ODB297 Quinta-feira

ODB297 Quinta-feira: 
Complem: Salmo 8; Gênesis 20:1-18; Gálatas 3:23-29 
Semicont: Salmo 26; Jó 2:11-3:26; Gálatas 3:23-29 

Complem: Salmo 8; Gênesis 20:1-18; Gálatas 3:23-29
Salmos Litúrgicos  Livro 1  Primeiro Dia: Oração Vespertina

Salmo 8   Domine, Dominus noster 
Ó SENHOR, Senhor nosso, que puseste a tua glória nos céus, *quão admirável é o teu Nome em toda a terra! 
2 Da boca dos bebês fazes brotar a força, * para calarem as pessoas odientas e as vingativas. 
3 Quando contemplo os teus céus, obra das tuas mãos, *a lua e as estrelas, que formaste, 
4 Que é o ser mortal, para que te lembres dele? * e o ser humano, para que o visites? 
5 Fizeste-o um pouco abaixo dos anjos, * e de glória e de honra o coroaste. 
6 Deste-lhe domínio sobre as tuas obras; * e tudo a ele submeteste: 
7 Ovelhas e bois * e todos os animais do campo; 
8 As aves do céu, os peixes do mar *  e tudo quanto passa pelo caminho das grandes águas. 
9 Ó SENHOR, Senhor nosso, *  quão admirável é o teu Nome em toda a terra! 

Gênesis 20:1-18
1 Abraão partiu daí e foi para o Negueb, estabelecendo-se entre Cades e Sur, e vivendo como imigrante em Gerara. 
2 Abraão dizia que Sara era sua irmã. Então Abimelec, rei de Gerara, mandou buscar Sara. 
3 Mas Deus visitou Abimelec em sonho durante a noite, e lhe disse: «Você vai morrer, porque essa mulher que você tomou é casada». 
4 Abimelec, que ainda não tinha tido relações com ela, disse: «Meu Senhor, vais matar alguém inocente? 
5 Ele próprio me disse que era sua irmã; e ela disse que ele era seu irmão. Fiz isso de boa fé e mãos limpas». 
6 Deus lhe respondeu no sonho: «Sei que você fez isso de boa fé. Fui eu quem impediu você de pecar contra mim, não permitindo que a tocasse. 
7 Agora, devolva a mulher a esse homem: ele é profeta e rezará para que você continue vivo. Se não a devolver, fique sabendo que você morrerá com todos os seus».
8 Abimelec levantou-se bem cedo e chamou todos os servos. Contou-lhes tudo, e os homens ficaram muito assustados. 
9 Em seguida, Abimelec chamou Abraão e lhe disse: «O que é que você fez conosco? Que mal eu lhe fiz para você atrair tão grande pecado sobre mim e meu reino? Você fez comigo uma coisa que não se deve fazer». 
10 E Abimelec acrescentou: «O que você pretendia ao fazer isso?» 
11 Abraão respondeu: «Pensei que neste país não respeitavam a Deus e que me matariam por causa de minha mulher. 
12 Além do mais, ela é de fato minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe, e se tornou minha mulher. 
13 Quando Deus me fez andar errante, longe de minha família, eu pedi a ela: ‘Faça-me este favor: em qualquer lugar em que chegarmos, diga que eu sou seu irmão’ «.
14 Abimelec pegou ovelhas e bois, servos e servas, e os deu a Abraão, devolvendo também sua mulher Sara. 
15 Disse ainda: «Minha terra está aberta para você; fique onde quiser». 
16 Depois disse a Sara: «Aqui estão mil moedas de prata para o seu irmão. Isso servirá de reparação diante de todos os seus, e ninguém pensará mal de você». 
17 Abraão intercedeu junto a Deus, e Deus curou Abimelec, sua mulher e seus servos, a fim de que pudessem ter filhos. 
18 Isso porque Javé tornara estéreis todas as mulheres na casa de Abimelec, por causa de Sara, mulher de Abraão.

Gálatas 3:23-29 
23 Antes que chegasse a fé, a Lei tomava conta de nós, à espera da fé que devia ser revelada. 
24 A Lei, portanto, é para nós como um pedagogo que nos conduziu a Cristo, para que nos tornássemos justos mediante a fé.
25 Chegada a fé, já não estamos sob os cuidados de um pedagogo. 
26 De fato, vocês todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, 
27 pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. 
28 Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo. 
29 E se vocês pertencem a Cristo, então vocês são de fato a descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.
Semicont: Salmo 26; Jó 2:11-3:26; Gálatas 3:23-29 

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quinto Dia: Oração Matutina
Salmo 26
Judica me, Domine
JULGA-ME, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; * sem hesitação no SENHOR confio.
2 Examina-me, SENHOR, e experimenta-me; * prova meu íntimo e meu coração.
3 Porque tua misericórdia está ante meus olhos; * e tenho andado na tua fidelidade.
4 Não me assentarei com pessoas falsas; * nem andarei com os hipócritas.
5 Aborreço o ajuntamento de gente má, * e jamais com gente perversa permanecerei.
6 Lavo minhas mãos na inocência, * e então, ó SENHOR, me acercarei do teu altar.
7 Para entoar ação de graças, * e proclamar tuas maravilhas.
8 Eu amo, SENHOR, a habitação da tua casa * e o lugar onde assiste a tua glória.
9 Não ajuntes minha alma com a daquelas pessoas que  pecam, * nem com gente sanguinária confundas minha vida.
10 Nas suas mãos está o crime; * sua mão está cheia de subornos.
11 Quanto a mim, tenho andado em minha integridade; * livra-me e tem compaixão de mim.
12 Meu pé está firme em terreno plano; * nas congregações bendigo ao SENHOR.

Jó 2:11-3:26

11 Nesse meio tempo, três amigos de Jó ficaram sabendo de todas as desgraças que o tinham atingido. Eram eles: Elifaz de Temã, Baldad de Suás e Sofar de Naamat. Cada um partiu de sua terra e se encontraram para compartilhar a dor de Jó e o consolar. 
12 Quando o viram de longe, não o reconheceram, e começaram a chorar. Rasgaram a roupa e jogaram pó sobre a cabeça. 
13 Depois sentaram-se no chão ao lado dele, por sete dias e sete noites. Vendo o enorme sofrimento de Jó, não lhe disseram nenhuma palavra.
Jó 3:1-26
1 Então Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento,
 2 dizendo: 
3 «Morra o dia em que nasci e a noite em que se disse: ‘Um menino foi concebido’. 
4 Que esse dia se transforme em trevas; que Deus, do alto, não cuide dele e sobre ele não brilhe a luz. 
5 Que as trevas e as sombras o reclamem para si, que uma nuvem o cubra e um eclipse o torne pavoroso. 
6 Que a escuridão se apodere desse dia, que ele não se some aos dias do ano e não entre na conta dos meses. 
7 Que essa noite fique estéril e fechada aos gritos de alegria. 
8 Que a maldigam os que maldizem o dia, os que sabem despertar Leviatã. 
9 Que as estrelas da sua aurora escureçam, que espere a luz que não vem, e não veja as pálpebras da alvorada. 
10 Pois essa noite não fechou as portas do ventre para mim, e não escondeu da minha vista tanta miséria.
* 11 Por que não morri ao sair do ventre de minha mãe, ou não pereci ao sair de suas entranhas? 
12 Por que dois joelhos me receberam, e dois peitos me amamentaram? 
13 Agora eu repousaria tranqüilo e dormiria em paz, 
14 junto com os reis e governantes da terra, que construíram túmulos suntuosos para si, 
15 ou com os nobres que possuíram ouro e encheram de prata seus mausoléus. 
16 Agora eu seria um aborto enterrado, uma criatura que não chegou a ver a luz. 
17 Lá embaixo acaba o tumulto dos injustos, e aí repousam os que estão esgotados. 
18 Com eles descansam os prisioneiros, e não ouvem mais a voz do capataz. 
19 Lá embaixo os pequenos se confundem com os grandes, e o escravo fica liberto do seu patrão.
* 20 Para que dar luz a um infeliz, e vida para quem vai viver na amargura? 
21 Para que dar luz a quem anseia pela morte que não chega, e que a procura mais do que a um tesouro? 22 Para que dar luz a quem se alegra diante de um túmulo e exulta diante da sepultura? 
23 Para que dar luz a um homem que não encontra caminho, porque Deus o cercou de todos os lados? 24 Os soluços são meu alimento, e meus gemidos transbordam como água. 
25 O que eu mais temia aconteceu para mim, e o que mais me apavorava me atingiu. 
26 Vivo sem paz, sem tranqüilidade e sem descanso, em contínuo sobressalto».

Gálatas 3:23-29 
23 Antes que chegasse a fé, a Lei tomava conta de nós, à espera da fé que devia ser revelada. 
24 A Lei, portanto, é para nós como um pedagogo que nos conduziu a Cristo, para que nos tornássemos justos mediante a fé.
25 Chegada a fé, já não estamos sob os cuidados de um pedagogo. 
26 De fato, vocês todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, 
27 pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. 
28 Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo. 
29 E se vocês pertencem a Cristo, então vocês são de fato a descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.



----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal