ODB289 Terça-feira

ODB289 Terça-feira: 
Complem: Salmo 139:1-18; 2Reis 11:21-12:16; Tiago 5:1-6 
Semicont: Salmo 128; Eclesiastes 4:9-16; Tiago 5:1-6 

Complem: Salmo 139:1-18; 2Reis 11:21-12:16; Tiago 5:1-6

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Nono Dia: Oração Matutina
Salmo 139:1-18
Domine, probasti
SENHOR, * tu me sondaste e me conheces.
2  Tu sabes o meu sentar e o meu levantar; * conheces, de longe, o meu pensamento.
3  Observas o meu caminhar e o meu repouso, * estás a par de todos os meus caminhos.
4   Não havendo ainda palavra na minha língua, * já tu, SENHOR, a conheces toda.
5  Por todos os lados tu me cercas, * e pões sobre mim a tua mão.
6  Tal conhecimento é para mim maravilhoso demais, * elevado é, não posso atingir.
7  Para onde me ausentarei de teu Espírito? * Ou para onde me afastarei da tua presença?
8  Se subir aos céus, lá tu estás; * se fizer nas profundezas da sepultura o meu leito, eis que lá estás também.
9  Se tomar as asas do amanhecer, * se for habitar nas extremidades do mar,
10 Ainda lá me guiará a tua mão, * e tua direita me susterá.
11 Mesmo que eu dissesse: Cubram-me só trevas, * e a luz se torne noite ao meu redor,
12 As trevas não seriam demasiado escuras para ti; * antes, a noite resplandece como o dia e as trevas como a luz.
13 Fizeste os meus rins; * em minha mãe, tu formaste minhas entranhas.
14 Eu te louvarei porque singularmente me distingo entre tuas obras maravilhosas, * e minha alma o reconhece muito bem.
15 O conjunto de meus ossos não te foi oculto, embora constituído em secredo, * e formado nas profundezas da terra.
16 Teus olhos me viram em embrião, e no teu livro registraram-se os dias que se escoavam, * sem faltar nenhum deles.
17 Eis porque, ó Deus, são preciosos para mim os teus pensamentos! * E quão grande é a soma deles!
18 Tentasse eu decifrá-los e se multiplicariam mais que a areia! * Estremeço, desperto, e ainda estou contigo.

2Reis 11:21-12:16(JFA)
21 Era Joás da idade de sete anos quando o fizeram rei.
2Reis 12:1-16
1 No ano sétimo de Jeú, começou Joás a reinar e quarenta anos reinou em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Zíbia, de Berseba.
2 Fez Joás o que era reto perante o SENHOR, todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia.
3 Tão-somente os altos não se tiraram; e o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos.
4 Disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à Casa do SENHOR, a saber, a taxa pessoal, o resgate de pessoas segundo a sua avaliação e todo o dinheiro que cada um trouxer voluntariamente para a Casa do SENHOR,
5 recebam-no os sacerdotes, cada um dos seus conhecidos; e eles reparem os estragos da casa onde quer que se encontrem.
6 Sucedeu, porém, que, no ano vigésimo terceiro do rei Joás, os sacerdotes ainda não tinham reparado os estragos da casa.
7 Então, o rei Joás chamou o sacerdote Joiada e os mais sacerdotes e lhes disse: Por que não reparais os estragos da casa? Agora, pois, não recebais mais dinheiro de vossos conhecidos, mas entregai-o para a reparação dos estragos da casa.
8 Consentiram os sacerdotes, assim, em não receberem mais dinheiro do povo, como em não repararem os estragos da casa.
9 Porém o sacerdote Joiada tomou uma caixa, e lhe fez na tampa um buraco, e a pôs ao pé do altar, à mão direita dos que entravam na Casa do SENHOR; os sacerdotes que guardavam a entrada da porta depositavam ali todo o dinheiro que se trazia à Casa do SENHOR.
10 Quando viam que já havia muito dinheiro na caixa, o escrivão do rei subia com um sumo sacerdote, e contavam e ensacavam o dinheiro que se achava na Casa do SENHOR.
11 O dinheiro, depois de pesado, davam nas mãos dos que dirigiam a obra e tinham a seu cargo a Casa do SENHOR; estes pagavam aos carpinteiros e aos edificadores que reparavam a Casa do SENHOR,
12 como também aos pedreiros e aos cabouqueiros, e compravam madeira e pedras lavradas para repararem os estragos da Casa do SENHOR, e custeavam todo o necessário para a conservação da Casa do SENHOR.
13 Mas, do dinheiro que se trazia à Casa do SENHOR, não se faziam nem taças de prata, nem espevitadeiras, nem bacias, nem trombetas, nem vaso algum de ouro ou de prata para a Casa do SENHOR.
14 Porque o davam aos que faziam a obra, e reparavam com ele a casa do Senhor.
15 Também não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade.
16 Mas o dinheiro do sacrifício por delitos, e o dinheiro por sacrifício de pecados, não se trazia à casa do Senhor; porque era para os sacerdotes.

Tiago 5:1-6
1 E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês. 
2 Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; 
3 o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos.
4 Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 
5 Vocês tiveram na terra uma vida de conforto e luxo; vocês estão ficando gordos para o dia da matança! 6 Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-se.


Semicont: Salmo 128; Eclesiastes 4:9-16; Tiago 5:1-6

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 128
Beati omnes
FELIZ quem teme ao SENHOR, * e anda nos seus caminhos.
2 Pois comerás do trabalho de tuas mãos, * serás feliz e tudo te correrá bem.
3 Tua mulher será como videira frutífera, no interior de tua casa; * teus filhos, quais rebentos de oliveira, ao redor de tua mesa.
4 Assim será abençoado o homem * que teme ao SENHOR.
5 De Sião o SENHOR te abençoará, * e verás a prosperidade de Jerusalém, todos os dias de tua vida.
6 Verás também os filhos de teus filhos. * Que a paz seja sobre Israel!

Eclesiastes 4:9-16
9 Mais vale estar a dois do que estar sozinho, porque dois tirarão maior proveito do seu trabalho. 
10 De fato, se um cai, poderá ser levantado pelo companheiro. Azar, porém, de quem está sozinho: se cair, não terá ninguém para o levantar. 
11 Se dois se deitam juntos, um poderá aquecer o outro; mas como poderá alguém sozinho se aquecer? 
12 Se um deles for agredido, dois poderão resistir, e uma corda tripla não se arrebenta facilmente.
13 Mais vale um jovem pobre e sábio do que um rei velho e insensato, que não aceita mais conselho, 
14 mesmo que o jovem tenha saído da prisão para reinar, e ainda que tenha nascido mendigo no reino. 
15 Eu vi todos os que se movem debaixo do sol ficarem com o jovem que sucedeu ao velho rei, 
16 e que passou a liderar imensa multidão. Contudo, aqueles que vierem depois, não ficarão contentes com ele. Também isso é fugaz e uma corrida atrás do vento.

Tiago 5:1-6
1 E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês. 
2 Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; 
3 o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos. 
4 Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 
5 Vocês tiveram na terra uma vida de conforto e luxo; vocês estão ficando gordos para o dia da matança! 
6 Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-se.

----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal