ODB298 Sexta-feira

 ODB298 Sexta-feira: 
Complem: Salmo 8; Gênesis 21:22-34; Romanos 8:1-11 
Semicont: Salmo 26; Jó 4:1-21; Romanos 8:1-11
Complem: Salmo 8; Gênesis 21:22-34; Romanos 8:1-11
Salmos Litúrgicos  Livro 1  Primeiro Dia: Oração Vespertina
Salmo 8   Domine, Dominus noster 
Ó SENHOR, Senhor nosso, que puseste a tua glória nos céus, *quão admirável é o teu Nome em toda a terra! 
2 Da boca dos bebês fazes brotar a força, * para calarem as pessoas odientas e as vingativas. 
3 Quando contemplo os teus céus, obra das tuas mãos, *a lua e as estrelas, que formaste, 
4 Que é o ser mortal, para que te lembres dele? * e o ser humano, para que o visites? 
5 Fizeste-o um pouco abaixo dos anjos, * e de glória e de honra o coroaste. 
6 Deste-lhe domínio sobre as tuas obras; * e tudo a ele submeteste: 
7 Ovelhas e bois * e todos os animais do campo; 
8 As aves do céu, os peixes do mar *  e tudo quanto passa pelo caminho das grandes águas. 
9 Ó SENHOR, Senhor nosso, *  quão admirável é o teu Nome em toda a terra! 

Gênesis 21:22-34
22 Nesse tempo, Abimelec veio com Ficol, chefe do seu exército, e disse a Abraão: «Deus está com você em tudo o que você faz. 23 Portanto, jure por Deus, aqui mesmo, que não enganará nem a mim, nem a meus filhos e descendentes. E que você tratará a mim e a esta terra, onde você mora, com a mesma amizade com que eu tratei você». 24 Abraão respondeu: «Eu juro».
25 Abraão reclamou com Abimelec por causa do poço do qual os servos de Abimelec se haviam apoderado. 26 Abimelec respondeu: «Não sei quem foi que fez isso. Você não me informou nada, e só agora estou sabendo disso». 27 Abraão pegou ovelhas e bois e os deu a Abimelec; e os dois fizeram uma aliança. 28 Abraão separou sete ovelhas do rebanho, 29 e Abimelec lhe perguntou: «Para que servem essas sete ovelhas que você separou?» 30 Abraão respondeu: «Estas sete ovelhas, que você recebeu de minha mão, são a prova de que eu cavei este poço». 31 Por isso, o lugar recebeu o nome de Bersabéia, porque aí os dois fizeram um juramento.
32 Depois que fizeram aliança em Bersabéia, Abimelec e Ficol, chefe do seu exército, voltaram para a terra dos filisteus. 33 Abraão plantou uma árvore em Bersabéia e invocou aí o nome de Javé, o Deus eterno. 34 Abraão morou muito tempo na terra dos filisteus.

Romanos 8:1-11
1 Agora, porém, já não existe nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. 2 A lei do Espírito, que dá a vida em Jesus Cristo, nos libertou da lei do pecado e da morte. 3 Deus tornou possível aquilo que para a Lei era impossível, porque os instintos egoístas a tornaram impotente. Ele enviou seu próprio Filho numa condição semelhante à do pecado, em vista do pecado, e assim condenou o pecado na sua carne mortal. 4 Deus fez isso para que a justiça exigida pela Lei se realizasse em nós, que vivemos segundo o Espírito e não sob o domínio dos instintos egoístas.
5 Os que vivem segundo os instintos egoístas inclinam-se para os instintos egoístas; mas os que vivem segundo o Espírito inclinam-se para aquilo que é próprio do Espírito. 6 Os desejos dos instintos egoístas levam à morte; enquanto os desejos do Espírito levam para a vida e a paz.
7 De fato, os desejos dos instintos egoístas estão em revolta contra Deus, porque não se submetem à lei de Deus; e nem mesmo o podem, 
8 porque os que vivem segundo os instintos egoístas não podem agradar a Deus.
9 Uma vez que o Espírito de Deus habita em vocês, vocês já não estão sob o domínio dos instintos egoístas, mas sob o Espírito, pois quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. 
10 Se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, e o Espírito é vida por causa da justiça. 
11 Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Cristo dos mortos dará a vida também para os corpos mortais de vocês, por meio do seu Espírito que habita em vocês. 
Semicont: Salmo 26; Jó 4:1-21; Romanos 8:1-11
Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quinto Dia: Oração Matutina
Salmo 26 Judica me, Domine
JULGA-ME, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; * sem hesitação no SENHOR confio.
2 Examina-me, SENHOR, e experimenta-me; * prova meu íntimo e meu coração.
3 Porque tua misericórdia está ante meus olhos; * e tenho andado na tua fidelidade.
4 Não me assentarei com pessoas falsas; * nem andarei com os hipócritas.
5 Aborreço o ajuntamento de gente má, * e jamais com gente perversa permanecerei.
6 Lavo minhas mãos na inocência, * e então, ó SENHOR, me acercarei do teu altar.
7 Para entoar ação de graças, * e proclamar tuas maravilhas.
8 Eu amo, SENHOR, a habitação da tua casa * e o lugar onde assiste a tua glória.
9 Não ajuntes minha alma com a daquelas pessoas que  pecam, * nem com gente sanguinária confundas minha vida.
10 Nas suas mãos está o crime; * sua mão está cheia de subornos.
11 Quanto a mim, tenho andado em minha integridade; * livra-me e tem compaixão de mim.
12 Meu pé está firme em terreno plano; * nas congregações bendigo ao SENHOR.

Jó 4:1-21
1 Elifaz deTemã tomou a palavra e disse: 
2 «Não sei se você agüentaria se alguém falasse com você. Contudo, quem poderia permanecer calado? 
3 Veja! Você instruiu pessoas e fortaleceu braços enfraquecidos. 
4 Com suas palavras, você levantou quem vacilava, e sustentou joelhos que se dobravam. 
5 Pois bem! Hoje é a sua vez. Você não agüenta? Você se perturba hoje, quando tudo desaba sobre você? 
6 O temor de Deus não era a sua confiança, e a sua esperança não era um comportamento íntegro? 
7 Lembre-se bem: quando é que um inocente pereceu, e quando é que os homens retos foram destruídos? 
8 Pelo que eu sei, os que cultivam injustiça e semeiam miséria, são esses que as colhem. 9 Deus sopra, e eles perecem; o sopro de sua ira os consome. 
10 Embora o leão ruja e o leopardo também, os dentes dos filhotes são quebrados: 
11 sem a presa, o leão acaba morrendo, e as crias da leoa debandam.
12 Escutei uma palavra fugidia, meu ouvido percebeu seu leve sussurro: 
13 numa visão noturna de pesadelo, quando o torpor cai sobre os homens, 
14 fui tomado por um calafrio de terror, e todos os meus ossos estremeceram. 
15 Um vento passou pelo meu rosto e me provocou arrepios por todo o corpo. 
16 Eu estava em pé, mas não vi quem era. Uma figura apareceu diante de mim, houve um silêncio, e depois ouvi uma voz: 
17 ‘Pode o homem ter razão diante de Deus? Ou pode um mortal ser puro diante do seu Criador? 
18 Ele desconfia até de seus servos, e mesmo em seus anjos descobre defeitos. 
19 Quanto mais nesses que moram em casas de barro e que têm alicerces sobre a poeira! Serão esmagados mais depressa do que a traça, 
20 aniquilados entre o amanhecer e a tarde. Eles perecem para sempre, pois ninguém os trará de volta. 
21 As cordas de sua tenda são arrancadas, e eles morrem sem ter aprendido a lição’.

Romanos 8:1-11
1 Agora, porém, já não existe nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. 2 A lei do Espírito, que dá a vida em Jesus Cristo, nos libertou da lei do pecado e da morte. 
3 Deus tornou possível aquilo que para a Lei era impossível, porque os instintos egoístas a tornaram impotente. Ele enviou seu próprio Filho numa condição semelhante à do pecado, em vista do pecado, e assim condenou o pecado na sua carne mortal. 
4 Deus fez isso para que a justiça exigida pela Lei se realizasse em nós, que vivemos segundo o Espírito e não sob o domínio dos instintos egoístas.
5 Os que vivem segundo os instintos egoístas inclinam-se para os instintos egoístas; mas os que vivem segundo o Espírito inclinam-se para aquilo que é próprio do Espírito. 
6 Os desejos dos instintos egoístas levam à morte; enquanto os desejos do Espírito levam para a vida e a paz.
7 De fato, os desejos dos instintos egoístas estão em revolta contra Deus, porque não se submetem à lei de Deus; e nem mesmo o podem, 
8 porque os que vivem segundo os instintos egoístas não podem agradar a Deus.
9 Uma vez que o Espírito de Deus habita em vocês, vocês já não estão sob o domínio dos instintos egoístas, mas sob o Espírito, pois quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. 
10 Se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, e o Espírito é vida por causa da justiça. 
11 Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Cristo dos mortos dará a vida também para os corpos mortais de vocês, por meio do seu Espírito que habita em vocês. 


----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal