou eu que digo, não o Senhor: Se algum irmão tem esposa que não é cristã, e ela concorda em viverem juntos, não se divorcie dela. 
13 E se alguma mulher tem marido que não é cristão, e ele concorda em viverem juntos, não se divorcie dele. 
14 Pois o marido não cristão é santificado pela esposa cristã; e a esposa não cristã é santificada pelo marido cristão. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, quando na realidade são consagrados a Deus. 
15 Se o não cristão quiser separar-se, que se separe. Nesse caso, o irmão ou irmã não estão vinculados, pois foi para viver em paz que Deus nos chamou. 
16 Na verdade, ó mulher, como pode você ter certeza de que salvará o seu marido? E você, marido, como pode saber que salvará a sua mulher?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal