ODB278 Quarta-feira

ODB278 Quarta-feira: 
Complem: Isaías 38:10-20; Juízes 15:9-20; Mateus 17:14-21 
Semicont: Salmo 73:1-20; Provérbios 14:1-9; Mateus 17:14-21 
Isaías 38:10-20

10 Eu dizia: «Bem no meio da minha vida, eu me vou; pelo resto dos meus anos, ficarei postado à porta da mansão dos mortos». 
11 Eu dizia: «Não verei mais a Javé na terra dos vivos, nem verei mais ninguém entre os habitantes da terra. 
12 Levantam e enrolam a minha morada como tenda de pastores. Como um tecelão, eu tecia a minha vida e me cortaram os fios. Dia e noite foste acabando comigo. 
13 Clamo até o amanhecer. Como leão, ele quebra todos os meus ossos; dia e noite tu me consumias. 
14 Estou piando como andorinha, arrulhando como pomba; meus olhos estão cansados de olhar para o alto. Estou oprimido: ajuda-me, Senhor! 
15 Que direi, que poderei falar se foi ele quem fez isso? Hei de passar todos os anos da minha vida com alma amargurada. 
16 Aqueles que Deus protege, vivem; e entre eles, viverá o meu espírito: tu me curaste e me fizeste reviver. 
17 A minha amargura se transformou em paz, quando arrancaste a minha vida da tumba vazia e voltaste as costas para todos os meus pecados. 
18 De fato, a mansão dos mortos não te louva; não é a morte que te entoa hinos. Quem baixa à cova não espera mais a tua fidelidade. 
19 Quem está vivo é que vai te louvar, como eu estou fazendo agora. O Pai ensina a seus filhos a tua fidelidade. 
20 Salva-me, Javé, e tocaremos nossas harpas todos os dias da nossa vida no Templo de Javé».

Juízes 15:9-20
9 Os filisteus subiram e acamparam contra Judá, saindo para atacar na região de Queixada. 10 Os habitantes de Judá protestaram: «Por que vocês subiram contra nós?» Os filisteus responderam: «Aqui estamos para prender Sansão e lhe devolver o que ele fez conosco». 
11 Três mil homens de Judá foram à gruta do rochedo de Etam e disseram a Sansão: «Você não sabe que estamos sob o domínio dos filisteus? Por que você fez isso conosco?» Sansão respondeu: «Paguei a eles com a mesma moeda». 
12 Eles insistiram: «Viemos aqui para prender você e o entregar aos filisteus». Sansão disse: «Jurem que vocês não vão me matar». 
13 Eles responderam: «Não. Só queremos prender você e o entregar a eles. Não pretendemos matá-lo». Então o amarraram com duas cordas novas e o levaram para fora do rochedo.
14 Quando Sansão estava chegando a Queixada, os filisteus foram recebê-lo com grande algazarra. O espírito de Javé invadiu Sansão, e as cordas que lhe amarravam os braços ficaram como fio de linho queimado, e os laços que prendiam suas mãos se soltaram. 
15 Vendo uma queixada de jumento ainda fresca, Sansão a pegou e com ela matou mil homens. 16 Depois Sansão cantou: «Com uma queixada de jumento eu os amontoei. Com uma queixada de jumento, mil homens eu matei».
17 Quando acabou de cantar, jogou longe a queixada. É por isso que se deu a esse lugar o nome de Alto da Queixada. 
18 Depois, Sansão ficou com muita sede e gritou para Javé: «Tu me concedeste essa grande vitória. Será que agora vou morrer de sede e cair nas mãos desses incircuncisos?» 
19 Então Deus fendeu a rocha que está em Queixada, e dela correu água. Sansão bebeu, recuperou as forças e se reanimou. É por isso que deram o nome de Fonte do Grito para a fonte que ainda existe em Queixada.
20 Sansão foi juiz em Israel durante vinte anos, no tempo dos filisteus.

Mateus 17:14-21
14 Eles foram em direção à multidão. Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se, 
15 e disse: «Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e tem ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 
16 Eu o levei aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!» 
17 Jesus respondeu: «Gente sem fé e pervertida! Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui.» 
18 Então Jesus ordenou, e o demônio saiu. E na mesma hora o menino ficou curado.
19 Os discípulos se aproximaram de Jesus, e lhe perguntaram em particular: «Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?» 
20 Jesus respondeu: «É porque vocês não têm bastante fé. Eu garanto a vocês: se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a esta montanha: ‘Vá daqui para lá’, e ela irá. E nada será impossível para vocês. 
21 Somente oração e jejum podem expulsar esse tipo de demônio.»

Semicont: Salmo 73:1-20; Provérbios 14:1-9; Mateus 17:14-21 

Salmos Litúrgicos   Livro III  Décimo Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 73:1-20
Quam bonus Israel!
VERDADEIRAMENTE Deus é benigno para com seu povo, * para com quem tem íntegro coração.
2 Quanto a mim, quase meus passos se extraviaram; * pouco faltou que meus pés resvalassem.
3 Porquanto invejei quem é arrogante, * vendo a prosperidade de quem pratica a perversidade.
4 Porque não conhecem as portas da morte, * e robusto é o seu corpo.
5 Não se acham em trabalhos como outra gente, * nem sofrem aflição como as outras pessoas.
6 Pelo que lhes envolve a soberba como um colar, * e a violência lhes cobre,  qual um vestido.
7 Seus olhos estão inchados de gordura; * têm mais do que poderiam desejar.
8 Praticando a corrupção, tratam maliciosamente de opressão; * falam arrogantemente.
9 Põem nos céus a sua boca, * e a língua percorre a terra.
10 Pelo que desviam o povo para o seu lado, * o que lhes proporciona singular proveito.
11 E dizem: Como sabe Deus? * Acaso há conhecimento no Altíssimo?
12 Eis que assim são as pessoas más; * prosperam no mundo, aumentam em riquezas.
13 De certo em vão tenho purificado o coração, * e lavado minhas mãos na inocência.
14 Pois todo o dia vivo a aflição, * e o castigo cada manhã.
15 Se eu dissesse: Falarei assim, * eis que trairia a geração de teus filhos e filhas.
16 Quando eu pensava em compreender isto, foi tarefa penosa para mim.
17 Até que fui ao santuário de Deus, * e pude considerar qual seria o fim desta gente.
18 Certamente fazes que fiquem em lugares escorregadios, * e fazes que caiam na destruição.
19 Como se veem em ruinas em um momento! * sofrem finalmente o terror da sua decadência.
20 Como um sonho, quando se acorda, * assim, ó SENHOR, ao despertares, desprezarás a sua aparência.

Provérbios 14:1-9
1 A mulher sábia constrói o seu lar; a insensata o destrói com as próprias mãos.
2 Quem se comporta corretamente teme a Javé; quem perverte a própria conduta o despreza.
3 Da boca do tolo brota a soberba; mas a boca dos sábios os protege.
4 Onde não há bois falta cereal, mas a força do touro traz grande colheita.
5 A testemunha verdadeira não mente; a testemunha falsa respira mentiras.
6 O zombador busca a sabedoria e não a encontra, mas o conhecimento é fácil para o inteligente.
7 Deixe a companhia do homem insensato, porque junto dele você não achará conhecimento.
8 A sabedoria do homem sagaz é discernir seu próprio caminho, mas a estupidez do insensato é loucura.
9 Os insensatos zombam da culpa, mas os retos alcançam favor.


Mateus 17:14-21
14 Eles foram em direção à multidão. Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se, 
15 e disse: «Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e tem ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 
16 Eu o levei aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!» 
17 Jesus respondeu: «Gente sem fé e pervertida! Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui.» 
18 Então Jesus ordenou, e o demônio saiu. E na mesma hora o menino ficou curado.
19 Os discípulos se aproximaram de Jesus, e lhe perguntaram em particular: «Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?» 
20 Jesus respondeu: «É porque vocês não têm bastante fé. Eu garanto a vocês: se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a esta montanha: ‘Vá daqui para lá’, e ela irá. E nada será impossível para vocês. 
21 Somente oração e jejum podem expulsar esse tipo de demônio.»



-----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal